Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 12.05.2025(Seg)5:34

Responder  [ 1 mensagem ] 
 Nova mutilação de Nepenthes 
Autor Mensagem

Mensagem Nova mutilação de Nepenthes
E lá vamos nós... ontem mutilei minha nepenthes não identificada, e hoje fiz isso com outra planta que é a que foi identificada aki no forum como Khasiana x X Mixta.

Eis a planta original (já esta sem o topo pois fiz uma estaca antes de ontem ja kkk):
Imagem

Não sei se deu pra reparar mas ela tem um broto desenvolvido com um ascidio, bem na base, e mais dois brotos proximos um do outro, um pouco mais acima no caule. Hoje a noite comecei o processo. Cortei todas as estacas (deu mais 4 além da que ja tinha de antes de ontem).

Comecei a desenvasar a planta (a parte mais dificil pra mim) e tive severas dificuldades. O substrato, já velho, estava compactado demais, parecendo terra, e as raizes, robustas (omg) muito atreladas ao substrato formando um tufo impenetravel. Tinha que dar um jeito naquilo porque de nada adianta replantar o broto se a maior parte do substrato que envolver a raiz continuar sendo o antigo, certo? ;/

O que eu fiz? tirei o grosso do que consegui com a mão envolta das raizes, depois peguei a planta na mao (medo) levei até o chuveiro com uma bacia embaixo e submeti as raizes a uma lavagem kkkk. Foi muito bom, tirou pelo menos uns 60% do que estava ali. depois peguei ela nas duas maos, troquei a agua da bacia pus uma limpa e descansada, e fui mergulhando e tirando de leve e mais partes do substrato foram ficando suspensos na água. acho que consegui tirar uns 70~75% do substrato e ela ficou assim:
Imagem

Comecei entao o preparo do replante do broto. Peguei um vaso do mesmo tamanho que ficava a planta adulta (se bobear era o mesmo, pq eu o lavei e pus junto aos outros kkk), e pus no fundo, um tanto do meu substrato de orquídeas (casca de pinus, cône de pinus, carvão e fibra de côco), e na camada onde vai a planta fui de sphagnum puro. fiz uma caminha de sphagnum, e ficou assim:
Imagem
À esquerda o sphagnum pronto, à direita o substrato de orquideas, em cima a planta esperando e no meio o vaso pronto.

Plantei o broto, e por fim ele ficou assim:
Imagem

Aí da pra ver bem que são 3 brotos. tem o grandinho na base, e bem la em cima tem mais dois um pertin do outro, plantei os tres juntos ali pois acho que não tinha outra alternativa, fiz bem?

PS: eu não moro no castelo do Drácula nem próximo a um buraco negro kkk. a escuridão atras da planta é a cena da rua de longe, que fica suprimida na imagem por culpa do flash e do macro acho.

Termino com imagens das plantinhas observando a rua primeiro com flash e depois sem:
Imagem
Imagem

Abraços e até a próxima gambiarra. Opiniões são bem vindas :D

15.02.2010(Seg)23:32
Perfil ICQ
Responder   [ 1 mensagem ]