Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 12.05.2025(Seg)1:14

Responder  [ 3 mensagens ] 
 Ataque de fungos em sementes de Nepenthes 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Ataque de fungos em sementes de Nepenthes
Oi pessoal

sei que deve ter muitos tópicos espalhados por ai com alguns comentários, mas não encontrei um dedicado ao assunto.

Imagem

Estou perdendo muitas sementes de Nepenthes por conta de fungos. Ou os fungos são indícios de que já chegaram perdidas?

Postei sobre esse problema no CPUK e alguns comentaram que não adianta usar fungicidas.

caso queiram acompanhar:
http://www.cpukforum.com/forum/index.php?showtopic=33764

estou voltando a usar aqualife nas sementes para ver se salvo agumas

mas e vocês?
o que usam como tratamento e prevenção?

19.09.2009(Sáb)19:02
Site Admin

Mensagem 
Ola
Fabio, eu li o que passou escreveu, e ja adianto que se colocar no sol pleno, ele aparece do mesmo jeito.
por isso que não me arrisco mais com sementes de nepenthes, por que, vc usa o fungicida no caso uso o dithane, tem que passar todo dia e depois parace que as sementes apodrece.
eu to com algumas sementes aqui, que estão pior que sua foto, tem algumas que o centro ja ficou preto.

bom boa sorte.

19.09.2009(Sáb)19:07
Destaque

Mensagem 
Olha Fábio, eu tive duas experiências com sementes de Nepenthes aqui. Na primeira, todas as sementes fungaram, e eu tinha o conhecimento que as sementes não eram tão recentes, deviam ter uns 4 meses. Na segunda, recebi um super pacote com muitas sementes, algumas fungaram(minoria) e outras já estão germinando. Nessa segunda experiência as sementes são de várias espécies, então eu acredito que as que fungaram já estavam velhas e as que germinaram eram as mais recentes. Eu acho que se elas chegaram velhas pra você, não adianta, vai fungar. O único fungicida que usei aqui foi a Canela, fiz testes para comprovar se funcionava mesmo. Até onde vi nenhum fungo apareceu no musgo que tinha canela, não é 100%, mas eu acho que já ajuda.

Abraços

19.09.2009(Sáb)19:13
Responder   [ 3 mensagens ]