Pergunta aos mais conhecedores, sobre os brotos laterais.
Montei o tópico pra pedir opinioes dos conhecedores, a um humilde Nepentheiro kkk.
Como ja descrevi nos outros tópicos, eu usei um processo de reprodução das minhas Nepenthes adultas antigas para criar novas plantas, e sem correr o risco de perder a que ja tenho, ou seja, mantendo ao menos um broto na raiz original, e cortando todo o resto da planta em estacas pra tentar reproduzir.
Nesse processo reparei uma coisa curiosa. Em uma dessa splantas adultas, uma ou duas semanas antes eu tinha cortado o topo da planta pra fazer uma unica estaca, e só depois resolvi corta-la toda. Depois reparei que ela havia produzido varios brotos ao mesmo tempo. já havia um grandinho na base, e entao vi que tinha mais 3 crescendo ao longo do caule.
Daí comecei a pensar assim: Quando agente corta o topo da planta (A "ponta de lança" de onde sempre saem novas folhas), a planta não cresce mais naquele ponto. No entanto, a planta não ha de simplesmente parar de criar novas células e parar de crescer pra sempre, logo ela há de ser forçada a criar brotos laterais e começará a investir suas energias neles. A conclusão é que cortar o topo da planta é uma forma de induzir a planta adulta a criar brotos laterais. Ou ao menos essa é minha humilde teoria.
Pesquisando um pouco sobre isso, descobri que tem ainda algo mais envolvido nisso tudo. Pelo que entendi, as Neps produzem um hormônio nessa ponta do caule de onde saem as novas folhas, que inibem gemas dormentes ao longo do caule de se desenvolverem, e que quanto mais longe da base esta a ponta do caule, portanto maiores são as chances de um broto crescer. Juntando meu empirismo com a teoria que achei acho que to num caminho razoavel, eis o texto:
"Basal stems are encouraged to grow when the growing tip of the main vine grows some distance from the main plant. The growing tip of the vine contains a harmone which suppresses dormant nodes along the vine length from developing. There are a couple of species in which the main vine will divide further up the stem, but in most the harmone in the growing tip keeps this from happening, and a new vine will only develop frmo the base after the growing tip has grown some distance away from the base of the plant. This harmone likely keeps basal rosettes from developing until the vine growing tip is some distance from the basal area of the main plant."Como eu tenho duas Neps adultas que se recusam a criar brotos pra que eu possa corta-las tambem, pensei em aplicar tudo isso, e portanto cortar o topo delas e fazer uma estaca de cada, e aguardar os resultados. Será que isso é consistente, e deve encorajar a formação de brotos pra que depois eu possa completar o processo que fiz com as outras Neps?
Aqui vao as fotos, primeiro da planta que experimentei o primeiro corte, e seus brotos:
1) Os tres brotos maiores!

2) Os dois brotos menores, só as gemas ainda bem diminutas, um dos quais eu só percebi ontem que nasceu

3) A planta adulta ainda intacta, sem broto algum

E entao? o que acham? Devo cortar a ponta da coitadinha da planta pra tentar faze-la brotar?
Fonte do texto:
http://www.cpjungle.com/nubasal.htm______________________________________________________