Nílber escreveu:
Fala Miguel!
Como essa planta só deve ter entrado no Brasil uma vez e como a wringleyana é provavelmente a alata falsa do Marcos, então eu acho que a chelsonii dele é mesmo chelsonii.
Além disso a minha alata falsa pequena é peluda (como a wringleyana grandona) e não tenho mais de uma muda como ela - Então minha chelsonii não é peluda.
Agora vou esperá-la dar jarros, assim a gente compara com a sua.
Como está a estaca de arakawae big?
Oi Nilber!
A sua "arakawae" big continua verdinha, o que significa que a planta "pegou"!
Sobre essa minha
N. X chelsonii "blood-red form" eu pretendo preparar um tópico à parte só sobre ela, com "closes" dos jarros e detalhes da planta, para ver se acaba essa polêmica!
Quanto às "alata falsa" e "chelsonii" do Marcos Ono, eu tenho a dizer que:
1 - já tenho a "alata falsa" em cultivo, aguardando a produção de jarros grandes...
2 - a "chelsonii" do Ono virá na próxima compra encomendada para setembro.
Assim terei aqui em cultivo, juntas, as 4 neps "polêmicas", e poderei fazer um comparativo fotográfico bem detalhado, e então esclarecer as dúvidas de todos!
marcosono escreveu:
... Estou escrevendo para tirar a dúvida sobre a minha N. alata ´falsa`(N. x wrigleyana) e a N. chelsonii.
São plantas bem difrentas quando adultas.A N. alata ´falsa`chega a formar jarros de 20 cm mas a N. chelsonii não passa dos 10cm.
A minha N.chelsonii veio do JBRJ e a N. alata´falsa`de um colecionador que já faleceu, o Sr. Samuel da Exotica Plantas.
Qualquer outra dúvida me escrevam.
Quanto ao nome verdadeiro da N. alata ´falsa`acho que vou com o Nilber e renomear como N.x wrigleyana.
Abraços.
Olá, Ono!
Na dúvida, retirei a "alata falsa" de dentro da estufa e coloquei do lado da minha "gigantesca"
N. X
wrigleyana, para pegar sol da manhã!
As duas plantas realmente se parecem muito; talvez essa neps não goste nada do frio daí de SP. Tanto a minha planta quanto a da namorada do Fábio ganharam tamanho e cores bem superiores, aqui nas "terras quentes"!
Mas para termos certeza, vamos aguardar (pois com as neps a gente tem que aguardar, e muito!)!!!
Abraços a todos!