Germinação e acompanhamento
Autor |
Mensagem |
Andrei
Registrado em: 31.05.2006(Qua)19:37 Mensagens: 71 Localização: Tatuí - SP
|
Oi Francisco, Eu comprei o ácido giberélico (GA3) na Rarexoticseeds (pra variar...  )! Pena que o site está para reabrir só em agosto, sob nova direção... O GA3 vem de lá em pacotes de 1g (iiiih, esta conversa tá até parecendo suspeita  ) que devem ser dissolvidos em álcool 70% antes de se acrescentar água. Lá era baratinho. Vamos ver como vai ficar... Edirlessandro, O GA3 é um hormônio usado para estimular a germinação de sementes difíceis. Ele pode substituir a extratificação a frio ou a quente. No entanto, contrariando a reputação delas, eu não acho que as sementes de Nepenthes sejam difíceis. Acho que o GA3 ajudou, sem dúvida, mas o segredo é semeá-las quando elas estão novas, o mais rápido possível. Principalmente as das espécies "lowlands". Abraços, Andrei
|
03.07.2008(Qui)8:57 |
|
 |
Edirlessandro Arruda
Destaque
Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26 Mensagens: 663 Localização: Camocim-CE
|
 Andrei
Olá amigo e ae como está as mudinhas de nep,elas já estao grandes?
|
03.09.2008(Qua)14:18 |
|
 |
Nílber
Moderador
Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44 Mensagens: 1863 Localização: Brasil
|
Excelente Andrei!
Parabéns. E germinei ampullaria também, mas morreram quando atingiram um tamanho um pouco menor dessas suas.
Vc mandou bem.
Boa sorte.
_________________ SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!
Eparema, plantinha desinformada....
|
03.09.2008(Qua)19:49 |
|
 |
Andrei
|
Olá Edirlessandro! As mudinhas vão bem! Obrigado! Sobreviveram ao inverno até aqui. Vão aqui algumas fotos que tirei hoje de manhã...  Essa aqui tem cerca de 6 cm no seu maior diâmetro:  O "cabinho" que liga a folha à armadilha está começando a aparecer nessa mudinha...  Tô vendo que vai ser complicado replantá-las... Valeu Nílber! Pela sua torcida também! Pena que as suas morreram. O que aconteceu? Abraços, Andrei
|
04.09.2008(Qui)10:00 |
|
 |
Nílber
Moderador
Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44 Mensagens: 1863 Localização: Brasil
|
As minhas não suportaram ficar 8 dias sem mim. Secaram. Quanto as suas: .gif)
_________________ SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!
Eparema, plantinha desinformada....
|
04.09.2008(Qui)15:47 |
|
 |
Andrei
|
Pois é, eu seu bem com é isso... Já perdi muitas plantas desse jeito... Obrigado Nílber! Abraços, Andrei
|
05.09.2008(Sex)9:42 |
|
 |
nivaldo falcao
Destaque
Registrado em: 01.04.2008(Ter)12:19 Mensagens: 571 Localização: Campina Grande-PB
|
se eu não tiver esse GA3, como posso fazer para tentar germinar sementes de nepenthes?
_________________ Abraço. Nivaldo Falcão
|
05.09.2008(Sex)10:06 |
|
 |
Heitor
Registrado em: 11.07.2008(Sex)13:30 Mensagens: 38 Localização: Goiás
|
 Germinação
Falcão,
O Marcos Ono comercializa o ácido giberélico, em dosagem pronta para uso.
Heitor
|
05.09.2008(Sex)12:38 |
|
 |
Andrei
|
Olá nivaldo,
Existem pessoas mais experientes no assunto, como o Fábio, por exemplo, que poderiam lhe responder melhor. Até agora só tive sucesso com essas sementes. Mas posso falar por mim o seguinte:
Acho que o fator principal para a germinação de sementes de Nepenthes é a idade delas. Se não forem novas não vai adiantar o GA3. Isso se aplica principalmente com as espécies “lowlands” que têm vida mais curta. Curta, eu digo, cerca de 1, 2 meses. Quanto mais cedo plantá-las, melhor. As espécies “highlands” têm sementes que duram mais, segundo eu li. Mas isso varia de espécie pra espécie.
O GA3 ajudou, creio eu, mas acho que não foi determinante. Se as sementes de N. ampullaria fossem velhas, não ia adiantar nada usar o ácido giberélico. Acho que ele ao menos acelerou a germinação. Porém é só um “achismo”. Eu não separei um grupo de controle pra comparar.
Outra coisa que favoreceu muuuuiiiiito a germinação foi o clima quente e úmido de fevereiro, quando eu as semeei.
Eu tive sorte com essas sementes, mas já me dei mal com outras. De um punhado de sementes de N. globosa (mais de 100) nasceram apenas algumas mudinhas que podem ser contadas nos dedos de apenas uma mão. Das sementes de N. reinwardtiana, apenas uma brotou! Sementes de N. maxima, até agora, não brotou nenhuma! As sementes de N. sanguinea, depois das de N. ampullaria, foram as que mais germinaram, mas somente a uma taxa razoável (pelo que sei elas tinham mais de 3 meses de idade). De qualquer forma ainda é cedo pra saber se vão vingar... :?
Em todas elas usei o GA3 a 500 ppm.
Se você quiser tentar, procure conseguir sementes em boa quantidade, sempre perguntando a idade delas. Quanto mais precisa e clara a informação, melhor. Mas, como você sabe, isso não garante nada. Você vai precisar de um pouco de sorte também...
Eu semeei as minhas em uma embalagem plástica dessas que se encontram em padarias embalando doces e bolos. Ela ficou em um lugar claro, não muito quente, nem frio. Mantive a tampa fechada. Fiquei vigiando para ver se não aparecia fungo. Ao menor sinal deles apliquei um fungicida.
Boa sorte! :wink:
Andrei
|
05.09.2008(Sex)12:48 |
|
 |
nivaldo falcao
Destaque
Registrado em: 01.04.2008(Ter)12:19 Mensagens: 571 Localização: Campina Grande-PB
|
valeu andrei pela explicação.
_________________ Abraço. Nivaldo Falcão
|
08.09.2008(Seg)11:41 |
|
 |
|