Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 12.05.2025(Seg)7:45

Responder  [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Podas das neps 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Podas das neps
Olá ! estou com uma dúvida: sei que devo podar as folhas secas das neps - e venho fazendo isso, sem problemas.
Mas, e quanto àqueles ascídios que estão meio secos e meio verdes ainda ? devo mante-los até que sequem ou devo poda-los para que não comprometam a folha (se é que isso acontece) ? enfim, devo manter a poda apenas do que já esteja inteiramente seco ou posso me antecipar ?
Outra dúvida: quando há uma folha ainda viva com um ascídio seco na ponta, devo retirar o ascídio ou deixo até que a folha seque também ? no caso de poder tirar, corto na haste próxima à folha ou próxima ao ascídio ?
Me desculpem o monte de perguntas, mas sempre tive essas dúvidas !
Grande abraço a todos.

30.12.2008(Ter)13:02
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem Re: Podas das neps
Francisco Eduardo escreveu:
Olá ! estou com uma dúvida: sei que devo podar as folhas secas das neps - e venho fazendo isso, sem problemas.
Mas, e quanto àqueles ascídios que estão meio secos e meio verdes ainda ? devo mante-los até que sequem ou devo poda-los para que não comprometam a folha (se é que isso acontece) ? enfim, devo manter a poda apenas do que já esteja inteiramente seco ou posso me antecipar ?
Outra dúvida: quando há uma folha ainda viva com um ascídio seco na ponta, devo retirar o ascídio ou deixo até que a folha seque também ? no caso de poder tirar, corto na haste próxima à folha ou próxima ao ascídio ?
Me desculpem o monte de perguntas, mas sempre tive essas dúvidas !
Grande abraço a todos.

Francisco;

Muitos amigos aqui do forum preferem esperar até que os ascídios e as folhas sequem totalmente para eliminá-las. Eu uso um critério diferente; vou retirando os ascídios assim que secam completamente e deixo as folhas que estão verdes e saudáveis. Quando as folhas começam a secar eu as retiro e não espero que sequem totalmente, mas adoto o seginte critério: conto a quantidade de ascídios e folhas para poder fazer a retirada. Quando tenho os ascídios em excesso ou numa quantidade razoável que não prejudique a planta eu corto os secos ou os atrofiados. Não aconselho vc cortar se tiver poucos, nem com poucas folhas. Na verdade vc deve observar o comportamento das suas plantas e ver de que forma irá atender às necessidades delas (temperatura, umidade e etc.). O clima aqui no bairro que moro favorece o crescimento e desenvolvimento das Nep´s; espero que com vc aconteça o mesmo.

Minha Growlist

30.12.2008(Ter)15:42
Destaque

Mensagem Melhor contextualizando
Olá ! melhor contextualizando a pergunta: será que os ascídios das fotos abaixo ainda são úteis para as plantas ? ou posso corta-los ?

Imagem

Imagem

Imagem

30.12.2008(Ter)23:00
Destaque

Mensagem 
Pode cortar sim; não vão ter mais nenhuma função na captura dos insetos.

Minha Growlist

31.12.2008(Qua)15:57
Destaque

Mensagem 
Ok, Ivaldo ! mas corto rente ao ascídio ou rente à folha (ou seja, deixo aquele talinho que prende o jarro na folha ou não) ? grande abraço.

31.12.2008(Qua)16:41
Destaque

Mensagem 
Aqui não corto esses ascídios secos pela metade não... apenas os que estam completamnte secos! Tirando o aspecto estético, não vejo necessidade disso...
Abraços!

31.12.2008(Qua)16:44
Destaque

Mensagem 
Olá Pedro ! minha cruel dúvida é: eles não servem mais para nada (nem para a hidratação da planta), servem ainda para alguma coisa - mesmo não sendo a captura de insetos - ou, pior, podem estar prejudicando o crescimento da planta (como qualquer folha seca) ou propiciando o aparecimento de fungos, pragas, etc ?

31.12.2008(Qua)16:50
Destaque

Mensagem 
Francisco Eduardo escreveu:
Olá Pedro ! minha cruel dúvida é: eles não servem mais para nada (nem para a hidratação da planta), servem ainda para alguma coisa - mesmo não sendo a captura de insetos - ou, pior, podem estar prejudicando o crescimento da planta (como qualquer folha seca) ou propiciando o aparecimento de fungos, pragas, etc ?

Oi, Francisco!
Não servem mais para capturar insetos, mas vão continuar digerindo as presas que já estão no fundo do ascídio, portanto, alimentando a planta enquanto estiverem ainda com partes verdes. E numa neps saudável, não há risco de aparecerem fungos.
A decisão de cortar é bem simples: se o seu exemplar está com poucas folhas e consequentemente com poucas armadilhas, eu deixaria como estão até secarem totalmente, pois vão ajudar à planta. Caso contrário, corte junto ao final da folha, sem medo!
[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

31.12.2008(Qua)17:19
Destaque

Mensagem 
Olá Miguel ! uma vez mais, muito obrigado pela ajuda ! não sei o que seria das minhas neps sem os seus conselhos (começou no ano passado, com a lição sobre como mudar uma nep de vaso, lembra ?) ! vou fazer exatamente dessa forma ! grande abraço !

01.01.2009(Qui)5:56

Mensagem 
a minha Nepenthes tem um corportamento assim cresce um ascidio e depois dois não se formam 1 sim e 2 não e quando começa a secar e metade de uma vez e depois metade da metade que ficou. Uma vez fungou um e tirei imediatamente e oum outro não deixe o fungo seco e o ascidio não apodreceu e nem ficou fedido.

20.02.2009(Sex)12:39
Responder   [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo