PLANTAS CARNÍVORAS BR
https://www.plantascarnivorasbr.com/forum/

N.alata - Estaquia em vasos de côco
https://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=14&t=5913
Página 1 de 3

Autor:  MarcielS [ 28.10.2009(Qua)11:31 ]
Título:  N.alata - Estaquia em vasos de côco

N.alata - Estaquia em vasos de côco

Estou experimentando fazer estacas em vasos de fibra de côco.

N.alata antes da cirurgia. A eleita foi a da esquerda.
Imagem
Mais de perto.
Imagem
Os ascideos sacrificados.
Imagem
Imagem
A primeira da fila.
Imagem
2ª.
Imagem

Imagem
As tres estacas
Imagem
No final de tudo transplantei a planta mãe para um vaso menor. Aqui ela bem de perto.
Imagem
Planta mãe.
Imagem

Obs: Estaquia realizada em 10/10/2009.

Atualização em 20/08/2010.

Planta mãe

Imagem
mãe e os clones
Imagem
outro ângulo
Imagem

Uma das estacas sobreviveu bem por quase seis meses e derrepente secou. Das duas guerreiras que ficaram, uma está firme e forte (com jarrinho lower) e a outra brotou somente agora (8 meses).

À meu ver o uso de vasos de fibra de coco não interfere no desenvolvimento da muda (estaca). Lembrando que a estaquia foi feita diretamente nos vasos e não como costumo fazer usando copos descartáveis até que as estacas enraízem.

Autor:  Marcelucena [ 28.10.2009(Qua)11:34 ]
Título: 

Belissima planta ein MarcielS?? boa sorte ai!! A estaca da minha N.alata também estava em um vaso natural de fibra de coco. O bom desse vaso é que ele retém umidade, mas por isso mesmo tem que ter cuidado pra não deixar o substrato enxarcado porque o vaso "segura" a água entende??

Boa sorte ai !

Autor:  MarcielS [ 28.10.2009(Qua)11:41 ]
Título: 

Espero q não seja por isso (vaso de côco) q a sua (estaca de N.alata) não vingou.


Vlw Marcel!



MarcielS

Autor:  Marcelucena [ 28.10.2009(Qua)11:46 ]
Título: 

Eu acho que não! Bom tomara que não neh?? hehehe a unica coisa que percebi era que a água dela ficava com uma coloração diferente comparando com o vaso normal. Acho que talvez fosse o tanino que é prejudicial, mas ai eu sempre trocava a água pra evitar isso. Mas eu acho que não foi por causa do vaso não que a minha não vingou, foi so falta de sorte mesmo! E que você vai ter! hehehe

Boa sorte ai e mantém informado quando aparecerem os brotos!

Abraço!

Autor:  Ivaldo Cavalcante Junior [ 28.10.2009(Qua)15:55 ]
Título: 

Teve muita coragem, pq a sua planta mãe ainda era pequena. Eu não faço estacas em plantas desse porte, só utilizo as que possuem pelo menos uns 50 cm.

Autor:  MarcielS [ 28.10.2009(Qua)16:59 ]
Título: 

Ivaldo Cavalcante Junior escreveu:
Teve muita coragem, pq a sua planta mãe ainda era pequena. Eu não faço estacas em plantas desse porte, só utilizo as que possuem pelo menos uns 50 cm.


Oi Ivaldo.

Pois é, eu sei do risco.
Mas fiz a titulo de "experimento".
Escolhi esta pelo fato da N.alata ter crescimento rápido (A minha N.wreygliana cresce ainda mais rápido!) e ser a mais comum.
E tb para observar o desenvolvimento em vasos de fibra de côco (dúvidas sobre o tanino).

Ps. Coloquei as seeds da N.mirabilis green para germinar no sabado (24/10). Com essas já tenho mais de uma centena de sementes de Neps (N.globosa, N.gracillis, N. bicalcarata e outras q agora esqueci) semeadas. Agora é ter paciência (muita paciência!) e esperar (rezar um poquinho!).

Abç.
MarcielS

Autor:  Pedro Batalha [ 28.10.2009(Qua)17:01 ]
Título: 

Marcelucena escreveu:
a unica coisa que percebi era que a água dela ficava com uma coloração diferente comparando com o vaso normal. Acho que talvez fosse o tanino que é prejudicial, mas ai eu sempre trocava a água pra evitar isso. Mas eu acho que não foi por causa do vaso não que a minha não vingou, foi so falta de sorte mesmo! E que você vai ter!


Vocês tratam o côco antes de usá-lo? Eu nunca tentei usar vasos de côco, justamente por isso... Já tive experiências negativas (inclusie com nepenthes), por usar pó de fibra de côco no substrato, provavelmente por não ter dado um tratamento adequado...
Se a água sai com uma coloração amarelada, é bom ficar de olho... qualquer mudança negativa que note, pense na possibilidade de mudá-la de lugar, ao menos até que os taninos e demais sejam removido...

Autor:  MarcielS [ 28.10.2009(Qua)17:27 ]
Título: 

[quote="Marcelucena"]..." a unica coisa que percebi era que a água dela ficava com uma coloração diferente comparando com o vaso normal. Acho que talvez fosse o tanino que é prejudicial, mas ai eu sempre trocava a água pra evitar isso."

Marcel (agora q percebi, somos quase xarás!),

sobre a água dos vasos (incluindo os de côco), eu costumo fazer um "flush" em todas (Neps) a cada 2 ou 3 regas.
Flush = média de 5 vezes a capacidade cúbica de cada vaso. A água sai cristalina de todos os vasos.

Sobre o Tanino ser prejudicial é justamente aí que mora a minha dúvida.
Motivo pelo qual fiz as estacas com este tipo de vaso.

Agora só nos resta aguardar.


Abç.

Autor:  Pedro Batalha [ 28.10.2009(Qua)17:52 ]
Título: 

Já se sabe que o tanino é prejudicial! Por isso deve ser eliminado... No caso de vasos desse material, não sei se fervura seja viável, mas no mínimo deixar de molho por uns dias eu aconselho...

Pesquisei e encontrei esse tópico sobre o uso do côco, mas como substrato... o tratamento pode ser adequado para os vasos...
http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-27_s-10.html?postdays=0&postorder=asc&highlight=tanino

Autor:  MarcielS [ 28.10.2009(Qua)17:58 ]
Título: 

Vocês tratam o côco antes de usá-lo? Eu nunca tentei usar vasos de côco, justamente por isso... Já tive experiências negativas (inclusie com nepenthes), por usar pó de fibra de côco no substrato, provavelmente por não ter dado um tratamento adequado...quote]

Olá Pedro Batalha.

Pensei em pôr os vasos de molho na água por uns dias, ferver e etc. Mas a minha dúvida é justamente se dá para usar os vasos do jeito q foi comprado. Por isso do jeito q estavam ficaram (os vasos).

Sabia q para fazer os vasos de côco é usado resina de látex (seringueira) para dar liga! Tá aí outro componente a ser observado.

Eu tb já usei pó de fibra de côco misturado no substrato (antes de conseguir sphagnun) com todo o tratamento necessário (lavei, enxuguei, torci e sabe lá mais oq..) no reenvasamento de mudas de Dionaea mas não gostei (morreram as tres).
Mas fiquei com a idéia fixa nos vasos.


Puxa vida, se eu soubesse q vc já tentou (falha minha, não pesquisei antes aqui sobre isso) e não teve bons resultados, eu não arriscaria. Mas... agora já era! É sentar e esperar! :(


Abç.
MarcielS.

Página 1 de 3 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/