Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)21:47



Responder  [ 40 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Nepenthes Maxima (O que devo fazer?) 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem Nepenthes Maxima (O que devo fazer?)
Ola Pessoal, a minha Nepenthes Maxima esta bem recuperada, pelo fato de eu ter comprado ela bem mal tratada, mas o fato é que ela está com vários brotos, mas eles não estao crescendo to bem assim nem os novos jarros, creio que a planta esteja com seus galhos antigos muito longos, e queria saber se estou serto em querer podar estes galhos mais velhos e deichar com que os brotos cressam.

E o que mais quero saber mesmo se é possivel eu fazer mudas destes galhos (estacas, creio que sim) e se eu preciso exatamente de uma estufa com muita umidade, e podar as folhas pela metade das estacas.

ai tem algumas fotos para melhor intender!

GRANDES GALHOS
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

BROTOS
Imagem
Imagem
Imagem

JORRO DE UM BROTO QUE CRESCEU
Imagem

Espero que intendam o que eu pretendo fazer, creio que seus galhos estao muito longos e a planta não consegue dar força suficiente para eles produsirem seus jarros, e se forem podados dará mais força para os brotos ^^
Agradeço des de já!

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


26.08.2009(Qua)13:48
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32
Mensagens: 792
Localização: Curitiba-PR
Mensagem 
Faça estacas :D :D :D se vc tiver sphagnum ou outro subs. E so cortar as estacas, cortar metade ou mais de cada folha.

_________________
__________________________________________________________________________________
Não me condene pela minha verdade. Pois isto será egoísmo.


26.08.2009(Qua)14:00
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 23.03.2007(Sex)2:00
Mensagens: 1076
Localização: Belo Horizonte, MG
Mensagem 
Ola Felipe!

Sobre os brotos, acho que estão crescendo devagar por causa da época do ano. A partir da primavera/verão esses brotos vão se desenvolver mais rapidamente.

Você pode fazer estacas sim. Mas não retire todos os galhos da nepenthes... acho que ela fica fraca demais!

Quantos galhos tem a planta?

Se você não quiser fazer as estacas, faça o seguinte: coloque o vaso no chão e levante os galhos. A nepenthes na natureza cresce para cima e não para baixo :wink: Se você conseguir coloca-la proximo a uma grade ou tela, as novas folhas vão se agarrar na tela e os jarros se formarão apoiados. Aí a planta cresce mais rapido e mais saudável!

_________________
Liza Kamei


26.08.2009(Qua)14:08
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Olá Felipe, por enquanto eu não arriscaria estacas dela. Agora que ela se recuperou eu esperava mais um pouco até entrar na primavera. Faça o que a Liza falou, quando as Nepenthes tem esse problema de sustentação elas produzem menos jarros. Quando eu comprei minha N. maxima ela deu um pouco de trabalho pra produzir jarros, mas é só você borrifar água várias vezes ao dia e deixá-la em um lugar bastante úmido que ela dá vários ascídeos novos.

Abraços

_________________
Imagem


26.08.2009(Qua)14:37
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 19.10.2008(Dom)14:50
Mensagens: 510
Mensagem 
Creio que pode fazer estacas,mas acho que não tem necessidade a planta esta muito bonita :D

_________________
EDUARDO <<<<<

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak


26.08.2009(Qua)15:08
Perfil

Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32
Mensagens: 792
Localização: Curitiba-PR
Mensagem 
Entao guie ela para subir no limoeiro a parte vital vai ficar protegida das geadas.

_________________
__________________________________________________________________________________
Não me condene pela minha verdade. Pois isto será egoísmo.


26.08.2009(Qua)16:11
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Isso vai depender de como vc gosta de suas neps.

Eu no passado não cortaria, pois tinha bastante tempo pra cuidar da coleção e podia me dar o luxo de ter uma planta frondosa, mas que requer muitos cuidados.

Hoje quando minhas plantas chegam no estado da sua eu corto e faço mudas.

Só tome muito cuidado pra não dexar a planta com apenas um ramo (eú só faço isso como ultima medida) ou ainda com ramos muito jovens.

Mas tb não recomendo que corte a agora. Espere chegarmos em épocas mais úmidas pra vc cortar. Sempre deu certo comigo.

Abraços e boa sorte.

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


26.08.2009(Qua)18:31
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 19.10.2008(Dom)14:50
Mensagens: 510
Mensagem 
Nilber,aproveitando ...
Se eu fazer estacas de uma N.alata,a planta mae sofre ou ela regenera ?

_________________
EDUARDO <<<<<

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak


26.08.2009(Qua)19:50
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem 
Obrigado Galera, eu consegui pensar em algo com a ajuda de voces, acho que vou deixar ela subir em alguma coisa para que ela cressa como na natureza, o unico problema vai ser eu arranjar um espaço hehehe, ah ouvi falar que nepenthes não gostam de finar no chão, acho q isso depende da espécie eu acho, mas mesmo assim eu deixo todas penduradas, mas vou tentar fazer de outro jeito agora pra ver se melhora.
A minha duvida era se a planta estava fraca e se ela precisaria de poda, mas jah percebi que as Nepenthes tem uma raiz não muito grande, foi resolvida a minha duvida hehehe
Obrigado pelas dicas a todos!

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


27.08.2009(Qui)3:21
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Olá ! eu também não cortaria por agora, até mesmo porque, na Primavera, esses brotos laterais vão começar a se desenvolver... a planta está muito bonita para a época.

_________________
Eu acredito em SACI


27.08.2009(Qui)6:27
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 40 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB