Olá todos,
tenho algumas colocações a fazer sobre a Nepenthes Ampullaria.
A Nepenthes Ampullaria é considerada pelos especialistas como uma planta detritívora, pois se adaptou para alem da captura de insetos, capturando e retirando os nutrientes de qualquer coisa proveniente do topo da floresta que caia dentro de seus jarros sejam folhas, fezes ou animais. Mas em sua maior parte usa esse artifício para decompor folhas de outras plantas que caem em seus jarros.
Outra diferença em relação às demais Nepenthes e o fato de não contar com varias características presentes na maioria das nepenthes tais como glândulas de néctar e zonas enceradas nos jarros.
Conta ainda com uma característica pouco observadas em outras Nepenthes, qual seja, a formação de jarros por rosetas basais, com isso formando lindos carpetes de jarros.
A longevidade de seus jarros, os quais tendem a durar mais que a media das Nepenthes e mais uma característica a diferenciá-la.
Referencias:
Moran, Jonathan A., Charles M. Clarke, and Barbara J. Hawkins. “From Carnivore to Detritivore? Isotopic Evidence for the Leaf Litter Utilization by the Tropical Pitcher Plant Nepenthes ampullaria.” International Journal of Plant Sciences, Vol 164, No. 4. (Jul., 2003), pp. 635-639.
http://www.absoluteastronomy.com/topics/Nepenthes_ampullariahttp://faculty.simpson.edu/jeff.parmelee/www/borneo_files/Nepenthes%20paper%20Megan.pdfhttp://www.carnivorouspitcherplant.com/pitcher_plants/Nepenthes_carnivorous_plants%20/Nepenthes_ampullaria.htmhttp://nepenthes.merbach.net/english/_ampullaria.htmlFoto ilustrativa da formação de rosetas basais e repare nessa foto a quantidade de folhas secas oriundas do alto da floresta, forte indicativo de porque a N. ampullaria escolheu esse caminho evolutivo e passou a decompor folhas alem de insetos para retirar os nutrientes.
