Re: Relação entre folha,cabo e vaso
Rajad escreveu:
Qual é a relação os tamanhos da folha, cabo e vaso das Nepenthes? Sempre achei q quanto mais longo o cabo maior seria o vaso, mas nasceu ha pouco um vaso enorme (o maior até hj) na minha N. Khasiana com um cabo curtinho, de modo que o ascideo não fica pendurado no ar e sim encostado no substrato... seria alguma anomalia?[/b]
Olá, Raul e os demais!
Essa relação de tamanho varia muito de acordo com a idade e a fase da planta. Mas, existem peculiaridades inerentes a cada espécie também.
Quem já viu as fotos que o Nilber fez há algum tempo da
N. rafflesiana var.
nivea que ele cultiva, verá o tamanho exagerado dos cabos dos jarros "lower"!
Quem tem o híbrido
N. x 'Jungle Bells' (aquela planta que o Marcos Ono cultiva como
N. bellii) já deve ter percebido, também, que os cabos são bem compridos em relação ao tamanho dos jarros.
Existe uma espécie "highland" rara chamada
N. glabrata, que tem jarros do tamanho aproximado de um ovo de galinha, mas que vem pendurados em cabos de quase meio metro!
Por outro lado, a
N. ampullaria usa cabos de poucos centímetros para ligar os jarrinhos às folhas.
A
N. albomarginata tem um comportamento curioso em relação ao tamanho dos cabos. Na fase de roseta, produz seus jarros "lower" presos às folhas com cabinhos de 1 a 5 cm... Existe uma variedade dela, conhecida como "spider" (aranha) que tem os jarrinhos dessa fase presos quase que diretamente nas folhas; isso dá realmente um aspecto de uma grande aranha à planta! Já na fase de parreira, quando ela produz as armadilhas "upper", os cabos são de um tamanho dito "normal", sem chamar nenhuma atenção!
Em relação a algumas especies que eu cultivo, em algumas delas, eu percebo que o cabo é ligeiramente mais comprido na fase de parreira, mas sem exageros nessa diferença de tamanho...
Não vejo, portanto, como anomalia um jarro do tipo "lower" com cabo mais curto...
Cléo Oliveira escreveu:
... Mas em geral, plantas maiores (leia-se, mais velhas) produzem vasos maiores...
Eu acrescentaria, ainda: plantas
mais saudáveis produzem jarros maiores!
[ ]'s