Autor |
Mensagem |
PHD Pereira
Destaque
Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
|
Concordo com o Miguel. Só porque os jarros são diferentes entre si não significa que um é "lower" e o outro "upper". Tenho varias neps na fase inicial com vasos diferentes entre si mas todos do tipo "lower", inclusive estou com a N. x accentual-koto preguiçosa do Rafael Dornelas passando uma temporada na minha estufa pra produzir jarros!
Abraços
_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List
|
17.12.2008(Qua)15:19 |
|
 |
Luiz Costai
Registrado em: 03.04.2008(Qui)12:26 Mensagens: 113 Localização: Goiânia - GO
|
hummm!! e que e coisa de iniciante! hehehehehe! achei a diferença muito grande de um para o outro oq que me fez pensar q um era ''upper'' outro ''lower''. para mim não havia diferença na formaçao de jarros, ou eram lowers, ou eram uppers. mas entao estou vendo que podem haver difrenças!!! a montagem do nova ''estufa'' ja esta em andamento ai sim ela tera espaço para se desenvolver melhor esse em que ela esta ja ficou pequeno pra ela!!
|
17.12.2008(Qua)21:17 |
|
 |
Alex Moura
Destaque
Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09 Mensagens: 711 Localização: São Paulo - SP
|
Luiz, desculpe fugir totalmente do foco deste tópico, mas eu só queria saber se aquela planta da primeira foto que está num vazinho onde você apóia um jarro da Nepenthes, é uma Drosera, e se for qual espécie é?
|
17.12.2008(Qua)22:35 |
|
 |
PHD Pereira
Destaque
Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
|
Alex Moura escreveu: Luiz, desculpe fugir totalmente do foco deste tópico, mas eu só queria saber se aquela planta da primeira foto que está num vazinho onde você apóia um jarro da Nepenthes, é uma Drosera, e se for qual espécie é? A Drosera que vc se refere é a D. adelae! Abraços
_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List
|
17.12.2008(Qua)22:56 |
|
 |
Grandjean
Registrado em: 06.01.2007(Sáb)13:12 Mensagens: 142 Localização: São Paulo
|
Grande Luiz, linda planta, heim? Pelo que entendí nas minhas andanças pelo fórum, o que difere os jarros uppers de lowers são diversas características. A que me pareceu mais óbvia é o posicionamento da gavinha na base do jarro. Nas uppers esses se originam atrás do jarro, bem ao centro, dando a ele um aspecto de "peito estufado". Há formação de gavinhas, são menos coloridos e não têm as cerdas frontais, que seriam "escadas" para insetos rastejantes, além de apresentarem um peristônio mais vistoso. Terei entendido direito?!? um abraço!!
17.12.2008(Qua)23:10 |
|
 |
Luiz Costai
Registrado em: 03.04.2008(Qui)12:26 Mensagens: 113 Localização: Goiânia - GO
|
Código: Luiz, desculpe fugir totalmente do foco deste tópico, mas eu só queria saber se aquela planta da primeira foto que está num vazinho onde você apóia um jarro da Nepenthes, é uma Drosera, e se for qual espécie é? sim e uma Drosera adelae. por sorte não perco essa planta! apareceu umas larvas que comeram todas as raizes dela! mas concegui recupera-la! Código: Grande Luiz, linda planta, heim?
Pelo que entendí nas minhas andanças pelo fórum, o que difere os jarros uppers de lowers são diversas características. A que me pareceu mais óbvia é o posicionamento da gavinha na base do jarro. Nas uppers esses se originam atrás do jarro, bem ao centro, dando a ele um aspecto de "peito estufado". Há formação de gavinhas, são menos coloridos e não têm as cerdas frontais, que seriam "escadas" para insetos rastejantes, além de apresentarem um peristônio mais vistoso. Terei entendido direito?!?
obrigado! eu nem estava botando fe nessa planta, mas dpois desse ultimo jarro mudeide opiniao! hhhehehehehe! uma das coisas que me fez achar que havia diferença foi mais o tamanho do peristônio de uma pra outra! e acho que sua definição esta correta!
|
18.12.2008(Qui)8:13 |
|
 |
Lucas Laroc
Registrado em: 29.10.2008(Qua)13:28 Mensagens: 300 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
eu não sei se alguem já perguntou mas, tem algum problema as folhas das neps crescerem encostando no vidro? pois as plantas do meu aquário ficam todas tortinhas! 
|
18.12.2008(Qui)10:23 |
|
 |
Carlos Tatsuta
Destaque
Registrado em: 22.09.2008(Seg)19:09 Mensagens: 41 Localização: Dourados - MS.
|
Oi! Luiz gostei muito da N.accentual koto, nunca tinha visto o jarro dela, espero que a minha deixa de ser preguiçosa e forme pelo menos um jarro. Obrigado.
Miguel segui o seu conselho, coloquei, argila expandida, para aumentar a umidade dentro do aquário, agora é só esperar a preguiçosa formar o jarro, obrigado pela dica. Ano que vem pretendo dedicar um pouco mais as carnivoras, este ano praticamente não tive tempo para nada, nem os Platycerium deu para cuidar de acordo, já tirei fotos de algumas Nepenthes, se der neste final de semana coloco algumas. Abraço.
|
19.12.2008(Sex)21:26 |
|
 |
Jean Pierre
Destaque
Registrado em: 29.12.2005(Qui)3:57 Mensagens: 737 Localização: Porto Alegre-RS
|
Lucas Laroc escreveu: eu não sei se alguem já perguntou mas, tem algum problema as folhas das neps crescerem encostando no vidro? pois as plantas do meu aquário ficam todas tortinhas!  No aquario eu não sei,mas com contato com a parede pode acontecer de a planta atrofiar,no caso a parte que ta encostada!
_________________ A dengue por aqui vira comida! Minhas carnivoras Meu Album de carnivoras http://s109.photobucket.com/albums/n54/Jean_ribeiro/
|
19.12.2008(Sex)22:46 |
|
 |
Lucas Laroc
Registrado em: 29.10.2008(Qua)13:28 Mensagens: 300 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Valeu Jean pela resposta! as minhas neps estavam quase encostadão na parede, mas eu já tirei elas de la!
|
20.12.2008(Sáb)11:09 |
|
 |
|