Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2025(Dom)7:19

Responder  [ 6 mensagens ] 
 Jarros murchando... o que fazer ? 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Jarros murchando... o que fazer ?
Olá ! tenho duas Nepenthes, que foram compradas aqui no RJ, em uma Chácara, onde estavam sendo tratadas como droseras (ou seja, com pratos de água embaixo)... ficaram muito bem durante semanas, folhas novas começam a crescer e parece que elas se adaptaram, mas um jarro de cada uma delas começou a murchar... isso é natural ou devo tomar alguma providência ? e, sendo normal essa ocorrência, como devo fazer ? devo cortar os jarros, ou as folhas, como nas dionaeas e nas droseras, para evitar o aparecimento de fungos ? se devo cortar, em que altura faço isso ? confesso que meu conhecimento em Nepenthes é ainda mais limitado que nas demais plantas... agradeço a ajuda !
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

28.12.2007(Sex)14:02
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Cara fica tranquilo, pelo que eu sei eles secam assim como as armadilhas das outras pcs (drosera, sarras, dionaeas), acho que é natural isso! :P

Imagem

Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons!

28.12.2007(Sex)21:05
Destaque

Mensagem Ok !
Obrigado,Vitor... mas, quando secam, devo corta-los ? a folha é capaz de produzir outros jarros depois que um for cortado ? :shock:

30.12.2007(Dom)8:54
Destaque

Mensagem 
Creio que não tenha problema deixá-lo mais um pouco, talvez a planta ainda esteja se beneficiando do jarro (do conteúdo dele). Mas quando estiver seco vc pode tirá-lo e deixar a folha, esta provavelmente durará mais um pouco e será útil a planta. Quanto a sua última pergunta: Uma folha produz um único ascídio (jarro) em sua vida.

30.12.2007(Dom)9:36
Destaque

Mensagem 
Olá, Francisco! Relaxe! :lol:

Sua Nepenthes gracilis está saudável, apesar das condições anteriores, que descreveu...

Os jarros tem sua vida útil e secam naturalmente, começando de cima para baixo. Só é anormal quando ele empalidece totalmente, o que pode significar excesso de calor...

No caso dos seus, é normal... Mantenha o jarro na planta enquanto ele estiver com a parte inferior ainda viva, pois continuará digerindo as presas dentro dele... Não se preocupe com fungos em relação às Neps, principalmente ao ar livre...

Evite o sol direto por muito tempo durante esses meses de calor intenso, principalmente se suas plantas não estiverem devidamente adaptadas...

Bom cultivo!

MIGUEL ANGELO PANDINI

30.12.2007(Dom)19:27
Destaque

Mensagem Obrigado !
Olá Alex, olá Miguel ! Muito obrigado pelas suas informações ! já fiquei mais tranqüilo com relação às Nepenthes ! Um grande abraço e um Feliz Ano Novo !

31.12.2007(Seg)8:29
Responder   [ 6 mensagens ]