Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)17:21



Responder  [ 3 mensagens ] 
 Dúvidas sobre germinação 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 20.03.2012(Ter)0:16
Mensagens: 26
Localização: Osasco - SP
Mensagem Dúvidas sobre germinação
Pessoal,

está é minha segunda tentativa em reproduzir nepenthes através de sementes, comprei sementes de N. Ampullaria Green e também red with dark spotted com o Wesley e recebi elas ontem.

abaixo segue os pontes aonde coloquei as seeds, podem por favor me dar alguma dica caso eu tenha feito algo errado?

Os potes estão com 2 furos próximo a tampa, eles estão com uma pequena camada de argila expandida e sphagnum + areia de filtro de piscina na proporção de 1:1.
Coloquei água até o começo do sphagnum apenas para mante-lo úmido mas sem enxarca-lo.

1 dos potes eu coloquei em um saco ziplock com um pouco de água fora do pote para manter a úmidade interna alta.

Para o combate ao fungo, reservei 500ml de água com alho picado, canela em pó e um pouco de cebola picada e estou deixando de molho.

outra dúvida foi algo que li em outro fórum: foi dito que as sementes de Nepenthes possuem um fungo já nelas e esse fungo é importante que apareça, pois é ele quem quebra a dormencia da semente (ou algo assim) mas que precisamos apenas controla-lo. Gostaria de mais informações sobre isso, é realmente algo assim?


abaixo segue as fotos do cultivo:

Imagem

Imagem

Imagem

_________________
Robinson S. Carvalhaes


25.08.2012(Sáb)15:10
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem Re: Dúvidas sobre germinação
é viu só sei de uma coisa... eu nunca consegui germinar nepenthes tn não

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


25.08.2012(Sáb)19:13
Perfil ICQ YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 20.03.2012(Ter)0:16
Mensagens: 26
Localização: Osasco - SP
Mensagem Re: Dúvidas sobre germinação
Pelo que notei, no caso de ataque de fungo, não devemos interferir por enquanto, levando em consideração o texto retirado do site:

http://bestcarnivorousplants.com/sowing_seeds.htm

Nepenthes seed are often contaminated by fungal spores in nature. My experience from recent work has shown that approximately 17 species collected in their natural localities (at the same time) germinate rather irregularly. Seeds of some species; N. sanguinea, N. singalana, N. ramispina, N. densiflora, N. lavicola, and N. mikei start germinating after 2-3 months, but only after a local attack by an unknown fungus which spontaneously disappears within 2-3 weeks. Seeds of other species; N. dubia, N. inermis, N. ovata, and others have not germinated in 8 months since sowing.

em 2 a 3 semanas ele desaparece sozinho e a semente começa a brotar, pelo que me parece devemos apenas assistir e controlar caso saia do controle mesmo, mas o fungo é necessário para elas germinarem.

Outro ponto, pelo que notei, todas as sementes passarão pelo ponto de pegar fungo, se é assim em ambiente controlado, como seria na natureza onde a chuva não caira com anti-fungo nela e nem o sphagnum tem essa propriedade?

Bom, são esses pontos que eu gostaria de colocar e farei testes dessa vez...

_________________
Robinson S. Carvalhaes


27.08.2012(Seg)12:39
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 3 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB