Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 12.05.2025(Seg)1:29

Responder  [ 10 mensagens ] 
 Como podar os jarros? 
Autor Mensagem

Mensagem Como podar os jarros?
Boa tarde.

Ganhei uma nepenthes (editado pela moderação) da minha namorada a 1 mês. Quando saiu da floricultura os jarros dela estavam bonitos (avermelhados mais na ponta e bem verdes em baixo). O funcionario que a vendeu disse que ela não deveria apanhar sol diretamente e sempre deveria ser umidecida.
Coloquei o vaso então em lugar do meu quarto que apenas pega a claridade do sol em parte da manhã e da tarde, nunca sol diretamente, e borrifo água nela uma vez pela manhã e uma vez à noite.
Faz duas semanas que vários dos jarros começaram a secar, mas tem três novos nascendo. Então eu gostaria de saber onde devo podar estes jarros que secaram, na base destes ou na ponta da folha (fim/inicio do caule do jarro)?
Ah, ela não "comeu" nada ainda desde que veio para cá, não consigo achar insetos para ela!

Obrigado.

04.07.2009(Sáb)14:26

Mensagem 
Olá

Corte pelo fim d folha / principio do caule do jarro. se a folha estiver a secar também podes cortar a floha, mas pela parte seca, deixando sempre o que ainda estiver verde. mas por agora corta os jarros por onde te disse.

cumps,

Rafa ;)

04.07.2009(Sáb)15:10

Mensagem 
Tente borrifar os jarros de manha e mais a tarde para as 14 horas.
Tente rega-la 2 ou 3 vezes ao dia com agua destilada ou agua da chuva (eu uso agua da chuva).

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak

04.07.2009(Sáb)17:06
Destaque

Mensagem 
Olá ! duas coisas: vc deve borrifar a planta duas vezes ao dia, mas também deve rega-la na mesma proporção. Regue até que a água escorra pelo fundo do vaso, de forma a umedecer o substrato, as nepenthes precisam de umidade também nas raízes. Outra: se os jarros ainda não secaram por completo, talvez não seja o caso de poda-los, porque a planta ainda os pode estar utilizando (afinal eles podem conter insetos com que a planta ainda está se nutrindo). Eu só podo os ascídios das minhas neps quando estão inteiramente secos, e a folha também quase que metade seca... mas se vc preferir não arriscar, poste umas fotos para o pessoal entender melhor o que está ocorrendo com a sua planta !
Um grande abraço.

05.07.2009(Dom)4:12
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
faço isso que o Francisco falou.
Borrifar agua 2 vezes ao dia e podar os jarros quando estiverem compretamente secos e deixar o substrato completamente molhado para um crescimento bom.

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak

05.07.2009(Dom)11:19

Mensagem 
Dentro de casa não é o melhor lugar (luz insuficiente), coloque numa varanda.

05.07.2009(Dom)11:39
Destaque

Mensagem 
Só uma coisa: não precisa se preocupar em encontrar insetos para a sua nepenthes - ela mesma faz isso há milhões de anos, portanto muito melhor do que qualquer um de nós... ela comeu, sim, pode ter certeza... agora, quanto a podar os ascídios... vc teria como postar umas fotos dela ? assim poderíamos ver a situação deles e opinar a respeito da necessidade de poda... é que eu deixo os ascídios das minhas nepenthes até que não exista mais a mínima possibilidade de utilização pela planta, o que usualmente acontece quando a folha inteira está morta...

05.07.2009(Dom)20:40

Mensagem 
Humm, eu não costumava regar ela todos os dias, somente borrifava bastante água até mesmo no substrato. Os jarros ainda não estão completamente secos, só mais a ponta deles mesmo. Vou tirar umas fotos dela e postar aqui, pois também desejo saber qual é a espécie dela também. Quanto a deixar dentro de casa, é que tenho medo de deixar ela para fora, pois como moro em Curitiba e o clima pode mudar de uma hora para outra, temo que ela possa queimar com o frio ou por pegar muito vento, ou isso não teria problema?

Obrigado pela ajuda pessoal.

06.07.2009(Seg)9:13
Destaque

Mensagem 
Olá André ! se os jarros ainda estão metade "verdes", ainda são funcionais para a sua nepenthes... eu sugiro que vc os deixe como estão, até que eles sequem inteiramente, e a folha também, ao menos até mais da metade de sua extensão.
Imagine o seguinte: a utiização dos nutrientes é realizada do jarro em direção à folha, certo ? então, se a parte inferior do jarro ainda está "verde", esse processo ainda está "funcionando". Para vc ter certea de que não adianta mais mante-lo é necessário que a folha também esteja seca - pelo menos é como eu tenho feito por aqui, até agora com sucesso.
Infelizmente não posso te ajudar quanto à questão do clima de sua cidade... resido no Rio de Janeiro, Capital, e aqui o problema é outro - sol demais. Por isso mantenho as minhas nepenthes em uma estufa revestida de sombrite. Dê uma olhada nela no tópico "Estufa de Fundo de quintal - literalmente", na seção Idéias e Projetos... dê uma olhada, ainda, na estufa do nosso colega e meu fraterno amigo PHD Pereira... assim, quem sabe vc não se anima a montar uma estufa, ainda que pequena, para a sua nepenthes ? se for apenas para uma planta, fica muito mais simples de fazer, e ela pode ficar onde vc quiser, com a proteção certa e com a irrigação garantida... para uma estrutura pequena, o custo será mínimo, principalmente quando comparado com o prazer de ver a sua planta crescer e dar lindos jarros. Além disso, dá para vc mesmo montar.
Finalmente: o vento, na medida em que retira a umidade, é prejudicial para as nepenthes, sim ! a estufa é uma proteção contra ele também !

07.07.2009(Ter)7:56

Mensagem 
boa ajudo muito, ja tinha cortado alguns que estavão somente pela metade seco.

09.07.2009(Qui)20:03
Responder   [ 10 mensagens ]