...
Xiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!
Isso ainda vai dar muito "pano pra manga"!!!!
Essa tal
N. x chelsonii continua dando muita dor de cabeça... E não é pra menos!
Alex, posso dizer, com certeza, que essa aí não é a mesma planta que veio para mim como
Nepenthes x
chelsonii... E mais, ainda: eu tenho essas duas plantas aqui nomeu cultivo...
Eu já tinha discutido isso em outro tópico, mas trago de volta...
Veja essas duas plantas:

...

Ambas são classificadas como: "
Nepenthes x edinensis = [rafflesiana x ((rafflesiana x hirsuta) x (rafflesiana x ampullaria))]", ou seja, cruzamento de
N. rafflesiana com
N. x chelsonii... A primeira, da esquerda, é procedente da "greenhouse" da Humboldt State University, EUA. Por isso, acredito que esteja bem identificada.
Fica a incógnita da segunda...
A imagem da N. x superba do site "sarracenia.com', que vc citou:

E a imagem da
N. x superba [(gracilis*khasiana)*(rafflesiana*ampullaria) da USP, feita pelo nosso colega Paulo Minatel:

Acho que não resta dúvida que se trata da mesma planta...
E tem uma coisa curiosa, bem visível nessa última foto: há
dois padrões diferentes de "salpicado" sobrepostos no corpo do jarro "lower"... Um que consiste no vermelho quase homogêneo alternado pelo verde-amarelado do fundo, e um outro, de manchas grandes, marron-púrpura.
Agora, observe a imagem que é apresentada no site da Humboldt como "lower" da
N. x chelsonii:

E a imagem da que eu tenho aqui em cultivo, que adquiri do Prof. Dennis Saridakis:

Acredito que as duas sejam da mesma espécie... O que acham?
Observem que há um
único padrão de "salpicado": o vermelho com o fundo verde-amarelado! O peristômio tem formato diferenciado do da planta anterior, mais no estilo da
N. ampullaria... Tampa em formato "V"... E o jarro é bem mais achatado, lembrando o formato da
N. rafflesiana, de novo a herança da
N. ampullaria nesse cruzamento complexo...
De duas, uma: ou comprei uma planta com o nome errado, ou sou o feliz proprietário de uma das neps mais raras no Brasil!!!
Permanece a incógnita da primeira planta... Depois das imagens que o Alex indicou, passo a acreditar que seja mesmo esse híbrido
N. x superba =[(gracilis*khasiana)*(rafflesiana*ampullaria)Mas, ainda aguardo a informação definitiva!
Abraços a todos!