Autor |
Mensagem |
Bruno Garcia
Destaque
Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10 Mensagens: 1338 Localização: Sertãozinho-SP
|
 Duvida-Transplanto ou não minha N. alata?
Olá galera, está chegando a primavera-verão e nessa epoca transplantamos nossa plantinhas e/ou fazemos mudas delas... Pois bem, minha N. alata está num vaso mto pequena pra ela e nessa epoca estava penssando em transplanta-la...mais a bendita resolveu dar seu 1 jarro bem agora quando eu ia transplanta-la.
Agora me surgiu a pergunta, se eu tranplanta-la agora(antes dela terminar de formar o jarro) ela vai abortar esse jarrinho???
Oque vcs me sugerem, esperar ela acabar de forma o jarro pra depois transplnata-la?
Abraços
_________________ Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:
http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3
Growlist Bruno Garcia:
viewtopic.php?f=24&t=2907
|
29.08.2008(Sex)18:21 |
|
 |
Clayton
Destaque
Registrado em: 13.08.2006(Dom)15:14 Mensagens: 344 Localização: Curitiba, Paraná
|
Não tenho experiência com Nepenthes, mas cuidado porque as raízes são sensíveis e frágeis, e não se pode ver o tamanho do vaso pelo tamanho da planta, ela desenvolve-se muito podendo alcançar metros de altura.
_________________ Até mais,
Clayton.
Growlist e Wishlist
|
29.08.2008(Sex)18:49 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
|
Hm... isso das raizes eu sabia...pretendia só mudar de vaso..conservar esse substrato atingo e prenecher com novo... Ela ta chegando a tombar por causa do jarrinho que ta formando...tinha que enterra mais ela...o tronquinho da estaca ta pra fora...
Abraços
Growlist Bruno Garcia:
|
29.08.2008(Sex)18:53 |
|
 |
Clayton
Destaque
Registrado em: 13.08.2006(Dom)15:14 Mensagens: 344 Localização: Curitiba, Paraná
|
Se você tirar todo o substrato e preencher com um substrato semelhante ela provavelmente nem vai sentir.
Se ocorrer algum acidente você pode atrasar o desenvolvimento da planta, mas acho difícil que ela morra, só se você danificar muito as raízes.
_________________ Até mais,
Clayton.
Growlist e Wishlist
|
29.08.2008(Sex)19:08 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
|
então acho que só tirando o tufo de substrato e plantando de novo num tem problemas...
Oque eu nãoq uero memso é que ela pare de formar o jarro que demora mais de 6 meses pra começar a formar
Obrigado Clayton
Abraços
Growlist Bruno Garcia:
|
29.08.2008(Sex)19:10 |
|
 |
dion
Site Admin
Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19 Mensagens: 942 Localização: Agudos-SP
|
Ola Garcia, pode trasnplantar sim, não mexa no substrato dele.
faz o seguinte pega um faca e com cuidado passa ela na borda, somente pra soltar o substrato do vaso, depois com cuidado vc coloca ela de ponta cabeça e puxa com mais cuidado ainda pra tirar ela do vaso. se vc fizer dereito o substrato vai sair com tudo, depois vc coloco no vaso maior.
vc sabe montar o vaso pra colocar??
abçs
_________________ André de Oliveira [url]growlist[/url] / Galeria de foto
|
29.08.2008(Sex)19:36 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
|
A isso eu sei sim andré, vou completa com fibraxaxin e sphagnun...
Vou tenta planta ela mais pra baixo...
Abraços
Growlist Bruno Garcia:
|
29.08.2008(Sex)19:42 |
|
 |
awiller
Registrado em: 14.08.2008(Qui)18:51 Mensagens: 40 Localização: Curvelo - MG
|
Bom dia Garcia, estou com o mesmo problema que você pois miha N. alata esta em um vaso pequeno e cheia de jarros novos, mas eu cai na besteira de coloca-la por cima de um outro vaso que ja estava pendurado, ai você ja viu não é? Ela inrraizou no vaso de baixo e pra tira-la de la sem quebrar a raiz só com reza brava  . Mas eu vou ter que fazer o transplantio de qualquer forma. Olha eu acho que não ira atrapalhar o desenvolvimento pelo fato de que você vai transplantar com o substrato anterior e apenas completar, mas se você quiser esperar 2 a 3 semana pro transplantio... Abs, Alan Willer.
|
30.08.2008(Sáb)7:42 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
|
É vou transplantar hj mesmo... Vou tirar todo o substrato e depois completar... Eita ela enrraizo no vaso de baixo awiller??? Não vou esperar, por que depois vai começa as provas ai vou te que ficar estudando ai fico sem tempo pra isso...
Abraços
Growlist Bruno Garcia:
|
30.08.2008(Sáb)8:15 |
|
 |
awiller
Registrado em: 14.08.2008(Qui)18:51 Mensagens: 40 Localização: Curvelo - MG
|
Infelismente sim, não vejo outra opção se não cortar o vaso, antes ele do que ela. A minha sorte é que o substrato do vaso de baixo era para uma xerofila entao é quase somente areia e um pouco de xaxim. Vou transplantar assim que puder. Vou ter que colocá-la em um vaso bem maoir, as raizes dela estão bem grandes e seria loucura podá-las. Vocês ja viram isso, as raizes que passaram para o outro vaso se entrelassaram como se fossem cordas, bom ver que ela esta com a força toda. Abs, Alan Willer.
|
30.08.2008(Sáb)14:32 |
|
 |
|