Autor |
Mensagem |
Samuel K.
Registrado em: 31.01.2007(Qua)11:07 Mensagens: 48 Localização: São Leopoldo - RS
|
 Umidificador de ar
Olá, Estou a procura de algum aparelho que me ajude na manutenção da umidade do ambiente onde cultivo minhas nepenthes. O ambiente possui aproximadamente 4x2. Tendo em vista este objetivo, encontrei alguns umidificadores de ar que se propõem a resolver este problema. Minha maior dúvida consiste na hipotese de que estes aparelhos podem acabar prejudicando as plantas, ao invés de ajuda-las. Segue abaixo dois dos quais se enquadram melhor na minha proposta. Se possível analisem e me indiquem o melhor (ou alguma outra idéia): O produto do link abaixo utiliza bicarbonoto de sódio para produzir a neblina, existe algum problema em relação a isto? É possível a neblina carregar residuos do bicarbonato? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84912439-_JMComo segunda opção, encontrei o produto descrito no link abaixo. Este apesar de sem um pouco mais caro, em uma análise não tão criteriosa, não possui problemas em relação a forma de produção da neblina... http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84792821-_JMDesde já, agradeço a atenção. Abraço a todos 
_________________ When nothing more left to burn you have to set yourself on fire!!!!!
|
24.11.2008(Seg)22:46 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Olá Samuel ! se não estou enganado, vi um aparelho como esse do segundo anúncio, funcionando em um aquário, numa loja aqui perto... perguntei ao vendedor se ele se prestaria a umidificar a minha estufa, mas ele ficou me olhando como quem não está entendendo muita coisa, então não arrisquei... mas acho que, pelo tamanho da sua estufa, o umidificador terá de ser bem potente... Vc já pensou em um sistema de irrigação automático ? dependendo do clima da região, do revestimento da estufa e da captação da água, sai muito mais barato e funciona ! é só usar irrigadores que "vaporizem" em vez dos que molham... Eu uso em minha estufa irrigadores modelo "neblina", justamente para as nepenthes, e funciona muito bem - e olha que a estufa é revestida apenas de sombrite, sem plástico ! Um abraço.
|
25.11.2008(Ter)7:54 |
|
 |
Heitor
Registrado em: 11.07.2008(Sex)13:30 Mensagens: 38 Localização: Goiás
|
 Umidificador de ar
"O produto do link abaixo utiliza bicarbonoto de sódio para produzir a neblina, existe algum problema em relação a isto? É possível a neblina carregar residuos do bicarbonato? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84912439-_JM " O bicabornato de sódio irá "alcalinizar" o ambiente, ou seja, o PH vai subir, o que não é recomendável para a maioria das carnívoras (salvo as pinguiculas). Também, o bicarbonato é uma base com efeito corrosivo, inclusive sobre metais. Heitor
|
25.11.2008(Ter)9:11 |
|
 |
nivaldo falcao
Destaque
Registrado em: 01.04.2008(Ter)12:19 Mensagens: 571 Localização: Campina Grande-PB
|
com certeza esses dois umidificadores que você colovou não suporta o tamanho da sua estufa, e esse segundo e para umidificar terrarios, tenho uma estufa para minhas pcs e uso um micro-aspersor nebulizador, que tem dado muito resultado, acho que no seu caso ficaria melhor um desse. abaixo tem dois links, o do meu projeto e o de phd pereira que fez uma estufa tambem usando aspersores. estufa nivaldo falcao http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-3865.htmlestufa phd pereira http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-3627_s-0.html?postdays=0&postorder=ascpara estufa maiores acho que esse tipo de aspersores seja o mais indicado.
|
25.11.2008(Ter)9:26 |
|
 |
Samuel K.
Registrado em: 31.01.2007(Qua)11:07 Mensagens: 48 Localização: São Leopoldo - RS
|
 Aspersores...
Olá pessoal, Francisco Eduardo escreveu: Eu uso em minha estufa irrigadores modelo "neblina", justamente para as nepenthes, e funciona muito bem - e olha que a estufa é revestida apenas de sombrite, sem plástico ! Um abraço. Irrigador do modelo neblina? Do que se trata? Obrigado pela resposta. Heitor escreveu: O bicabornato de sódio irá "alcalinizar" o ambiente, ou seja, o PH vai subir, o que não é recomendável para a maioria das carnívoras (salvo as pinguiculas). Também, o bicarbonato é uma base com efeito corrosivo, inclusive sobre metais. Heitor Obrigado Heitor! * Bom, na realidade eu já havia pesquisado os aspersores, porém, não me atraiu muito a idéia de praticamente inundar (ok, exagerei um pouco  ) o ambiente. Pelo que percebi (por favor, me corrijam se eu estiver errado), os aspersores produzem praticamente o efeito de um borrifador. Procuro uma solução que não encharque o ambiente e sim aumente e muito a umidade. Com relação aos aspersores. Nas estufas de vocês, foi criado algum tipo de sistema com timer ou afins para automatizar o sistema de regas?? Agradeço a todos pela atenção. Abraço 
_________________ When nothing more left to burn you have to set yourself on fire!!!!!
Editado pela última vez por Samuel K. em 25.11.2008(Ter)19:39, em um total de 2 vezes.
|
25.11.2008(Ter)19:30 |
|
 |
Edirlessandro Arruda
Destaque
Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26 Mensagens: 663 Localização: Camocim-CE
|
Com certeza Samuel,seria bom ter um timer para vc programar o tempo de rega e o horario que se deve regar,futuramente vou fazer um projeto com aspersores ou nebulizadores.
|
25.11.2008(Ter)19:35 |
|
 |
PHD Pereira
Destaque
Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
|
 Re: Aspersores...
Samuel K. escreveu: * Bom, na realidade eu já havia pesquisado os aspersores, porém, não me atraiu muito a idéia de praticamente inundar (ok, exagerei um pouco  ) o ambiente. Pelo que percebi (por favor, me corrijam se eu estiver errado), os aspersores produzem praticamente o efeito de um borrifador. Procuro uma solução que não encharque o ambiente e sim aumente e muito a umidade. Com relação aos aspersores. Nas estufas de vocês, foi criado algum tipo de sistema com timer ou afins para automatizar o sistema de regas?? Agradeço a todos pela atenção. Abraço  Bem, num é bem inundar o ambiente, isso vai de acordo com o tempo em que os aspersores ficam ligados.... Eles produzem um efeito de borrifador, as neps e outras pcs adoram, minha nep albomarginata resolveu até a lançar vasos depois que foi pro novo ambiente! E olha que ela estava muito mirrada! (fotos em breve!) Na minha estufa eu ainda não adaptei o esquema de timer, a construção da estufa estrapolou muito o orçamento inicial! rsrs Como lá em casa a agua utilizamos é proveniente de cisterna com bomba que é ligada todo dia, foi desnecessario colocar o timer, mas devo coloca-lo para caso de viagens e afins. O Francisco Eduardo tem mais experiencia com o uso do timer. Abraços
_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List
|
26.11.2008(Qua)13:39 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Timmer
Olá PHD ! olá Samuel ! quanto à "experiência" no uso do timmer, ela se limita à instalação de um único aparelho - o meu... rsrsrsrsrsrsrs... mas tem funcionado muito bem ! acho melhor borrifar a instalar um umidificador, porque não vejo como um modelo normal funcionar em uma estufa - acho que, para isso, teria de ser um daqueles profissionais como os do Jardim Botânico, mas devem custar muito caro !
|
26.11.2008(Qua)14:24 |
|
 |
Lucas Laroc
Registrado em: 29.10.2008(Qua)13:28 Mensagens: 300 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
desculpem a demora...mas com prometido as fotos da minha "caixa"  Nebulizador funcionado!  Caixa intera  espero que gostem!
|
27.11.2008(Qui)6:20 |
|
 |
Edirlessandro Arruda
Destaque
Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26 Mensagens: 663 Localização: Camocim-CE
|
Legal,mas tem alguma pc lá dentro ou é só sphagnum?a unica luz é essa artificial?
|
27.11.2008(Qui)7:57 |
|
 |
|