Autor |
Mensagem |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
 Neps: estacas ou plantas prontas?
Olá, pessoal!
Aproxima-se a chegada da primavera e com ela a temporada de produção de estacas das neps, dentre outras coisas!
Eu gostaria de saber a opinião de vcs, para o caso de permuta/venda de exemplares das minhas neps, o que é mais vantajoso: estacas, ou mudas já pegas e plantadas?
Analisem atentamente as duas opções:
ESTACAS:
Prós: - Facilidade e custo mais baixo de envio, através do PAC dos Correios (dispensa o uso do SEDEX e permite muitas num mesmo pacote, por causa do baixo peso); - Proporciona o prazer de produzir a própria planta.
Contras: - Muitos não tem experiência com reprodução por estacas, e teriam dificuldades. - Não há garantia de brotamento da estaca, visto que esse processo é de responsabilidade exclusiva do adquirente (não há reversão do negócio em caso de perda da estaca).
PLANTAS BROTADAS E PLANTADAS:
Prós: - A planta já sai pronta para continuar o cultivo, sem o risco do não brotamento, ou de a planta interromper o desenvolvimento.
Contras: - O custo de envio mais alto: a expedição de uma neps necessita do SEDEX (a menos que o adquirente queira correr o risco por sua conta), que é o meio mais seguro da planta chegar viva e em boas condições. Nesse caso, o peso do substrato e do vaso aumentam o valor.
Obrigado por opinar!
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
Editado pela última vez por Miguel Pandini em 29.08.2008(Sex)15:11, em um total de 2 vezes.
|
29.08.2008(Sex)14:58 |
|
 |
dion
Site Admin
Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19 Mensagens: 942 Localização: Agudos-SP
|
Ola Pergunta dificil em?? rsrsrs bom prefiro a estaca.
abçs
_________________ André de Oliveira [url]growlist[/url] / Galeria de foto
|
29.08.2008(Sex)15:06 |
|
 |
Ivaldo Cavalcante Junior
Destaque
Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35 Mensagens: 1166 Localização: Maceió - Alagoas
|
Olha Miguel,
Para mim as estacas vão ficar muito mais baratas. Sem dúvida a questão da experiência vai pesar muito para aqueles que estão iniciando, mas acho que de uma forma ou de outra eles tb só aprenderão tentando e fazendo o processo por completo. Terei também estacas para fornecer e estarei a disposição dos que precisarem para esclarecimentos sobre o processo.
_________________ Ivaldo Cavalcante Junior Biólogo - Maceió Carnívoras
Minha Growlist
|
29.08.2008(Sex)15:41 |
|
 |
PHD Pereira
Destaque
Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
|
Eu preferia estacas, não é tão certo como as mudas já pegadas mas indiscutivelmente é melhor que sementes. ou seja é o meio termo!
_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List
|
29.08.2008(Sex)16:01 |
|
 |
Jonathan Ferreira
Destaque
Registrado em: 14.04.2008(Seg)17:49 Mensagens: 303 Localização: Niterói, Rio de Janeiro
|
Acho legal o fato de que as estacas sejam mais baratas, mas em compensação, iniciantes como eu não sabem como fazer a estaquia, e pelo que vi não tem nenhum tópico detalhado sobre esse assunto no forum.
Att Jonathan
_________________ Plantas Carnívoras: o Império verde contra-ataca. GrowList
|
29.08.2008(Sex)16:27 |
|
 |
Edirlessandro Arruda
Destaque
Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26 Mensagens: 663 Localização: Camocim-CE
|
Para mim sem dúvida o meio mais barato de adquirir uma nep é pela estaca,é como o Ivaldo falou vc só aprende errando,Miguel vou ficar de olho nestas estacas  ,será que em setembro vc tem essas estacas?
|
29.08.2008(Sex)17:12 |
|
 |
Alex Moura
Destaque
Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09 Mensagens: 711 Localização: São Paulo - SP
|
Na minha opinião: Estacas.
Creio que fique mais cômodo para o cultivador que tem a planta-mãe. Ele não precisa se preocupar com substrato, espaço para o cultivo (para aqueles que não o tem), tempo dispensado aos cuidados, etc... todo esse processo pode acabar desanimando um cultivador mais experiente que já tem dezenas ou até uma centena de outras plantas para se dedicar. Enfim... acho que as estacas torna o processo de troca mais rápido em detrimento dos outros aspectos já citados no tópico, mas eu preferiria, sem dúvidas, tanto enviar como receber estacas.
|
29.08.2008(Sex)19:59 |
|
 |
Pedro Batalha
Destaque
Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32 Mensagens: 534 Localização: Niterói-RJ
|
Também voto nas estacas, pela praticidade, no entanto nessa primavera talvez isso venha a ser um problema para mim, uma vez que por um motivo de força maior tive que estaquear minha nep mais cedo e elas já estão brotando... ainda tenho que analisar se conseguirei mais estacas, talvez sim, talvez não... Miguel, um desses brotos já está reservado para você, mas qualquer coisa combinamos por MP...
29.08.2008(Sex)20:19 |
|
 |
Vitor Albuquerque
Destaque
Registrado em: 10.12.2006(Dom)15:43 Mensagens: 268 Localização: Brasília
|
Olás! Eu vou votar nas plantas enraizadas porque acho que as Neps podem resistir a 10 dias de viagem tranquilamente! Pensem no tempo que essas mudas levaram pra chegar da Europa até aqui: pelo menos 15 dias contando por baixo. Sendo assim, sai o mesmo preço que a estaca (para poucas mudas), é mais rápido pra crescer, e não se corre o risco de perder a estaca (que sempre existe). Se você estiver fazendo uma troca de plantas comuns, a troca por estacas também é muito aceitável pois como o Alex disse trocar as mudas pode dar um trabalho que não vale à pena. Mas se for uma muda de N. rajah por uma de N. veitchii, eu preferiria trocar plantas e ainda pagar o sedex!!! Abraços, Vitor Albuquerque
|
29.08.2008(Sex)22:25 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10 Mensagens: 1338 Localização: Sertãozinho-SP
|
Haha por uma N. rajah ate eu pagaria o sedex!!!
Eu votei nas estacas...sai mais barato...
Abraços
_________________ Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:
http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3
Growlist Bruno Garcia:
viewtopic.php?f=24&t=2907
|
30.08.2008(Sáb)9:16 |
|
 |
|