Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2025(Dom)9:36

Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Nepenthes wrigleyana vs. N. chelsonii 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Re: Todas as minhas Nepenthes - O retrospecto
Miguel Pandini escreveu:
Alex Moura escreveu:
...
N. x arakawae [alata*(maxima*northiana)]
...
Imagem
...
Imagem
Olá, Alex!
N. x arakawae ??? :shock:
Essa variedade eu ainda não conhecia... Tem certeza que é essa planta mesmo?? De onde ela veio? Ficou atento para não haver troca das plaquinhas de identificação?
Os jarros dela são "a cara" dos da minha N. gracilis "spotted", só que de folhas bem diferentes... E a tampa também tem formato diferente...
Não deixe de mostrar imagens dos jarros maiores, quando ela os produzir! :wink:

Tenho certeza, pelo menos, de que não troquei a identificação. Ela veio do Marcos Ono e numa conversa recente, ele me disse possuir três variedades de N. x arakawae, sendo aquela vermelha, uma que não me recordo agora, e outra que lança jarros bem menores, que acredito ser essa minha. Este mês ainda pretendo visitá-lo novamente e já tiro essa dúvida, se for melhor até levo a planta para ele dar uma olhada. :wink:

Alex Moura escreveu:
...
Xiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!
Isso ainda vai dar muito "pano pra manga"!!!!
Essa tal N. x chelsonii continua dando muita dor de cabeça... E não é pra menos!
Alex, posso dizer, com certeza, que essa aí não é a mesma planta que veio para mim como Nepenthes x chelsonii... E mais, ainda: eu tenho essas duas plantas aqui nomeu cultivo...
Eu já tinha discutido isso em outro tópico, mas trago de volta...

Veja essas duas plantas:

Imagem ... Imagem

Ambas são classificadas como: "Nepenthes x edinensis = [rafflesiana x ((rafflesiana x hirsuta) x (rafflesiana x ampullaria))]", ou seja, cruzamento de N. rafflesiana com N. x chelsonii... A primeira, da esquerda, é procedente da "greenhouse" da Humboldt State University, EUA. Por isso, acredito que esteja bem identificada.

Fica a incógnita da segunda...

A imagem da N. x superba do site "sarracenia.com', que vc citou:

Imagem

E a imagem da N. x superba [(gracilis*khasiana)*(rafflesiana*ampullaria) da USP, feita pelo nosso colega Paulo Minatel:

Imagem

Acho que não resta dúvida que se trata da mesma planta...
E tem uma coisa curiosa, bem visível nessa última foto: há dois padrões diferentes de "salpicado" sobrepostos no corpo do jarro "lower"... Um que consiste no vermelho quase homogêneo alternado pelo verde-amarelado do fundo, e um outro, de manchas grandes, marron-púrpura.

Agora, observe a imagem que é apresentada no site da Humboldt como "lower" da N. x chelsonii:

Imagem

E a imagem da que eu tenho aqui em cultivo, que adquiri do Prof. Dennis Saridakis:

Imagem

Acredito que as duas sejam da mesma espécie... O que acham?
Observem que há um único padrão de "salpicado": o vermelho com o fundo verde-amarelado! O peristômio tem formato diferenciado do da planta anterior, mais no estilo da N. ampullaria... Tampa em formato "V"... E o jarro é bem mais achatado, lembrando o formato da N. rafflesiana, de novo a herança da N. ampullaria nesse cruzamento complexo...

De duas, uma: ou comprei uma planta com o nome errado, ou sou o feliz proprietário de uma das neps mais raras no Brasil!!!

Permanece a incógnita da primeira planta... Depois das imagens que o Alex indicou, passo a acreditar que seja mesmo esse híbrido N. x superba =[(gracilis*khasiana)*(rafflesiana*ampullaria)

Mas, ainda aguardo a informação definitiva!

Abraços a todos!

Legal Miguel, com essas fotos posso realmente excluir a possibilidade de a minha ser a N. x chelsonii, está realmente muito parecida com a N. x superba, mas quero aguardar mais, pois a cada jarro novo, noto uma intensificação de certos detalhes que antes passavam despercebidos.
Vamos acompanhar aí jarro-a-jarro para chegarmos na identificação definitiva hein! rsrs se é que um dia será possível isso... :lol:

12.03.2008(Qua)10:37
Destaque

Mensagem 
Alex! eu já estou ficando louco com esta planta

eu postei a sua foto e em seguida a minha, é a mesma especie só que a planta, da minha namorada, está mais desenvolvida, devido a idade

acompanhe o tópico e aproveite para ver como seus jarros podem vir a ficar :wink:

veja aqui: http://www.cpukforum.com/forum/index.php?showtopic=25960

14.03.2008(Sex)16:39
Destaque

Mensagem 
Essa aqui foi a que mais chegou perto

N. x Wrigleyana is a combination of N. mirabillis and N. rafflesiana x N. ampullaria) and is a cousin of N. x Coccinea and the reverse of N. x Morganiana. ( http://www.alohanepenthes.com/id23.html )

Imagem

14.03.2008(Sex)16:48
Destaque

Mensagem 
Fábio escreveu:
Essa aqui foi a que mais chegou perto ...

Fábio, eu não confio muito em jarro "upper" para identificação segura...
É aquela mesma história do gato em noite sem lua... É sempre pardo...

MIGUEL ANGELO PANDINI

14.03.2008(Sex)17:06
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Fábio escreveu:
Essa aqui foi a que mais chegou perto

N. x Wrigleyana is a combination of N. mirabillis and N. rafflesiana x N. ampullaria) and is a cousin of N. x Coccinea and the reverse of N. x Morganiana. ( http://www.alohanepenthes.com/id23.html )

Boa Fábio! Estive olhando as fotos de N. x wrigleyana no humboldt CP PHOTO FINDER e ela é parecidíssima com a nossa!!!

PS. Pelo menos os "Lowers" são... né Miguel rsrs

14.03.2008(Sex)17:13
Destaque

Mensagem 
Chega a ser cômico essa situação
poderiamos criar um tópico separado apenas para identificar essa doida

14.03.2008(Sex)18:31
Mensagem 
belas neps......................tomara q a minha raflesiana com gracillima um dia fique assim

18.03.2008(Ter)10:18
Destaque

Mensagem 
yuri escreveu:
belas neps......................tomara q a minha raflesiana com gracillima um dia fique assim

Vai ficar yuri :wink: Essa é Nepenthes que cresce mais rápido dentre as minhas!

18.03.2008(Ter)11:47
Destaque

Mensagem 
Alex Moura escreveu:
yuri escreveu:

Vai ficar yuri :wink: Essa é Nepenthes que cresce mais rápido dentre as minhas!

Filho de peixe, peixinho é...!
Ambas as espécies envolvidas no cruzamento são bastante rústicas, e gostam do tempo quente!
Por tabela, o híbrido resultante não fica atrás! :wink:
[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

18.03.2008(Ter)15:15
Perfil Visitar website do usuário
Mensagem 
boas notícias.
mimha raflesiana com gracillima esta no seu terceiro jarro!!!!!!!!!!!!!!!!! :lol:

19.03.2008(Qua)10:14
Responder   [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo