Re: Duvidas de um iniciante [com fotos!]
joaopedromotta escreveu:
1.as duas plantas. eu fiz uma muda dela, e cultivei por um tempo. agora botei elas juntas (sê feliz

)
2.queria saber se alguem daqui sabe o que sao essas bolinhas nas folhas?
em um trabalho de campo de ecologia da faculdade um professor mostrou bolinhas em folhas soltas nos rio e falou q eram ovos de insetos , q iseriam dentro da folha. será isso?
3. a planta enroscou na folha nova da minha comigo-ngem-pode. por que ela faz isso? algum tipo de competiçao, não?
4. ja que tava com a camera na mao tirei essa foto, achei interessante eheheh
desculpas pela ignorancia no assunto gente!
aliás, é alata?
Olá, João Pedro! Seja bem vindo ao nosso forum!
1 - Eu costumo plantar mais de uma muda da mesma Neps, mas no mesmo vaso. Geralmente uso vasos mais baixos e mais largos que esse seu, aí... No mais, sem problema!
2 - Nunca havia atentado para isso. Já vi isso algumas vezes aqui com as minhas... Vou observar melhor!
3 - É normal esse "enroscamento"... Trata-se da gavinha de um jarro do tipo "upper" (jarro superior), que a planta produz quando está na fase de parreira, como essa sua aí. Costumo dizer que ela se enrosca até em pingo d'água nessa fase! E a pegada dela é forte: dificilmente essa folha de "comigo-ninguém-pode" vai conseguir abrir!
4 - Interessante esse "canibalismo"!

Isso é mero "acidente de percurso": um jarro novo acabou se posicionando dentro de outro já formado e cresceu a ponto de não poder sair mais...
Sua planta não é
N. alata... A princípio, antes de observar melhor, ela me pareceu ser uma
S. x ventrata... Mas, olhando as fotos ampliadas, aposto na
N. x 'Emmarene' [ =
N. x (khasiana x ventricosa) ]...
E parabéns pelas plantas! Estão bem cuidadas! E se vc quiser dar a elas um pouco de sol da manhã, o colorido melhora muito!
[ ]'s