Comprei minha Nepenthes faz pouco tempo. Ela estava plantada em um substrato bem diferente dos de musgo que vejo por aqui. Li que é comum que venham em substratos genéricos, por isso, no último fim de semana, fiz a troca do substrato por 50% sphagnum + 50% areia conforme li em alguns posts (achei que ficou bem arenoso - é assim mesmo). Alguns jarros estavam secando e continuam ficando cada dia mais secos. Notei também que alguns pontos do caule está bem avermelhados. Ela fica em um local que bate sol na base na parte da manhã mas a parte superior pega sol durante grande parte do dia, mas, como é sol de inverno, nem é sol muito forte. Seguem algumas fotos dela. Será que ela está em apuros? Estou fazendo algo errado?
Obrigado
_________________ “Nós não vemos as coisas como elas são, nós as vemos como nós somos” (Anaïs Nin)
Ela deve estar se adaptando... O lugar em que ela está não pega muito vento? Pode deixar a umidade muito baixa. Esses vermelhos tem jeito de queimadura, mas não deu pra ver muito bem. Borrife ela com água, de preferência da chuva ou destilada, algumas vezes por dia, e pode ir tirando as armadilhas que secarem. E elas gostam do substrato bem "arejado", é assim mesmo. Como foi transplantada agora, até restaurar as raízes demora um pouco também, então não a deixe no sol, deixa num lugar mais sombreado pra evitar desidratação.
Não costuma-se usar areia no cultivo de Nepenthes pelo fato deste mineral tender a se compactar ao longo do tempo. Ou planta-se no musgo puro ou mistura-se ao mesmo chips de coco.
Bom, agora que fez o replante deixe-a como esta e siga as dicas do Clayton que ela há de se recuperar do stress a que foi submetida.
Boa sorte por aí e até a próxima.
Abs,
Rodrigo F. Costa
_________________ "O especialista é um homem que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, e por fim acaba sabendo tudo sobre nada."