Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2025(Dom)22:16

Responder  [ 56 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
 Germinação e acompanhamento 
Autor Mensagem

Mensagem 
Olá Fábio,
Vi que já faz uns 6 meses desde a sua última postagem. Estou curioso. As sementes germinaram?
A julgar pela foto do seu avatar, parece que sim...
Eu também estou tentando germinar sementes de nepenthes. Tomara que tudo tenha ido bem!
Abraços!

09.04.2008(Qua)8:08
Destaque

Mensagem 
Consegui germinar algumas sim, mas passei longe de ter sido bem sucedido

nuitas fungaram, outras simplesmente não germinaram ...

uma coisa é certa, uma vez o Marcos Ono me falou da "fragilidade" das sementes de Nepenthes e realmente ele está certo, pois recebi algumas sementes e coloquei todas na mesma situação e somente as de albomarginata germinaram (esta tinha as sementes mais frecas com apenas duas semanas) e em grande quantidade.

Rsumindo, ainda não sou capaz de dizer se o meu método foi um fracasso ou se não estou recebendo sementes de qualidade.

Mas posso me gabar em dizer que consigo germinar umas pedrinhas de vez em quando :roll:
né não Igor? heheheheheh

09.04.2008(Qua)9:40
Destaque

Mensagem 
aja paciência também... :lol:

09.04.2008(Qua)14:31
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Esse negócio da idade das sementes parece ser mesmo fundamental. É a primeira vez que tento germinar sementes de nepentes. Antes disso já experimentei e matei muitas sementes de drosera. Melhor nem pensar...
Bom, eu recebi algumas sementes recém colhidas de nepentes das "lowlands". Boa parte germinou. Quem me enviou informou a data em que haviam sido colhidas. É verdade que eu deixei elas de molho em GA3 também e isso deve ter ajudado.
Faz pouco mais de 1 mês que elas germinaram e até agora não ficaram com fungo. Apliquei um fungicida para prevenir e até agora parece que não fiz mal.
Tentei também outras sementes, também de terras baixas, mas elas estão demorando a germinar. Acho que não eram tão frescas pois estou usando as mesmas condições das sementes anteriores.
Agora eu pretendo deixar estas em paz para crescerem um pouco mais e depois replantá-las. Tomara que elas cheguem à "idade adulta". Mas como demora... (5 a 10 anos?) . Haja paciência mesmo... Mas vai valer a pena se tiver sucesso.
Fábio, os seus seedlings já estão de que tamanho?
Você sabe se de fato as sementes de espécies de altitude, são mais duráveis?

11.04.2008(Sex)10:29
Destaque

Mensagem 
as minhas estão bem pequenas ainda
fico contente que tenha conseguido, poedria tirar fotos?
e qual foi a espécie?

13.04.2008(Dom)8:07

Mensagem 
Olá Fábio,
Infelizmente não tenho como tirar fotos ainda. Estou sem câmera.
As sementes que germinaram são de Ampullaria e as que ainda não são de "Viking".

13.04.2008(Dom)8:42
Destaque

Mensagem 
Como você fez para germinar?
quanto tempo deixou no GA3?

13.04.2008(Dom)8:54

Mensagem 
Fábio, e a quem possa interessar...
Eu fiz uma solução de 500 ppm seguindo as instruções no Rarexoticseeds. Separei 100 mg de GA3, pinguei umas poucas gotas de álcool 90º e esperei alguns minutos até ele desaparecer. Depois acrescentei 200 ml de água fervida de chuva e coloquei as sementes de molho por 24h. Coei as sementes e espalhei elas em sphagnum úmido dentro de uma embalagem plástica semelhante à que o Fábio usou no começo deste tópico.
Elas não chegaram a demorar nem um mês para germinarem. Esqueci de dizer no tópico anterior que um pouco antes da germinação elas começaram a apresentar fungo. Apliquei imediatamente um fungicida que consegui, e não tive mais problemas.
De vez em quando eu deixo a tampa da embalagem aberta, quando eu percebo que a úmidade do ar está elevada, principalmente à noite, para ajudar na prevenção de fungos.
Deve-se levar em consideração que as sementes provavelmente eram mesmo bastante novas como o fornecedor delas havia garantido.
Não quero deixar de avisar a quem não sabe que esse tal de GA3 pode causar problemas à saúde. Eu teria bastante cautela ao mexer com ele.
Uma solução de 500 ppm pode ser muito forte para sementes frescas de nepentes. Mas de qualquer forma deu certo e as mudinhas mais adiantadas estão com cerca de 6 mm e começando a apresentar a segunda folhinha com armadilha.

13.04.2008(Dom)9:36
Destaque

Mensagem 
Bela trabalho amigo :wink:

13.04.2008(Dom)10:56
Destaque

Mensagem 
Por acaso pode me informar qual foi a porcentagem de germinação?
É claro que não dá para contar as sementes mas se puder informar quantas gramas de sementes ou coisa assim.
você usou GA 500 ppm por informações da Rarexotic?
Quantos minutos as sementes ficaram na solução?
Desculpe pelas perguntas, acho que vou ganhar um pouco de sementes de Nepenthes também e gostaria de ter um pouco de sucesso com elas.
Abraços e boa sorte com as mudas.

PS: quando você quizer trocar suas mudas de N. ampullaria com alguma outra planta, não deixe de falar comigo.

PS2: Fabio, tuas plantas já estão escolhidas para enviar. Espero que goste delas.
A Sarracenia que estou enviando já deu folhas de 70 cm aqui.

13.04.2008(Dom)20:27
Responder   [ 56 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo