Autor |
Mensagem |
Pedro Emidio
Destaque
Registrado em: 09.10.2008(Qui)22:29 Mensagens: 244 Localização: Fortaleza-CE
|
 Adaptação de N tentaculata
Caros amigos nepentheiros, Recebi, há aproximadamente 15 dias, uma muda de Nepenthes tentaculata que foi comprada do Sr Ono. Essa muda, bem como as outras, foi colocada dentro de um aquário parcialmente vedado com filme plástico, onde são borrifadas mais de uma vez por dia. Todavia, notei que as folhas dela estão secando muito rapidamente. Após procurar no fórum, usando a famigerada ferramenta de busca, não encontrei tópico sobre esse assunto e resolvi colocar uma foto comparativa para acompanharmos o caso e, se possível, aplicar alguma medida emergencial.  A foto da direita é a mais recente. Obrigado pela ajuda, Abraço, Pedro Emidio
_________________ "Seríamos bem melhores se não quiséssemos ser tão bons." Sigmund Freud
|
26.11.2008(Qua)0:43 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
Olá, Pedro! Eu aconselho vc retirar ela de dentro do aquário, pois pode ser que o substrato dela esteja úmido demais. Para essas neps mais radicais, o ambiente deve ser bem úmido, mas não o substrato. Começou a acontecer isso com a minha N. veitchii e retirei correndo. E estou aguardando o resultado. Depois de retirar a planta, diminua radicalmente as regas do substrato, também. [ ]'s
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
26.11.2008(Qua)7:23 |
|
 |
Pedro Emidio
Destaque
|
Miguel, posso borrifar apenas as folhas?? Obrigado pela ajuda. Abraço, Pedro.
_________________ "Seríamos bem melhores se não quiséssemos ser tão bons." Sigmund Freud
|
26.11.2008(Qua)12:12 |
|
 |
PHD Pereira
Destaque
Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
|
Pedro Emidio escreveu: Miguel, posso borrifar apenas as folhas?? Obrigado pela ajuda. Abraço, Pedro. É isso que ele quiz dizer, ela gosta der umidade mas suas raízes frágeis apodrecem com o acumulo de agua! borrife só nas folhas e melhore a drenagem do vaso! boa sorte! abraços
_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List
|
26.11.2008(Qua)13:22 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
PHD Pereira escreveu: Pedro Emidio escreveu: Miguel, posso borrifar apenas as folhas?? Obrigado pela ajuda. Abraço, Pedro. É isso que ele quiz dizer, ela gosta der umidade mas suas raízes frágeis apodrecem com o acumulo de agua! borrife só nas folhas e melhore a drenagem do vaso! boa sorte! abraços Correto!
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
26.11.2008(Qua)13:52 |
|
 |
nivaldo falcao
Destaque
Registrado em: 01.04.2008(Ter)12:19 Mensagens: 571 Localização: Campina Grande-PB
|
se for colocar num terrario coloca ele em uma vaso, enterrado no substrato do terrario assim as raizes não ficam em contato direto com o substrato do terrario e vc tem mas controle com relacao a umidade das raizes, por enquanto deixa ela fora e não esqueça de colocar bolinhas de argila expandida no vaso para melhorar a drenagem.
|
26.11.2008(Qua)14:11 |
|
 |
Ivaldo Cavalcante Junior
Destaque
Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35 Mensagens: 1166 Localização: Maceió - Alagoas
|
Poderá usar tb brita bem lavada, ajuda e muito na drenagem.
_________________ Ivaldo Cavalcante Junior Biólogo - Maceió Carnívoras
Minha Growlist
|
26.11.2008(Qua)15:16 |
|
 |
dion
Site Admin
Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19 Mensagens: 942 Localização: Agudos-SP
|
Ola Pedro, pra endender a historia toda vc começa ver desde da primeira pag. separei essa pagina do tópico do miguel pra vc ver. http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-1408_s-40.html?postdays=0&postorder=asc&highlight=estufae tbm pra mim poder fazer o comentario a seguir: Acrescentando no projeto, um pano. Coloca na estufa com uma cortina e na base ficaria em contato com a agua, assim o pano ficaria sempre umido e proporcionaria mais umidade a planta. vc tem que ter cuidado em não deixar o vaso em contato com a agua, se sua estufa for alta então vc coloca bastante argila lavada, e depois coloca agua ate uma certa altura fazendo com que o pano fica nessa agua. aqui tenho um aquario de beta pequeno com uma N.ampullaria que ja vai sair dele, nesse aquario coloquei um pratinho de agua, mas sem agua para isolar o vaso da agua. tbm utilizei um pote para colocar a N. albomarginata do mesmo modo acima. aqui eu molho o substrato uma vez por semana, borrifo uma vez a cada dois dias. as plantas gostaram. detalhe ambas pegam um pouquinho de sol. depois se quiser posto fotos delas. abçs
_________________ André de Oliveira [url]growlist[/url] / Galeria de foto
|
26.11.2008(Qua)20:22 |
|
 |
Pedro Emidio
Destaque
|
 Medidas iniciais
Dion, Obrigado pelo apoio. De início, vou seguir a dica do Miguel e retirar a planta do aquário para que o substrato seque um pouco. Após isso, ela voltará para a "estufa". Mto Boa a idéia do pano. Com ctz é mto útil. Em breve, colocarei mais fotos da planta. Espero que ela melhore. Abraço, Pedro Emidio
|
26.11.2008(Qua)21:22 |
|
 |
Pedro Emidio
Destaque
|
 Cubos de gelo para redução de temperatura noturna
Miguel, Ao pesquisar na wikipedia, descobri que a N. tentaculata é intermediate/highlander. Será que se eu colocasse cubos de gelo (somente à noite) dentro de um aquario fechado para simular a queda de temperatura noturna ajudaria na recuperação dela?? Abraço, Pedro Emidio
|
27.11.2008(Qui)19:33 |
|
 |
|