Nepenthes: Raizes danificadas
Autor |
Mensagem |
Rafael Dornelas
Destaque
Registrado em: 02.09.2007(Dom)13:07 Mensagens: 385 Localização: Ipatinga/São João del Rei -MG
|
Matheus escreveu: Se eu fosse você essa gracilis virava estacas, é triste ver uma planta toda machucada e arranhada uma vez, e duas então é muito ruim, mas não tem como voltar atras , e então é isso ai, corta enquanto ha tempo. Melhoras pras nossas Neps Obs.: As plantas de raiz machucadas já tao voltando (tao quase  ) Pois é... estou com medo de não ter mais solução pq ela começou à secar, no caso as estacas iriam(?) secar mais rápido ainda! Nunca entendi como as estacas são feitas, é só "picar" o caule dela e colocar nos vasos? rafiki escreveu: Dornie  , será que os jarros n apodreceram por causa do liquido acido dos jarros que vazaram?? Eu sei que se furar o jarro ou vazar ele corroi a estrutura, acho que é pq a superfície externa o jarro n tem proteeção. Não foi por isso não Alice... já perdi o líquido dos jarros por aqui, logo já tem mais. E tem um jarro da minha N. arakawae que furou e o jarro ainda esta "bom" .. Os jarros secaram de um dia pro outro!
_________________ Rafael D. Moraes
|
12.04.2009(Dom)23:59 |
|
 |
Pedro Batalha
Destaque
Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32 Mensagens: 534 Localização: Niterói-RJ
|
Citação: Nunca entendi como as estacas são feitas, é só "picar" o caule dela e colocar nos vasos? Oi Rafael! Basicamente é isso sim... Deve-se tomar cuidado para o corte ser o mais limpo possível, sem que o sistema vascular seja amassado... após feito o corte basta colocar o caule em substrato e mantê-lo em ambiente propício (umidade alta, não deixar o substrato secar, fora do sol direto)... Caso queira o maior número de plantas possível, pode-se cortar até de 2 em 2 folhas (corta-se entre uma folha e outra)...Já li que é aconselhável fazer o corte em diagonal, mas não acho que seja essencial... Porém, vejo que sua planta não possui brotações laterais (a meu ver seria o ideal, em termos de garantia, pois aí você faria as estacas apenas em um dos galhos)... Aqui observo em muitas das minhas neps, que depois de algum tempo, os galhos mais velhos tendem a ficar com essa aparência lenhosa mais na base (as folhas que estavam ali secam)... Se quiser uma opinião, espere mais um ou dois dias para ver se o caule continua a secar de modo ascendente... Se continuar tente fazer estacas, mas caso contrário eu apostaria numa recuperação... Abração! Tô torcendo aqui por ela!
13.04.2009(Seg)0:26 |
|
 |
Matheus
Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20 Mensagens: 723 Localização: Tietê-SP
|
Rafael Dornelas escreveu: Matheus escreveu: Se eu fosse você essa gracilis virava estacas, é triste ver uma planta toda machucada e arranhada uma vez, e duas então é muito ruim, mas não tem como voltar atras , e então é isso ai, corta enquanto ha tempo. Melhoras pras nossas Neps Obs.: As plantas de raiz machucadas já tao voltando (tao quase  ) Pois é... estou com medo de não ter mais solução pq ela começou à secar, no caso as estacas iriam(?) secar mais rápido ainda! Nunca entendi como as estacas são feitas, é só "picar" o caule dela e colocar nos vasos? Bom eu podia escrever um texto enorme sobre o meu conceito disso mas eu posso resumir assim: As partes da planta vão criar raizes e folhas novas , para terem asciedeos, assim elas se livram da morte, usando sua energia para formar uma nova planta, elas vão ficar marrons é claro, como toda estaca, mas a parte marrom ainda ta viva heim (: Aqui um ''manual de estacas'' retirado de um livro virtual que algum membro do forum me passou, só não me lembro quem, eu editei as imagens no paint pra colocar tudo bem explicado 
 rafiki escreveu: Dornie  , será que os jarros n apodreceram por causa do liquido acido dos jarros que vazaram?? Eu sei que se furar o jarro ou vazar ele corroi a estrutura, acho que é pq a superfície externa o jarro n tem proteeção. Não foi por isso não Alice... já perdi o líquido dos jarros por aqui, logo já tem mais. E tem um jarro da minha N. arakawae que furou e o jarro ainda esta "bom" .. Os jarros secaram de um dia pro outro! É aqui também já aconteceu de furar mas já estao cheios denovo, acho que secou por causa que a planta ta enfraquecendo ou morrendo, por isso corre pras estacas (:______________________ Ops cheguei atrasado hehe já responderam
|
13.04.2009(Seg)0:59 |
|
 |
Marco B.
Registrado em: 11.10.2008(Sáb)11:07 Mensagens: 109 Localização: Tiete-Sp
|
Olha Rafael , eu sinceramente não faria estaca dela agora , eu esperaria um pouco para ver se ela secaria ou não , se ela não secasse eu trocaria de vaso enterrando a parte "seca" do caule , mais se ela continuasse secando então acho que as estacas serão o unico jeito dela sobreviver 
_________________ - Marco
|
13.04.2009(Seg)19:29 |
|
 |
Rafael Dornelas
Destaque
Registrado em: 02.09.2007(Dom)13:07 Mensagens: 385 Localização: Ipatinga/São João del Rei -MG
|
Esperar ela secar?!  Mas aí já era ue.. Quero fazer algo antes que ela seque! Hoje ouve mais um acidente com ela, não sei se ela caiu (não descobri o autor), mas ela teve umas duas folhas toda rasgada, inclusive o jarro mais novo dela.. 
_________________ Rafael D. Moraes
|
13.04.2009(Seg)20:12 |
|
 |
Matheus
Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20 Mensagens: 723 Localização: Tietê-SP
|
Faz estaca logo, antes que aconteça coisa pior Aqui ta um relato do acidente da minha N. anamensis
Acidente com Nepenthes anamensis Causadores: Jorge (gato), Sofia (gata) e Gato Preto (gato) Ocorrido: Quebra do galho Hora: Terça-feira, 7 de abril de 2009, aproximadamente/provavelmente 12:17 Solução: Amputar folha proxima, em seguida enrolar algodão úmido envolvendo o galho quebrado junto do restante, e fixar com esparadrapo, tornando a planta reta novamente. Acidentes menos importantes que aconteceram junto:
Perda de um pedaço de folha de Nepenthes x arakawae e pedaço da tampa do jarro.
Observaçoes: 1º Dia . Marquei o tamanho da folha em desenvolvimento da planta, se ela voltar a se desenvolver eu perceberei.
2º Dia . Retirei o algodão , e fiz estacas. (Estacas N. anamensis(?) dia 8 de abril de 2009 quarta-feira )
7º Dia . As estacas já rebrotaram (11 de abril de 2009).
Agora é esperar ela voltar ao que era , oque vai demorar.
|
13.04.2009(Seg)20:24 |
|
 |
|