Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2025(Dom)7:37

Responder  [ 15 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 A nep caiu... 
Autor Mensagem

Mensagem A nep caiu...
Com a chuva de ontem á noite aqui em SP, minha nep alata, por um triz, não caiu do 7º andar... mas ficou pendurada, toda torta, e a maioria dos jarros esvaziaram, caiu quase todo líquido de dentro deles. Agora ela já está no lugar de novo, fixei beeem melhor. Será que ela corre algum risco?

18.01.2008(Sex)11:46
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Oi Diana!! A bruxa esta mesmo solta no inicio deste ano!

Não há problema se os vasos esvaziarem! Na verdade você pode ate enche-los novamente, sem problemas!
A N. alata é bastante resistente. Desde que as raízes não tenham sofrido muito. Não se preocupe!! :)

Abração

18.01.2008(Sex)12:16
Destaque

Mensagem Enchendo os ascídios
Olá Diana ! eu li em algum lugar (sinceramente não lembro agora onde foi) que podemos encher os ascídios das neps, o que se faz, inclusive, quando elas chegam pelo correio. Ali dizia que devemos encher apenas 1/3 do ascídio, e não mais que isso, e eu usei água destilada... pelo menos por aqui tem dado certo.

18.01.2008(Sex)13:41

Mensagem 
É isso mesmo!

Eu não sei se todas as espécies são assim. E não sei se a minha neps é uma louca mutante, ou se é assim com elas em geral! Mas com as alatas você pode encher a vontade que ela tem um tipo de "ladrão" no fundo do ascideo que drena o excesso de água!

E aí, alguém confirma?

Abração

18.01.2008(Sex)17:21

Mensagem 
Citação:
Mas com as alatas você pode encher a vontade que ela tem um tipo de "ladrão" no fundo do ascideo que drena o excesso de água!

será que elas não usam os ascidios como reserva de água tbm??

tipo, quando estõ precisando pegam dali!!

vamos ver o que os nepentheiros respondem!!

18.01.2008(Sex)18:39

Mensagem 
Aproveitando a discussão fiquei com uma dúvida, se acontecer o que a Diana Alcantara disse e os ascídeos ficarem sem água em seu interior, teria algum prejuízo para a planta? Tipo, ela conseugiria produzir novamente o líquido digestivo se não for acrescentado água ou o ascídeo iria secar e morrer? Fiquei curioso. :D

18.01.2008(Sex)19:58

Mensagem 
Na verdade ela repoem o líquido naturalmente! Mas demora mais..

A parada do ladrão é imediata!! você coloca água em cima e escorre por baixo, por dois orificios que eu nunca consegui achar! Mas dá pra ver nitidamente duas goteiras embaixo dos ascídeos! Até a água chegar em um nível "normal" e daí a goteira acaba! A primeira vez que vi fiquei impressionado!

Ainda, a planta também pode absorver a água dos ascídeos!

Abração

18.01.2008(Sex)21:45
Moderador

Mensagem 
Boas dicas Cléo!

Citação:
A parada do ladrão é imediata!! você coloca água em cima e escorre por baixo, por dois orificios que eu nunca consegui achar! Mas dá pra ver nitidamente duas goteiras embaixo dos ascídeos! Até a água chegar em um nível "normal" e daí a goteira acaba! A primeira vez que vi fiquei impressionado!

Tá uma coisa que não se vê todos os dias!!!!!!!!!!11 :lol:

Eparema, plantinha desinformada....

20.01.2008(Dom)1:20
Destaque

Mensagem Ventania...
É... esse começo de ano está complicado mesmo... ontem deu uma chuvarada por aqui, e os ventos ou os pingos grossos furaram alguns ascídios das neps... uma delas perdeu três dos quatro (caíram das folhas, nunca pensei que isso seria possível)... agora está monojarro... :twisted:

20.01.2008(Dom)11:35

Mensagem 
Nílber escreveu:
Boas dicas Cléo!

Citação:

Tá uma coisa que não se vê todos os dias!!!!!!!!!!11 :lol:

Mas Nílber, você confirma isso para outras neps? Eu achei isso algo tão inusitado que não pude acreditar na hora. Tive que repetir o teste algumas vezes. Reparei que alguns ascídeos da mesma planta não fazem isso, enquanto outros isso ocorre normalmente. O que acha?
Eu cogitei a hipotése de algum bicho ter feito microfuros nos ascídeos e dependendo do nível d'água ali dentro o próprio peso da água forçava ela pra fora pelos micro-orifícios, até um nível onde o "peso" não era suficiente para expulsar a água dali! Mas daí o inseto teria que ter feito os mesmos micro-orifícios em ascídeos diferentes... /pensar

Mas me confirmem ae, pois eu achei isso muito estranho!

Abração

20.01.2008(Dom)20:46
Responder   [ 15 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo