Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 12.05.2025(Seg)14:53

Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Nepenthes: Raizes danificadas 
Autor Mensagem

Mensagem Nepenthes: Raizes danificadas
Para Nepenthes cpm raizes danificadas, eu devo dar a elas bastante umidade certo?
Mas queria saber se adubos foliares beeem diluidos ajudam ela
Alguem pode me ajudar , qual adubo usar em que proporção, e se isso faria bem no estado delas?
As plantas que estão assim, tão a mais ou menos um mês assim, "paradas" , só tava dando bastante umidade até agora, mas e agora oquê faço para acelerar o processo??

30.03.2009(Seg)13:56
Destaque

Mensagem 
Uma vez tive uma experiência assim aqui... E foi justamente quando eu estava recomeçando com o hobby há 1 ano e meio mais ou menos... A planta demorou muito para começar a produzir folhas e jarros novamente, uns 5 meses pelo menos... não quer dizer que seja o seu caso, mas o que posso te dizer é que você tem que ter paciência. Enquanto ela estiver verde, ela está viva, e tem chances de se recuperar.
Quanto ao adubo, não posso dizer nada...

30.03.2009(Seg)14:09
Perfil Visitar website do usuário
Moderador

Mensagem Matheus
Acho que deveria tomar muito cuidado com adubos foliares, pois eles, na maioria das vezes, são compostos por enxofre e cobre, e essas duas substâncias são extremamente tóxicas as carnívoras, independente de qual espécie.

Uma planta estressada não pode receber adubo foliar, já vi muitas orquídeas que foram recém transplantadas (+/- 20 dias) e receberam adubo foliar mais diluído que o recomendado, e mesmo assim tiveram folhas queimadas.

Abraço.

30.03.2009(Seg)14:18

Mensagem 
Ok então, obrigado!
Agora é assim: esperar...

30.03.2009(Seg)14:21
Destaque

Mensagem 
Olha Matheus; deixa que o tempo vai reestruturar sua planta.

Minha Growlist

30.03.2009(Seg)15:23
Destaque

Mensagem 
Olá Matheus ! é um engano que quase sempre se comete, o de adubar uma planta que está sendo transplantada... uma vez li, no site sobre bonsais de algum cultivador experiente, uma analogia que se aplica perfeitamente ao nosso caso. Dizia ele: "quando estamos doentes, comemos sopinha, e não feijoada ! o mesmo se dá com as plantas em recuperação".
Ou seja, umidade e água - bastante água ! isso e o tempo vão cuidar de restabelecer a saúde de sua planta !
Além disso, a não ser que vc esteja conduzindo um experimento controlado, acho temerário colocar qualquer quantidade de adubo nas PCs. Acho que, para elas, adubo mesmo só pequenos insetos. Mas isso elas conseguem sozinhas melhor do que com a nossa ajuda !
Grande abraço.

31.03.2009(Ter)6:40
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Então... bastante água...
Eu uso pratinho com água em todas minhas nepenthes, menos a ventricosa (essa não pode), posso usar com essas com as raizes fracas?? (eu sei que a s espécies danificadas podem com pratinho)

31.03.2009(Ter)13:13
Destaque

Mensagem 
Aproveitando o tópico...
Preciso da ajuda de vc's, minha família meio que revoltou com minha N. gracilis e começaram a derrubar a coitada! rsrsrsr
Falando sério agora, ela foi derrubada(sem querer querendo) pelo meu pai, meu irmão, minha mãe, e meu outro irmão.. isso em dois dias.. 4 quedas seguidas!

Apartir daí, secou todos os jarros, menos o que estava em formação(que abriu e ta bem bonito).
Porém a "base" dela começou a secar também.. a "estaca" dela já veio meio estranha, e agora eu não sei o que faço.
Segue algumas fotos para vc's verem o que esta acontecendo:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Gostaria de saber o que eu faço com ela..

12.04.2009(Dom)18:40

Mensagem 
Rafael olha a que conhecidencia, meus gatos derrubaram minha N. anamensis e quebraram ela inteira, no fim virou estaca i.i ela tava tao grandinha em compensação com as que eu compro do Marcos, aiai... mais ela volta :)
Fora os pequenos estragos que eles fizeram na N. arakawae , tao bonita nunca deichou de fazer um jarro, agora perdeu metade de folha, arranhadas as que sobraram , e um jarrinho em formação, já a anamensis perdeu quase tudo '-'
Se eu fosse você essa gracilis virava estacas, é triste ver uma planta toda machucada e arranhada uma vez, e duas entao é muito ruim, mas não tem como voltar atras , e entao é isso ai, corta enquanto ha tempo.

Melhoras pras nossas Neps :D
Obs.: As plantas de raiz machucadas já tao voltando (tao quase :) )

12.04.2009(Dom)18:53

Mensagem 
Dornie :P , será que os jarros n apodreceram por causa do liquido acido dos jarros que vazaram?? Eu sei que se furar o jarro ou vazar ele corroi a estrutura, acho que é pq a superfície externa o jarro n tem proteeção.

12.04.2009(Dom)19:11
Responder   [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo