Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)12:03



Responder  [ 8 mensagens ] 
 Dionaea comprada, to meio perdido e cheio de duvidas 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 04.05.2012(Sex)19:48
Mensagens: 16
Mensagem Dionaea comprada, to meio perdido e cheio de duvidas
Comprei uma pequena Dionaea, embora pequena possui diversas armadilhas

eu acho q o vendedor comprou no ceasa, veio num vaso de plastico, com um substrato estranho, parece q tem uns pedacinhos pequenos de madeira com outra coisa, não é terra, mas enfim parece que a planta ta crescendo

rodei procurando Sphagnum (se diz Esfagnum?) não achei, os vendedores me olhavam com cara de nunca ouviu falar, desisti de caçar e comprei pela net (meio caro) ainda ta pra chegar, não quero estar sempre comprando pela net, pois vou precisar de mais, comprei diversas sementes, cerca de umas 5 especies de pc's, o sphagnum que eu comprei é o seco, sei q preciso limpar e ferver, mas gostaria de cultivar sphagnum, eu consigo voltar a vida esse sphagnum seco??? ou tenho q procurar por sphagnum vivo pra procriar???????

algumas outras duvidas:

sobre irrigação, to usando agua de torneira descansada, pois quase não anda chovendo no rj, eu devo molhar o substrato ou somente encher o pratinho de agua? tem risco de ter problema por molhar demais o substrato? posso jogar agua em cima da planta? percebi q ta cheio de poeira dentro das armadilhas e se chover, posso deixar a planta tomar chuva?? tem algum problema??

se eu pretender trocar ela de substrato, como eu deveria fazer pra tirar ela sem matar e sem encostar nas armadilhas??

como eu disse comprei algumas sementes, 5 especies, o vendedor disse que a mais antiga foi colhida a 3 meses, devo fazer a estratificação fria?? (me diz q não, to ansioso /psica ) lembrando que moro no rj e o inverno aqui parece verão, devo regar as seeds como eu rego a planta?


acho que são essas as minhas duvidas, nunca tinha plantado nada antes, a não ser feijão pra escola, to muito leigo ainda, eu acho q vou matar minha planta de cuidados :lol: :lol: obrigado a todos


07.05.2012(Seg)13:26
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 22.08.2011(Seg)20:35
Mensagens: 686
Localização: chapecó-sc brasil
Mensagem Re: Dionaea comprada, to meio perdido e cheio de duvidas
transplanta transplantaaaa!!!! é terra coloca em sphagnum dionaeas de floricultura sempre vem em terra vc deve planta-la em sphagnum e areia peneirada e desinfetada em agua fervente /psica

_________________
vinicius passou por aqui 8-)


07.05.2012(Seg)13:38
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 04.05.2012(Sex)19:48
Mensagens: 16
Mensagem Re: Dionaea comprada, to meio perdido e cheio de duvidas
não acho que seja terra e nem tem sphagnum, o cara q vendeu falou oq era, eu que não lembro o nome, era raspa de alguma coisa, sei la, parece uns pedacinhos de madeiras parece um poucom com terra tb por ser escuro, apesar de ao tocar e cheirar não parecer terra


07.05.2012(Seg)13:49
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 22.08.2011(Seg)20:35
Mensagens: 686
Localização: chapecó-sc brasil
Mensagem Re: Dionaea comprada, to meio perdido e cheio de duvidas
eu sei mais troque ela ou ela vai morrer dionaea apenas em sphagnum nem mesmo em raspa de casca ou coco

_________________
vinicius passou por aqui 8-)


07.05.2012(Seg)13:52
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 04.05.2012(Sex)19:48
Mensagens: 16
Mensagem Re: Dionaea comprada, to meio perdido e cheio de duvidas
vou fazer isso assim q minha encomenda de sphagnum chegar

e vc pode me ajudar nas outras duvidas?


07.05.2012(Seg)13:57
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Dionaea comprada, to meio perdido e cheio de duvidas
Olá tobii,

seja bem-vindo ao fórum, espero que possamos ajudar. Uma parte disso é ajudar você a se ajudar ...
... para isso dê uma olhada nesse tópico: viewtopic.php?f=13&t=8874

Sobre sphagnum há algumas dezenas de tópicos, utilize a ferramenta 'pesquisar' que está disponível no cabeçalho fo fórum.

Sobre a poeira, lave a planta comum borrifador, talvez as armadilhas fechem, mas a maioria voltará a abrir.

Não há problema em pegar chuva ou manter o substrato bem úmido, pelo contrário, isso é desejável.

Para retirar a planta do vaso vire ele de cabeça para baixo com a mão em concha, a planta com o 'torrão'
pode ser colocada em uma vasilha com água de modo a soltar o substrato, a planta pode então ser plantada no
substrato novo sem quaisquer resquícios do antigo.

Bom cultivo.

P.S. Complete o teu perfil.

Quais as espécies das tuas sementes? Isso é essencial para saber se é necessário fazer estratificação.

_________________
Droseraholic!!!


07.05.2012(Seg)14:59
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 04.05.2012(Sex)19:48
Mensagens: 16
Mensagem Re: Dionaea comprada, to meio perdido e cheio de duvidas
carlos obrigado pela sua atenção

pesquisei sobre o sphagnum, não consegui tirar minha duvida, tinha ate gente perguntando a mesma coisa q eu, mas não foi respondido, por isso perguntei, pode ate ter a resposta no forum, mas infelizmente não achei

sobre lavar a planta com borrifador, isso não retira um componente que a planta tem chamado mucilagem dificultando ela a capturar insetos??

se eu tirar a planta do vaso desse jeito não irei com a minha mao em concha fazer as armadilhas todas fecharem? isso não é ruim pra planta??

eu disse q eram 5 especies e na verdade eu vi agora q sao 4
05 sementes Dionaea muscipula
10 sementes Drosera intermedia
25 sementes Drosera capensis alba
60 sementes Drosera burmannii

vou editar meu perfil

mais uma vez obrigado e desculpe minha ignorância


07.05.2012(Seg)15:10
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Dionaea comprada, to meio perdido e cheio de duvidas
Olá tobii,

a mucilagem não está presente na dionaea, outras plantas como droseras é que utilizam desse artifício
para 'colar' suas presas.

Tópicos repetidos, sim temos muitos, por isso montei aquele no início dessa seção, acho que com ele
diminuímos as perguntas repetidas. Os esporos contidos no sphagnum morto 'germinam', então é só
mantê-lo úmido (se é que ele não foi submetido a algum processo como alvejamento ou fervura).

O processo de transplante é potencialmente traumático para a planta, como as armadilhas tem uma certa
quantidade de vezes em que irão fechar, sim interfere, mas não irá causar grandes danos à planta.

Das tuas sementes somente a de dionaea necessita 'estratificação a frio', as demais é só espalhar sobre o
substrato, tem uma 'receita' aqui: viewtopic.php?f=12&t=1489

Precisando, estamos aí.

Um abraço e bom cultivo.

_________________
Droseraholic!!!


08.05.2012(Ter)12:02
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 8 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 37 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB