Autor |
Mensagem |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
 Re: Cubos de gelo para redução de temperatura noturna
Pedro Emidio escreveu: Miguel, Ao pesquisar na wikipedia, descobri que a N. tentaculata é intermediate/highlander. Será que se eu colocasse cubos de gelo (somente à noite) dentro de um aquario fechado para simular a queda de temperatura noturna ajudaria na recuperação dela?? Abraço, Pedro Emidio Acredito que sim. Mas, reforço o alerta sobre o substrato encharcado. [ ]'s
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
27.11.2008(Qui)21:38 |
|
 |
Pedro Emidio
Destaque
Registrado em: 09.10.2008(Qui)22:29 Mensagens: 244 Localização: Fortaleza-CE
|
Miguel, Hoje, com muito cuidado, eu inclinei o jarro da nepenthes na direção de um dos furos e apertei o substrato bem longe da planta para ver se sairia água. Não saiu 01 gota. Acho que o substrato está apenas umido e que possui uma boa drenagem. Com isso, passo a pensar que ela pode ter sentido a viagem, pois veio com raízes nuas ou que não está se adaptando ao clima do Caerá. Hj a temperatura local ficou em torno de 30 graus e a umidade entre 58 e 78%. Obrigado. Abraço, Pedro.
_________________ "Seríamos bem melhores se não quiséssemos ser tão bons." Sigmund Freud
|
27.11.2008(Qui)21:44 |
|
 |
dion
Site Admin
Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19 Mensagens: 942 Localização: Agudos-SP
|
Ola Pedro o gelo vai derreter e virar agua e vai enxarcar o substrato, o gelo se for utilizado de ser isolado do substrato, tipo dentro de um copo ao lado da planta ou dentro do aquario do lado do vaso.
abçs
_________________ André de Oliveira [url]growlist[/url] / Galeria de foto
|
28.11.2008(Sex)5:06 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
dion escreveu: Ola Pedro o gelo vai derreter e virar agua e vai enxarcar o substrato, o gelo se for utilizado de ser isolado do substrato, tipo dentro de um copo ao lado da planta ou dentro do aquario do lado do vaso.
abçs Correto!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
28.11.2008(Sex)7:06 |
|
 |
Samuel K.
Registrado em: 31.01.2007(Qua)11:07 Mensagens: 48 Localização: São Leopoldo - RS
|
Pedro Emidio escreveu: Miguel, Hoje, com muito cuidado, eu inclinei o jarro da nepenthes na direção de um dos furos e apertei o substrato bem longe da planta para ver se sairia água. Não saiu 01 gota. Acho que o substrato está apenas umido e que possui uma boa drenagem. Com isso, passo a pensar que ela pode ter sentido a viagem, pois veio com raízes nuas ou que não está se adaptando ao clima do Caerá. Hj a temperatura local ficou em torno de 30 graus e a umidade entre 58 e 78%. Obrigado. Abraço, Pedro. Olá Pedro, Realizei algumas experiências mantendo nepenthes em aquários e o resultado não foi muito satisfatório. O resultado foi bastante similar. Mesmo sem o substrato encharcado as plantas acabaram morrendo (Torço para não acontecer o mesmo com a sua). Mesmo que o substrato não esteja encharcado, possivelmente o excesso de umidade e consequente falta de ventilação do substrato esteja prejudicando a planta. Procure ventilar o máximo possível o substrato. Em alguns caso já fiz alguns pequenos cortes na base do vaso para prover maior ventilação. O resultado após um pequeno período depois dos cortes, foi evidente. A ventilação do substrato estimula o crescimento das raizes. Fica de alerta! Caso exista algum equívoco por favor, me corrijam. Abraço a todos. 
_________________ When nothing more left to burn you have to set yourself on fire!!!!!
|
29.11.2008(Sáb)3:18 |
|
 |
Liza
Site Admin
Registrado em: 23.03.2007(Sex)2:00 Mensagens: 1076 Localização: Belo Horizonte, MG
|
Miguel,
Neste caso a gente poderia regar a N. tentaculata menos vezes por semana?
Por exemplo: regar o substrato de 2 em 2 dias, mas borrifar a planta diariamente?
Obrigada,
_________________ Liza Kamei
|
20.12.2008(Sáb)16:03 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
|
Liza escreveu: Miguel,
Neste caso a gente poderia regar a N. tentaculata menos vezes por semana?
Por exemplo: regar o substrato de 2 em 2 dias, mas borrifar a planta diariamente?
Obrigada, Acredito que sim. Mas, talvez isso não garanta que ela fique realmente saudável, já que ela é uma "highlander". Essa coisa da friagem da noite, tão necessária, é que continua pegando...
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
21.12.2008(Dom)20:16 |
|
 |
Liza
Site Admin
Registrado em: 23.03.2007(Sex)2:00 Mensagens: 1076 Localização: Belo Horizonte, MG
|
Entendo...
Essa "friagem" seria uma baixa muito radical da temperatura?
O melhor a se fazer é pesquisar um pouco antes de escolher a espécie...
_________________ Liza Kamei
|
21.12.2008(Dom)22:39 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
|
Liza escreveu: Entendo...
Essa "friagem" seria uma baixa muito radical da temperatura?
O melhor a se fazer é pesquisar um pouco antes de escolher a espécie... Sim... Dos 25°C~28°C da tarde, para os 12°C~15°C da madrugada, durante o ano todo, sem trégua... Escolher bem, sim! Tenho algumas aqui que, se eu as conhecesse melhor antes, não as teria comprado... Principalmente, com esse clima daqui... [ ]'s
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
21.12.2008(Dom)23:03 |
|
 |
Matheus
Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20 Mensagens: 723 Localização: Tietê-SP
|
pra abaixar a temperatura, de noite pega uma daquelas garrafas caçulinha ( se a estufa for mini) ou uma maior e coloca agua dentro fecha e coloca pra congelar, coloca lá na estufa de noite as garrafas congeladas e não encharca o substrato ^^ eu tive essa ideia só não sei se funciona
|
23.12.2008(Ter)0:09 |
|
 |
|