Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2025(Dom)7:37

Responder  [ 9 mensagens ] 
 Duvidas de um iniciante [com fotos!] 
Autor Mensagem

Mensagem Duvidas de um iniciante [com fotos!]
Imagem
1.as duas plantas. eu fiz uma muda dela, e cultivei por um tempo. agora botei elas juntas (sê feliz :D)

Imagem
2.queria saber se alguem daqui sabe o que sao essas bolinhas nas folhas?
em um trabalho de campo de ecologia da faculdade um professor mostrou bolinhas em folhas soltas nos rio e falou q eram ovos de insetos , q iseriam dentro da folha. será isso?

Imagem
3. a planta enroscou na folha nova da minha comigo-ngem-pode. por que ela faz isso? algum tipo de competiçao, não?

Imagem
4. ja que tava com a camera na mao tirei essa foto, achei interessante eheheh

desculpas pela ignorancia no assunto gente!
aliás, é alata?

16.11.2007(Sex)18:39
Destaque

Mensagem 
Ola João.
Bonita nepenthes!
Acho que é uma N. khasiana ou um hibrido dela.
Por ser parente de uma N. khasiana, ela forma uns pontinhos nas folhas e futuramente você verá uns mofos ou posinho preto aparecendo nestes pontos pois ela solta um nectar onde o fungo se propaga.
Não é prejudicial a planta.
Sobre a outra foto, não é competição. As Nepenthes usa as folhas para crescer para cima como um cipó ou seja como chuchu.
Abraços.

16.11.2007(Sex)19:50
Destaque

Mensagem Re: Duvidas de um iniciante [com fotos!]
joaopedromotta escreveu:
1.as duas plantas. eu fiz uma muda dela, e cultivei por um tempo. agora botei elas juntas (sê feliz :D)

2.queria saber se alguem daqui sabe o que sao essas bolinhas nas folhas?
em um trabalho de campo de ecologia da faculdade um professor mostrou bolinhas em folhas soltas nos rio e falou q eram ovos de insetos , q iseriam dentro da folha. será isso?

3. a planta enroscou na folha nova da minha comigo-ngem-pode. por que ela faz isso? algum tipo de competiçao, não?

4. ja que tava com a camera na mao tirei essa foto, achei interessante eheheh

desculpas pela ignorancia no assunto gente!
aliás, é alata?

Olá, João Pedro! Seja bem vindo ao nosso forum! :D

1 - Eu costumo plantar mais de uma muda da mesma Neps, mas no mesmo vaso. Geralmente uso vasos mais baixos e mais largos que esse seu, aí... No mais, sem problema!

2 - Nunca havia atentado para isso. Já vi isso algumas vezes aqui com as minhas... Vou observar melhor! :wink:

3 - É normal esse "enroscamento"... Trata-se da gavinha de um jarro do tipo "upper" (jarro superior), que a planta produz quando está na fase de parreira, como essa sua aí. Costumo dizer que ela se enrosca até em pingo d'água nessa fase! E a pegada dela é forte: dificilmente essa folha de "comigo-ninguém-pode" vai conseguir abrir!

4 - Interessante esse "canibalismo"! :lol: Isso é mero "acidente de percurso": um jarro novo acabou se posicionando dentro de outro já formado e cresceu a ponto de não poder sair mais... :?

Sua planta não é N. alata... A princípio, antes de observar melhor, ela me pareceu ser uma S. x ventrata... Mas, olhando as fotos ampliadas, aposto na N. x 'Emmarene' [ = N. x (khasiana x ventricosa) ]...

E parabéns pelas plantas! Estão bem cuidadas! E se vc quiser dar a elas um pouco de sol da manhã, o colorido melhora muito! :wink:

[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

16.11.2007(Sex)19:52
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Quanto a questão das bolinhas nas folhas, no outro dia eu vi um desses documentários que vive aparecendo nas tvs por assinatura. Nesse documentário, mostrava as lagartas de borboletas devorando as plantas onde os ovos eram depositados, depois, mostrou que algumas plantas "desenvolvem" alguns pontinhus amarelhinhos muito semelhante aos ovos que as borboletas botavam, com isso, as borboletas axavam que já havia muitos ovos naquela planta e não botavam os ovos.
Os pontos entao, servem para evitar que os insetos coloquem ovos na planta. Não sei si é o caso, principalmente se tratando de uma neps, mas acho que é uma boa teoria :)

16.11.2007(Sex)20:47
Moderador

Mensagem 
Que nepenthes bonita, parabéns. Quanto tempo leva para uma nepenthes ficar com um metro de altura? A minha ta pequena a um tempão.

16.11.2007(Sex)20:57
Destaque

Mensagem 
Cristiano Marques escreveu:
Que nepenthes bonita, parabéns. Quanto tempo leva para uma nepenthes ficar com um metro de altura? A minha ta pequena a um tempão.
Depende da espécie... Mas, acredito que leve aí uns 2 ou 3 anos...

MIGUEL ANGELO PANDINI

16.11.2007(Sex)21:01

Mensagem 
marcosono escreveu:
Ola João.
Bonita nepenthes!
Acho que é uma N. khasiana ou um hibrido dela.
Por ser parente de uma N. khasiana, ela forma uns pontinhos nas folhas e futuramente você verá uns mofos ou posinho preto aparecendo nestes pontos pois ela solta um nectar onde o fungo se propaga.
Não é prejudicial a planta.
Sobre a outra foto, não é competição. As Nepenthes usa as folhas para crescer para cima como um cipó ou seja como chuchu.
Abraços.

sim, isso quando a folha está amarelando fica preto! pra que é esse nectar e esse fungo?

16.11.2007(Sex)22:49

Mensagem Flor
aliás, por que ela nunca deu flor?

obrigado a todos aqui que disseram ser bonita a planta!

16.11.2007(Sex)22:51
Moderador

Mensagem 
Isso de um "jarro!" comer o outro é normal!
Podem acreditar! Acontece frequentemente.

Miguel escreveu:
E a pegada dela é forte: dificilmente essa folha de "comigo-ninguém-pode" vai conseguir abrir!

Isso é!!!

Joao escreveu:
em um trabalho de campo de ecologia da faculdade um professor mostrou bolinhas em folhas soltas nos rio e falou q eram ovos de insetos

Isso que ele falou são galhas. Muito comum na natureza mas um pouco mais dificil de acontecer em cultivo, em especial com plantas exóticas. Nesse caso não é uma.

Miguel escreveu:
Depende da espécie... Mas, acredito que leve aí uns 2 ou 3 anos

Uma khasiana x ventricosa leva isso aí mesmo pra atingir um metro. Outras são mais rápidas e
outras... vixe...... paciencia! :wink:

Eparema, plantinha desinformada....

17.11.2007(Sáb)0:24
Responder   [ 9 mensagens ]