Cultivo de Nepenthes 'highlanders' no Brasil
Autor |
Mensagem |
Heitor
Registrado em: 11.07.2008(Sex)13:30 Mensagens: 38 Localização: Goiás
|
É, Pandini, não atentei-me sob este ângulo. Tem razão.
Eu pretendo investir (paitrocínio) na pastilha peltier para refrigerar uma estufa (8 m3) que está mais ou menos construída. Estou estudando as experiências do pessoal dos Cogumelos Mágicos (Vald, eu tenho 17 anos) e aquaristas. Se as nepenthes gostam de sombras, é bem mais fácil oferecer-lhes temperaturas baixas em ambiente fechado, com ventilação, luminosidade e umidade controladas. Se não conseguir nestas dimensões, vou tentar algo menor, do tamno de um guarda-roupas de quatro portas.
Como em outras regiões, a clima de Goiânia é horrível é para nós, primatas. Hoje, a umidade era de 15% de manhã e temperatura na casa dos 30ºC. Contudo, as nepenthes, inclusive uma ventricosa, parecem bem adaptadas. O problema de ventricosa é a vida curta dos jarros. O vaso fica no chão, literalmente sob água, que evapora continuamente por aberturas no teto. Eu noto que o alto é quente a bessa e, 50 cm até o piso é bem mais fresco.
Mas, volto a insistir sobre a contribuição dos nossos colegas sobre técnicas de refrigeração, principalmente as de menor custo e simplicidade.
|
19.08.2008(Ter)23:53 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
Heitor escreveu: É, Pandini, não atentei-me sob este ângulo. Tem razão.
Eu pretendo investir (paitrocínio) na pastilha peltier para refrigerar uma estufa (8 m3) que está mais ou menos construída. Estou estudando as experiências do pessoal dos Cogumelos Mágicos (Vald, eu tenho 17 anos) e aquaristas. Se as nepenthes gostam de sombras, é bem mais fácil oferecer-lhes temperaturas baixas em ambiente fechado, com ventilação, luminosidade e umidade controladas. Se não conseguir nestas dimensões, vou tentar algo menor, do tamno de um guarda-roupas de quatro portas... Pois é... O meu maior problema em sonhar com neps "highland" é justamente o custo do sonho... Mas, quem sabe um dia, em uma outra casa, com espaço adequado, eu não venha a investir em algo assim??!! Alex Moura escreveu: ... Miguel, realmente o seu clima aí não ajudou muito neste inverno, todos são quentes assim? Ainda bem que aqui em SP o inverno foi relativamente frio e a minha N. ventricosa se deu bem, preciso colocar algumas fotos dela... preciso ver como ela se comportará a partir de agora... O meu problema aqui não é temperatura... É a umidade: não chove há meses aqui no norte do ES. Pessoas tem problemas respiratórios constantemente. O abastecimento de água da cidade está comprometido (deu problema essa semana). Por mais que eu me esforce para fornecer umidade às neps mais exigentes, não tenho atingido o objetivo, infelizmente.
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
20.08.2008(Qua)8:59 |
|
 |
Heitor
|
Lembrei de um camelôdromo coberto, um genorme galpãp, (eles estão por toda parte) aqui em Goiânia, sempre lotado, era uma sauna fedida e gordurosa.
O proprietário colocou, junto ao teto, umidificadores (tipo nebulizador) e, para minha surpresa, o ambiente ficou respirável e a temperatura amena, bem mais baixa do que na rua.
Será que foi o processo de evaporação da água que, sozinho, refrigerou o ambiente ou a própria umidificação também contribuiu?
Pandini,
Há alguns anos, fui numa reunião da SBPC, no campus da UFG. Aqueles enormes barracões tinham um sistema de refrigeração eficiente. Sei que não eram os conhecidos condicionadores de ar domésticos. Alguém já viu e sabe como funciona?
|
20.08.2008(Qua)9:14 |
|
 |
Andrei
Registrado em: 31.05.2006(Qua)19:37 Mensagens: 71 Localização: Tatuí - SP
|
Olá Heitor, Existem os climatizadores de ar. Refrigeram o ar por evaporação da água. Veja esse exemplo: http://www.ecobrisa.com.br/funcionamento.htmlEles são especialmente eficientes em ambientes com umidade relativa do ar bem baixo, como aí em Goiânia, com as vantagens adicionais de serem bem mais econômicos que o ar-condicionado em termos de consumo de energia e não ressecarem o ar, muito pelo contrário. Alex Moura escreveu: Poxa, se a N. sibuyanensis já se adaptasse como uma N. ventricosa... acho seria minha primeira tentativa. Eu também acho essa espécie muito interessante! Mas acho que ela é mais chata em relação à umidade do ar que a ventricosa. Isso pelo que eu li por aí... 
|
20.08.2008(Qua)9:21 |
|
 |
Diana Alcantara
Registrado em: 09.01.2008(Qua)12:40 Mensagens: 182 Localização: sp/sp
|
Assunto interessante e polêmico! Se algumas Neps que compramos em lojas ou mesmo no Ceagesp, demoram tanto tempo pra se adaptar á nossa casa, ficam séculos sem dar jarros, imagine as highlanders... Tenho algumas Neps que adquiri no início do ano, e ainda não produziram nehum jarro. Uma outra ainda não identificada, começou agora á liberar seus jarros, e já está em casa há 1 ano... Até a N. arakawai, adquirida com o Sr. Ono está sofrendo pra se adaptar, abortando jarros e crescendo lentamente... Talvez com estufas e equipamentos que permitam reproduzir suas condições naturais tenhamos sucesso. Tbém é tudo questão de investir, tentar, aguardar!
|
20.08.2008(Qua)10:10 |
|
 |
Heitor
|
Andrei,
Agora acredito que o do galpão da SBPC era um conjunto desse da Ecoágua. Vou verificar os preços.
É, realmente o debate só está enriquecendo.
|
20.08.2008(Qua)10:41 |
|
 |
Andrei
Registrado em: 31.05.2006(Qua)19:37 Mensagens: 71 Localização: Tatuí - SP
|
Paulo Minatel escreveu: Neps tem tempo de geração muito longo (vários anos até atingir a maturidade) e espécies highlanders são muitas vezes restritas ao topo de uma montanha, onde existem alguns poucos indivíduos e, certamente, baixíssima variabilidade genética (e se não for assim na natureza, com certeza o é em cultivo). (alta adaptação e baixa adaptabilidade) Gostei muito da explicação do Paulo! Entendo então, que seria muito difícil um dia conseguir uma Nepenthes rajah, villosa ou lamii lowland, certo? Provavelmente elas têm menos variabilidade genética (baixa adaptabilidade) e se alguém tentasse adaptá-las ao nosso clima precisaria de muitos e muitos anos pra conseguir alguma coisa, (talvez centenas de anos?), já que elas demoram muito a ficar adultas (difícil adaptação). Entendendo isso a gente fica preocupado. Quer dizer então que com essa história de aquecimento global, as nepenthes ultra-highlanders estão especialmente ameaçadas de desaparecerem em seu habitat. Só vai sobrar aquelas que estão em cultivo; mas mesmo assim, elas serão vulneráveis a um vírus, por exemplo, dizimar todas elas já que há pouca variação genética (adaptabilidade). É isso mesmo?
|
20.08.2008(Qua)11:50 |
|
 |
Luiz Costai
Registrado em: 03.04.2008(Qui)12:26 Mensagens: 113 Localização: Goiânia - GO
|
montar alguo grande para meter alguma dessas plantas pode ficar muito caro e inviavel! eu andei procurando por um aparelho que se usa muito em aquarios de agua salgada chama-se chiller ele resfria a agua! os que encontramos por aki hoje sao CAROOOOS pois sao para aquarios grandes! mas vai vir um para o brasil para aquario pequenos que axo que seria uma boa alternativa para abaixar a temperatura! montar um ''vivarium'' com um sistema de resfriamente da agua as vezes funcionaria ! para rajah por exemplo de quanto seria a ocilaçao de temperatura de dia e de noite que ela esta adaptada alguem sabe me dizer???????
|
20.08.2008(Qua)11:52 |
|
 |
Jean Pierre
Destaque
Registrado em: 29.12.2005(Qui)3:57 Mensagens: 737 Localização: Porto Alegre-RS
|
.....o caro é mais ou menos quanto???
_________________ A dengue por aqui vira comida! Minhas carnivoras Meu Album de carnivoras http://s109.photobucket.com/albums/n54/Jean_ribeiro/
|
20.08.2008(Qua)11:56 |
|
 |
Luiz Costai
Registrado em: 03.04.2008(Qui)12:26 Mensagens: 113 Localização: Goiânia - GO
|
um chiler pra aqaurio grande vai mais de 2 mil trankilo! esse outro menor não sei te dizer mas sei que vai vir mais enconta!
|
20.08.2008(Qua)12:02 |
|
 |
|