Autor |
Mensagem |
Diana Alcantara
Registrado em: 09.01.2008(Qua)12:40 Mensagens: 182 Localização: sp/sp
|
 A nep caiu...
Com a chuva de ontem á noite aqui em SP, minha nep alata, por um triz, não caiu do 7º andar... mas ficou pendurada, toda torta, e a maioria dos jarros esvaziaram, caiu quase todo líquido de dentro deles. Agora ela já está no lugar de novo, fixei beeem melhor. Será que ela corre algum risco?
|
18.01.2008(Sex)11:46 |
|
 |
Cléo Oliveira
Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05 Mensagens: 725 Localização: Rio de Janeiro
|
Oi Diana!! A bruxa esta mesmo solta no inicio deste ano! Não há problema se os vasos esvaziarem! Na verdade você pode ate enche-los novamente, sem problemas! A N. alata é bastante resistente. Desde que as raízes não tenham sofrido muito. Não se preocupe!!  Abração
18.01.2008(Sex)12:16 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Enchendo os ascídios
Olá Diana ! eu li em algum lugar (sinceramente não lembro agora onde foi) que podemos encher os ascídios das neps, o que se faz, inclusive, quando elas chegam pelo correio. Ali dizia que devemos encher apenas 1/3 do ascídio, e não mais que isso, e eu usei água destilada... pelo menos por aqui tem dado certo.
|
18.01.2008(Sex)13:41 |
|
 |
Cléo Oliveira
|
É isso mesmo!
Eu não sei se todas as espécies são assim. E não sei se a minha neps é uma louca mutante, ou se é assim com elas em geral! Mas com as alatas você pode encher a vontade que ela tem um tipo de "ladrão" no fundo do ascideo que drena o excesso de água!
E aí, alguém confirma?
Abração
18.01.2008(Sex)17:21 |
|
 |
Rafa Fratoni
Registrado em: 08.09.2007(Sáb)14:51 Mensagens: 138 Localização: Curitiba-PR
|
Citação: Mas com as alatas você pode encher a vontade que ela tem um tipo de "ladrão" no fundo do ascideo que drena o excesso de água! será que elas não usam os ascidios como reserva de água tbm?? tipo, quando estõ precisando pegam dali!! vamos ver o que os nepentheiros respondem!!
|
18.01.2008(Sex)18:39 |
|
 |
Shinfay
Registrado em: 26.11.2007(Seg)22:50 Mensagens: 81 Localização: Belo Horizonte/ MG
|
Aproveitando a discussão fiquei com uma dúvida, se acontecer o que a Diana Alcantara disse e os ascídeos ficarem sem água em seu interior, teria algum prejuízo para a planta? Tipo, ela conseugiria produzir novamente o líquido digestivo se não for acrescentado água ou o ascídeo iria secar e morrer? Fiquei curioso. 
_________________ Shinfay Growlist / Galeria
|
18.01.2008(Sex)19:58 |
|
 |
Cléo Oliveira
|
Na verdade ela repoem o líquido naturalmente! Mas demora mais..
A parada do ladrão é imediata!! você coloca água em cima e escorre por baixo, por dois orificios que eu nunca consegui achar! Mas dá pra ver nitidamente duas goteiras embaixo dos ascídeos! Até a água chegar em um nível "normal" e daí a goteira acaba! A primeira vez que vi fiquei impressionado!
Ainda, a planta também pode absorver a água dos ascídeos!
Abração
18.01.2008(Sex)21:45 |
|
 |
Nílber
Moderador
Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44 Mensagens: 1863 Localização: Brasil
|
Boas dicas Cléo! Citação: A parada do ladrão é imediata!! você coloca água em cima e escorre por baixo, por dois orificios que eu nunca consegui achar! Mas dá pra ver nitidamente duas goteiras embaixo dos ascídeos! Até a água chegar em um nível "normal" e daí a goteira acaba! A primeira vez que vi fiquei impressionado! Tá uma coisa que não se vê todos os dias!!!!!!!!!!11 
_________________ SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!
Eparema, plantinha desinformada....
|
20.01.2008(Dom)1:20 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Ventania...
É... esse começo de ano está complicado mesmo... ontem deu uma chuvarada por aqui, e os ventos ou os pingos grossos furaram alguns ascídios das neps... uma delas perdeu três dos quatro (caíram das folhas, nunca pensei que isso seria possível)... agora está monojarro... 
|
20.01.2008(Dom)11:35 |
|
 |
Cléo Oliveira
|
Nílber escreveu: Boas dicas Cléo! Citação: A parada do ladrão é imediata!! você coloca água em cima e escorre por baixo, por dois orificios que eu nunca consegui achar! Mas dá pra ver nitidamente duas goteiras embaixo dos ascídeos! Até a água chegar em um nível "normal" e daí a goteira acaba! A primeira vez que vi fiquei impressionado! Tá uma coisa que não se vê todos os dias!!!!!!!!!!11  Mas Nílber, você confirma isso para outras neps? Eu achei isso algo tão inusitado que não pude acreditar na hora. Tive que repetir o teste algumas vezes. Reparei que alguns ascídeos da mesma planta não fazem isso, enquanto outros isso ocorre normalmente. O que acha? Eu cogitei a hipotése de algum bicho ter feito microfuros nos ascídeos e dependendo do nível d'água ali dentro o próprio peso da água forçava ela pra fora pelos micro-orifícios, até um nível onde o "peso" não era suficiente para expulsar a água dali! Mas daí o inseto teria que ter feito os mesmos micro-orifícios em ascídeos diferentes... Mas me confirmem ae, pois eu achei isso muito estranho! Abração
20.01.2008(Dom)20:46 |
|
 |
|