|
Página 1 de 1
|
[ 8 mensagens ] |
|
Autor |
Mensagem |
Rafa
Registrado em: 22.02.2009(Dom)6:39 Mensagens: 93 Localização: Europa - PORTUGAL
|
 Multiplicação
Já vi aqui no forum dois processos diferentes de multiplicação de Nepenthes:
-Estacas, no qual se retiram "pedaçoos" de Nepenthes e se colocam em condições propícias ao enraisamento. -Air-Layering: no qual se faz uma mergulhia num rebento lateral com musgo, de modo a obter uma planta independente mas alimentada pela planta mãe enquanto ainda não era separada.
Perguntas:
1ª: Os processos acima são, em resumo, aquilo que expliquei, certo?? 2ª: Nas estacas, esses pedaçinhos são do caule principal, isto é, é o caule principal que é cortado de três em três nós, e todo esse procedimento?? 3ª: No Air-Layering, onde nascem aqueles brotos que são cortados?? É no caule principal??
Abaixo mostro um esboço onde explico aquilo que considero "caule principal":
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=Pq2ljgCr][img]http://www.postimage.org/Pq2ljgCr.jpg[/img][/url]
|
18.04.2009(Sáb)18:10 |
|
 |
Pedro Batalha
Destaque
Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32 Mensagens: 534 Localização: Niterói-RJ
|
 Re: Multiplicação
Rafa escreveu: Já vi aqui no forum dois processos diferentes de multiplicação de Nepenthes: -Estacas, no qual se retiram "pedaçoos" de Nepenthes e se colocam em condições propícias ao enraisamento. -Air-Layering: no qual se faz uma mergulhia num rebento lateral com musgo, de modo a obter uma planta independente mas alimentada pela planta mãe enquanto ainda não era separada. Perguntas: 1ª: Os processos acima são, em resumo, aquilo que expliquei, certo?? Isso aí!2ª: Nas estacas, esses pedaçinhos são do caule principal, isto é, é o caule principal que é cortado de três em três nós, e todo esse procedimento?? Pode ser feito em qualquer caule, tanto no que se consideraria o principal, quanto nos laterais... isso depende de você (número que estacas que quer fazer, condições do galho, etc)3ª: No Air-Layering, onde nascem aqueles brotos que são cortados?? É no caule principal?? Não entendi o que você quis dizer com "brotos que são cortados". Na verdade se corta uma folha (o que pelo que li no CPUK, não é tão essencial assim) na base de modo a destacá-la da planta, e depois faz-se um outro corte na diagonal, de modo ascendente, no lugar onde a folha se junta ao caule (acho que você já deve ter lido isso)... Quando a alporquia está completa, os alporques são cortados, abaixo do local de enraizamento... se o alporuqe por feito no ápice do galho, ele continuará crescendo a partir desse ápice (do mesmo jeito que acontece com estacas). Se o alporuqe em questão foi retirado de uma porção inferior do caule (quando vários alporques são feitos no mesmo galho, por exemplo, só o último terá a porção apical), depois de transplantados em vasos, com o tempo brotarão (o broto surgirá acima dos nós) e como já estão enraizados, esse processo é mais garantido...Abaixo mostro um esboço onde explico aquilo que considero "caule principal":  Foram essas as dúvidas? Espero ter ajudado!
18.04.2009(Sáb)21:16 |
|
 |
Rafa
|
Obah, obrigado pela resposta. Mas ainda assim continuo a não entender a resposta à 3ª duvida. Vou tentar explicar melhor: Como eu tenho a nepenthes há pouco tempo, ainda não percebi bem o que são brotos laterais! E como não percebi, pelo que vi no tópico do CPUK, acho que são uns "nós" que surgem no caule principal, que se vão desenvolvendo até dar um novo "caule", com folhas e ascídeos...é isso??? O que eu não entendi foi isso, o que são aqueles nós que são cortados de forma ascendente, e depois colocado musgo no interior do corte, etc. Abaixo tá o link para o tópico que eu vi: http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... +nepenthesé que não percebi mesmo qual era o galho, o que era aquela saliência, nada de nada! cumps, Rafa 
|
19.04.2009(Dom)8:39 |
|
 |
Josié
Registrado em: 14.04.2009(Ter)11:41 Mensagens: 7 Localização: Joinville-SC
|
Olá Rafa Se você optar pela reprodução via estacas podes usar "hormonas de enraizamento" (lojas especializadas tem o produto), coloca-se no caule com isso a planta se beneficia aumentando a chance de criar raízes, e você de ter sucesso. Procure na net sobre hormonas de enraizamento, há métodos caseiro de fazer o produto! Espero ter contribuido. Abraço
|
19.04.2009(Dom)17:34 |
|
 |
Rafa
|
Olá Sim ajudou, mas eu ja tinha conhecimento disso  Quanto àquela duvida, acho que já entendi: aquela saliencia é uma folha em formação, de onde vão sair raizes (caso façamos todo aquele processo do air layering), e onde depois podemos cortar abaixo e plantar, certo?? eu não tinha percebido porque não sabia que se iam formando folhas no caule, pensava que so nasciam em cima cumps, Rafa 
|
19.04.2009(Dom)18:24 |
|
 |
Pedro Batalha
Destaque
Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32 Mensagens: 534 Localização: Niterói-RJ
|
Rafa escreveu: Olá Sim ajudou, mas eu ja tinha conhecimento disso  Quanto àquela duvida, acho que já entendi: aquela saliencia é uma folha em formação, de onde vão sair raizes (caso façamos todo aquele processo do air layering), e onde depois podemos cortar abaixo e plantar, certo?? eu não tinha percebido porque não sabia que se iam formando folhas no caule, pensava que so nasciam em cima cumps, Rafa  Oi Rafa! Você está falando dessa "saliência" que aparece nessa foto?  Na verdade nessa saliencia, tinha uma folha inteira... a folha foi cortada e sobrou essa base... As nepenthes vão produzindo novas folhas a medida que vão crescendo... as folhas mais antigas vão ficando mais abaixo do caule, mas podem permanecer verdes por um longo tempo... algumas podem secar e dao ao galho um aspecto, eu diria, lenhoso... já vi neps onde todo o galho fica desse jeito e só o ápice está verde e com folhas... Nesse caso o corte para alporquia é feito nessa base da folha cortada... é essa a dúvida? Quanto ao broto lateral... são outros caules em formação... podem sair do prório caule principal, ou mesmo da raiz... Abração
19.04.2009(Dom)20:59 |
|
 |
Josié
Registrado em: 14.04.2009(Ter)11:41 Mensagens: 7 Localização: Joinville-SC
|
Seguindo o que o Pedro falou, nese link (se você já não viu) http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... +nepenthes tem um passo a passo explicando a alporquia; Abraço
|
19.04.2009(Dom)23:05 |
|
 |
Rafa
|
Pedro, era mesmo essa a dúvida. Obrigadão ;)
Josie, era esse o tópico de que eu estava a falar, mas obrigado pela resposta ;)
cumps,
Rafa
|
20.04.2009(Seg)14:17 |
|
 |
|
|
Página 1 de 1
|
[ 8 mensagens ] |
|