Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2025(Dom)10:37

Responder  [ 47 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5
 Cultivo de Nepenthes 'highlanders' no Brasil 
Autor Mensagem

Mensagem Nepenthes
Isso mesmo, Luiz

Tanto o pessoal dos computadores, dos aquários e dos terrários (Cogumelos Mágicos) usam dissipadores de calor (de alumínio ou cobre) associados a cooler (escreve assim mesmo?).

Faça os protótipos e compartilhe a experiência com a comunidade.

20.08.2008(Qua)13:06
Destaque

Mensagem 
Citação:
Caro conterranio heitor! vc acaba de me resolver um problema que eu tanto precisava! essas pastilhas vao revolucinar meus eskemas aki! eu realemtne não sebia que isso existia!! com essas pastilhas da pra resfriar o ar do ''terrario'' trankilamente usando cooler em conjunto! vou começar a bolar os projetos mirabolantes aki! vamos ver se vai fuincionar!! OBrigado!!

esperamos o projeto.

20.08.2008(Qua)13:26

Mensagem 
Link que pode interessar:
http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-865.html?highlight=c%E9lulas+peltier
Pena que a discussão morreu.

Editado pela última vez por Andrei em 21.08.2008(Qui)10:20, em um total de 1 vez.

20.08.2008(Qua)14:29
Moderador

Mensagem 
Citação:
Citação:
Neps tem tempo de geração muito longo (vários anos até atingir a maturidade) e espécies highlanders são muitas vezes restritas ao topo de uma montanha, onde existem alguns poucos indivíduos e, certamente, baixíssima variabilidade genética (e se não for assim na natureza, com certeza o é em cultivo). (alta adaptação e baixa adaptabilidade)

Gostei muito da explicação do Paulo!
Entendo então, que seria muito difícil um dia conseguir uma Nepenthes rajah, villosa ou lamii lowland, certo? Provavelmente elas têm menos variabilidade genética (baixa adaptabilidade) e se alguém tentasse adaptá-las ao nosso clima precisaria de muitos e muitos anos pra conseguir alguma coisa, (talvez centenas de anos?), já que elas demoram muito a ficar adultas (difícil adaptação).
Entendendo isso a gente fica preocupado. Quer dizer então que com essa história de aquecimento global, as nepenthes ultra-highlanders estão especialmente ameaçadas de desaparecerem em seu habitat. Só vai sobrar aquelas que estão em cultivo; mas mesmo assim, elas serão vulneráveis a um vírus, por exemplo, dizimar todas elas já que há pouca variação genética (adaptabilidade). Confused
É isso mesmo?

Pra que uma planta dessas se adaptasse a um ambiente de baixa umidade e altas temperaturas você precisaria ter um mutante que fosse capaz de viver em tais condições e usá-lo como alvo de um melhoramento genético, reproduzindo-o e selecionando os descendentes mais bem adaptados a esse novo ambiente - isso demoraria muito tempo.

Em geral, espécies ultra-restritas, com baixa variabilidade genética e tão exigentes correm enorme risco de extinção com o aumento da temperatura global. Isso vale para plantas e animais, principalmente os de climas temperados.
Esse problema do vírus surgiu até mesmo em uma planta que cultivamos para alimentação, a banana. Os cultivares ("variedades") que temos da banana são muito parecidos geneticamente, há baixíssima variabilidade especialmente porque essas plantas não se reproduzem sexuadamente - não há produção de sementes, todas as plantas cultivadas são clones (adaptabilidade baixa). Se aparecer um vírus letal que ataque bananeiras, todas as bananeiras podem desaparecer em poucos anos, porque dificilmente haverá um mutante resistente ao vírus (e meu açaí na tigela vai ficar sem um dos seus principais ingredientes... :cry: :lol: ).

Abs,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

20.08.2008(Qua)19:05

Mensagem 
Nossa! Ficar sem a banana amassada com aveia!? :lol:

Falando sério, e continuando o assunto, eu já li que nós também podemos acabar impondo um risco às plantas que cultivamos quando selecionamos gerações e gerações delas com características que agrada ao nosso senso estético e deixamos de lado a linhagem das plantas originais. Uma flor maior e com muito mais pétalas, moldada segundo a cobiça humana, pode ter perdido a sua função reprodutiva ao ter o acesso dos insetos aos seus órgãos reprodutores bloqueado. E dessa forma, algumas plantas, depois de extintas na natureza, poderão sobreviver apenas em coleções de hobbistas, nunca mais voltando ao seu habitat original.

Aí eu me pergunto, será que nós, não temos também responsabilidade no futuro das plantas que cultivamos? Será que algo semelhante pode acontecer com as Nepenthes, por exemplo?
Apenas divagações...

Abraços,

Andrei

21.08.2008(Qui)10:51
Site Admin

Mensagem 
Ola
Sobre a adapataçã de nepenthes, aqui em casa eu coloquei um pano atraz dos vasos delas.
Esse pano fica como se fosse uma cortina, na sua base tem uma bandeija com aguá para que o pano fique sempre umido.
olhem a foto:

Imagem

O foto foi tirada hoje, elas no momento da foto estavam pegando um solzinho :lol: :lol:
espero que essa dica contribui com o tópico.

abçs

21.08.2008(Qui)13:59

Mensagem 
eu tentei um eskema parecido aki com algumas dessas plantas que vc tem tb e elas não curtiram! mesmo com o pano sempre úmido não e suficiente! a umidade aki chega a 12% as vezes menos nesta epoca, a alternativa foi coloca em um terrario! la a umidade fica bem alta uso um nebolizador que fica ligado a noite toda a umidade sobe pra 100%, de dia desligo o nebolizador e cai pra 70 a 80% estou medindo temperatura e umidade, minima e maxima!
o problema e conceguir abaixar a temperatura pras highlanders! em casa conciguo uma temperatura de 30 a 35 graus de dia no ''terrario'' anoite cai pra 25 no maximo! pra nepenthes que tao la dentro ta uma blz! Truncata ta adorando! mas um rajah não aguentaria com certeza! vou tentar mais pra frente bolar um ''ar condiconado'' com as pastilhas em um outro terrario so pra ver como iria funcionar, se der certo aproveito pra coloca o cephalotus que ta sofrendo com temperatura alta aki, e se funcionar mesmo ja tenho o eskema pra tentar mander uma highlanders isso se algum dia eu conceguir uma! hhahahahahahahaahaha!!
eu não vejo outra alternativa pra manter highlanders no brasil se não em ''terrarios'' ou estufas, penso que temos que investir nesse esquema primeiro se conceguirmos teremos plantas pra fazer mudas e arriscar alguo esterno, ai sim ver ver se conceguiriamos matelas em ambiente externos em um segundo momento!

22.08.2008(Sex)12:36
Responder   [ 47 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5