Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2025(Dom)10:01

Responder  [ 30 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 A idade das Nepenthes 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem 
dion escreveu:
Ola
Falando em idade alguem pode me disser tbm, qual é a idade media que vive uma muda de nepenthes??

abçs

Olha André, daqui há uns anos posso afirmar, mas tenho algumas, acho que uns 4 ou 5 vasos com mais de 6 anos e de todos já fiz mudas por estacas.

Minha Growlist

15.08.2008(Sex)13:39
Destaque

Mensagem 
Ivaldo Cavalcante Junior escreveu:
dion escreveu:
Ola
Falando em idade alguem pode me disser tbm, qual é a idade media que vive uma muda de nepenthes??
abçs

Olha André, daqui há uns anos posso afirmar, mas tenho algumas, acho que uns 4 ou 5 vasos com mais de 6 anos e de todos já fiz mudas por estacas.

Bem... Sobre esse assunto, tenho a dizer que adquiri minha Nepenthes X 'Pioneira' em 1996, e ela ainda não deu sinal de que pretende definhar tão cedo...

Cristiano Marques escreveu:
Legal saber que uma nep já deve ter comido um dinossaurinho.
Eu não diria um dinossaurinho... Mas, alguns daqueles insetos gigantes do Cretáceo, é bem provável...

MIGUEL ANGELO PANDINI

Editado pela última vez por Miguel Pandini em 15.08.2008(Sex)15:36, em um total de 1 vez.

15.08.2008(Sex)15:21
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Na verdade sempre nasce uma estaca nova,se for ver o ciclo e sem fim,so morre a planta mae,vai indo de geracao e geracao,não sei se funciona assim,mas é oque me parece,tudo pela mesma raiz no caso!

15.08.2008(Sex)15:25
Destaque

Mensagem 
...ate também creio que seja por isso o baixo indice de sucesso com sementes de Nepenthes,quem sabe!

15.08.2008(Sex)15:26
Site Admin

Mensagem 
Citação:
Bem... Sobre esse assunto, tenho a dizer que adquiri minha Nepenthes X 'Pioneira' em 1996, e ela ainda não deu sinal de que pretende definhar tão cedo...

a minha N.alata, comprei em 1995 e até agora está muito bem.
eu ja fiz estacas dela varias vezes e ela sempre brota.

abçs

15.08.2008(Sex)15:38
Destaque

Mensagem 
Jean Pierre escreveu:
...ate também creio que seja por isso o baixo indice de sucesso com sementes de Nepenthes,quem sabe!
Também desconfio disso! :wink:

MIGUEL ANGELO PANDINI

15.08.2008(Sex)15:50
Moderador

Mensagem 
Citação:
Na verdade sempre nasce uma estaca nova,se for ver o ciclo e sem fim,so morre a planta mae,vai indo de geracao e geracao,não sei se funciona assim,mas é oque me parece,tudo pela mesma raiz no caso!

.ate também creio que seja por isso o baixo indice de sucesso com sementes de Nepenthes,quem sabe

Acho que não entendi.. :?

Eparema, plantinha desinformada....

15.08.2008(Sex)15:58
Destaque

Mensagem 
.....percebe-se que sempre nasce uma estaca nova,aqui ja notei que alguns caules apodrecem,os de anos e nesca morte ja nasceu muitas estacas novas na planta em geral,entao ela nunca morre,é oque parece,pois sempre vai brotando no seu corpo novos rebentos!

15.08.2008(Sex)16:12
Moderador

Mensagem 
Olá pessoal,

Me parece q as plantas perenes em geral não envelhecem, seja Nepenthes, Drosera, Sarracenia, Cephalotus, Utricularia, etc. Se vc continuar tirando mudas elas nunca morreriam por idade. Pelo menos esta é a minha impressão. Ainda devem estar vivas na USP algumas Neps minhas
compradas dos Onos no final dos anos 80. E os Onos devem ter plantas ainda mais antigas.

Qto à idade das Neps, elas fazem parte de um grupo bastante antigo que inclui Ancistrocladus, Drosophyllum, Triphyophyllum e Droseraceae. Acho q talvez era esta a idade q o Nilber se referia. Eu não lembro direito, mas sei q tem fossil de polen pertencente a plantas deste grupo. Mas lembrava como sendo mais recente, uns 80-60 milhoes de anos.

Podemos olhar a questão da idade das Neps de duas maneiras. Uma delas seria o momento da divergencia da linhagem das Neps das outras linhagens vivas (Ancistrocladus, Drosophyllum, Triphyophyllum e Droseraceae). Esta divisão deve ser bastante antiga mesmo, como disse o Nilber.

MAS... podemos olhar a questao por outro ângulo: em que momento houve a divergência ENTRE as espécies existentes de Neps? Isto é, quando esteve vivo o último ancestral em comum de todas as Neps vivas? Há qtos milhões de anos estava vivo o Adão/ a Eva das Neps?

Acredito q a resposta p/ esta ultima pergunta seja bastante diferente da resposta p/ a 1a questão. As Neps são todas extremamente parecidas entre si e todas se hibridizam. Isto me diz q elas divergiram há pouco tempo, como tbm as Sarracenia, Heliamphora e mtas Pings. Já as droseras e Utrics sao mto mais diversificadas: existem espécies em todas as latitudes, altitudes, ambientes, tipos de solo, podem ser anuais ou perenes, algumas tem tuberculos, algumas podem formar caules, etc. Isto me diz q estes dois gêneros são bem mais antigos q Neps.

Abs, Fernando Rivadavia

16.08.2008(Sáb)2:40
Moderador

Mensagem 
Valeu Fernando.

Eu quis dizer mesmo a idade da base da divergencia do grupo. Foi a única que eu achei que entendi

Eu ainda não sei muito disso, mas nas árvores que vi, Drosophyllum é mais derivado que Nepenthaceae que por sua vez é mais derivada que Droseraceae.

Isso concorda com o que vc disse, mas isso me levou a pensar que a "idade" das neps e das dróseras não era assim tão diferente, pq ficam lado a lado no clado. Eu sei que não tem relação estar lado a lado na arvore com idade do grupo, mas que é uma dica é né? Ou to viajando?

Li que Drosera diversificou de jeito "apenas" há 10-15 milhoes de anos, mas que a origem do gênero deve estar por volta de 42 milhoes de anos. A diversificação esrtaria ligada a mudaça de clima nessa época e isso teris espalhado espécies pela Austrália.

Imagem

:wink:

Sobre quanto tempo a planta vive....
Podando ramos e de vez em quando raizes, trocando o substrato de tempo e tempo, acho que o cultivador morre antes da planta!

:P

Abraços

Eparema, plantinha desinformada....

16.08.2008(Sáb)12:59
Responder   [ 30 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo