PLANTAS CARNÍVORAS BR
https://www.plantascarnivorasbr.com/forum/

Pergunta aos mais conhecedores, sobre os brotos laterais.
https://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=14&t=6400
Página 1 de 1

Autor:  André Fabri [ 27.02.2010(Sáb)14:44 ]
Título:  Pergunta aos mais conhecedores, sobre os brotos laterais.

Montei o tópico pra pedir opinioes dos conhecedores, a um humilde Nepentheiro kkk.

Como ja descrevi nos outros tópicos, eu usei um processo de reprodução das minhas Nepenthes adultas antigas para criar novas plantas, e sem correr o risco de perder a que ja tenho, ou seja, mantendo ao menos um broto na raiz original, e cortando todo o resto da planta em estacas pra tentar reproduzir.

Nesse processo reparei uma coisa curiosa. Em uma dessa splantas adultas, uma ou duas semanas antes eu tinha cortado o topo da planta pra fazer uma unica estaca, e só depois resolvi corta-la toda. Depois reparei que ela havia produzido varios brotos ao mesmo tempo. já havia um grandinho na base, e entao vi que tinha mais 3 crescendo ao longo do caule.

Daí comecei a pensar assim: Quando agente corta o topo da planta (A "ponta de lança" de onde sempre saem novas folhas), a planta não cresce mais naquele ponto. No entanto, a planta não ha de simplesmente parar de criar novas células e parar de crescer pra sempre, logo ela há de ser forçada a criar brotos laterais e começará a investir suas energias neles. A conclusão é que cortar o topo da planta é uma forma de induzir a planta adulta a criar brotos laterais. Ou ao menos essa é minha humilde teoria.

Pesquisando um pouco sobre isso, descobri que tem ainda algo mais envolvido nisso tudo. Pelo que entendi, as Neps produzem um hormônio nessa ponta do caule de onde saem as novas folhas, que inibem gemas dormentes ao longo do caule de se desenvolverem, e que quanto mais longe da base esta a ponta do caule, portanto maiores são as chances de um broto crescer. Juntando meu empirismo com a teoria que achei acho que to num caminho razoavel, eis o texto:


"Basal stems are encouraged to grow when the growing tip of the main vine grows some distance from the main plant. The growing tip of the vine contains a harmone which suppresses dormant nodes along the vine length from developing. There are a couple of species in which the main vine will divide further up the stem, but in most the harmone in the growing tip keeps this from happening, and a new vine will only develop frmo the base after the growing tip has grown some distance away from the base of the plant. This harmone likely keeps basal rosettes from developing until the vine growing tip is some distance from the basal area of the main plant."


Como eu tenho duas Neps adultas que se recusam a criar brotos pra que eu possa corta-las tambem, pensei em aplicar tudo isso, e portanto cortar o topo delas e fazer uma estaca de cada, e aguardar os resultados. Será que isso é consistente, e deve encorajar a formação de brotos pra que depois eu possa completar o processo que fiz com as outras Neps?

Aqui vao as fotos, primeiro da planta que experimentei o primeiro corte, e seus brotos:

1) Os tres brotos maiores!
Imagem

2) Os dois brotos menores, só as gemas ainda bem diminutas, um dos quais eu só percebi ontem que nasceu :)
Imagem

3) A planta adulta ainda intacta, sem broto algum :(
ImagemImagem

E entao? o que acham? Devo cortar a ponta da coitadinha da planta pra tentar faze-la brotar? :P


Fonte do texto:
http://www.cpjungle.com/nubasal.htm

______________________________________________________

Autor:  Bruno Millan [ 27.02.2010(Sáb)16:14 ]
Título: 

Gostaria de saber se isso dá certo, se der, poderíamos fazer estacas com essa ponta quando elas estivessem altas e ter os brotos novos.

Autor:  MarcielS [ 27.02.2010(Sáb)16:17 ]
Título:  Forçando Neps a dar brotos...

Olá.

É isso mesmo que acontece. Quando você corta a ponta apical da planta, força a dar novos brotos porque ela precisa continuar crescendo. Se a planta estiver saudável vai dar vários brotos que crescem muito rápido (diferente das estacas) pois já existe um sitema radicular formado da planta adulta.

O ideal é que você deixe os brotos aparecerem naturalmente. Deixe o broto crescer até começar a dar ascideos (jarros) aí você pode cortar a parte da planta mais antiga para fazer as estacas. Dessa forma você terá a planta por vários anos.

Um exemplo de brotação forçada que eu fiz.
http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-5913.html?highlight=vasos+++coco

Foi arriscado porque a planta ainda era novinha, mas deu tudo certo. Dos dois brotos laterais que apareceram apenas um vingou e já está com dois ascideos formados. As tres estacas estão vivas e começaram a brotar.
Eu só não tenho certeza ainda se o vaso de côco é prejudicial.
Como eu ainda estou sem maquina digital...


Abç.
MarcielS.

Autor:  Bruno Millan [ 27.02.2010(Sáb)16:22 ]
Título: 

Por que você não usou na estaca folhas em que os jarros já haviam morrido? não precisaria sacrificar nenhum.

Autor:  André Fabri [ 27.02.2010(Sáb)16:35 ]
Título: 

Obrigado Marciel, pelas informações, mas tem uma coisa que não entendi, você disse que "se fizer isso varias vezes a planta pode morrer"... mas fazer varias vezes o que? A partir do momento que você corta a ponta da planta, não tem mais outra ponta pra cortar :roll:

Acho que não entendi bem o que você quis dizer.

Autor:  MarcielS [ 27.02.2010(Sáb)16:40 ]
Título: 

Desculpe aí André.

Eu me enganei no que eu quiz dizer. Éra somente planta saudavel.

Já editei.

Autor:  Maurício Ervilha [ 27.02.2010(Sáb)16:40 ]
Título: 

Essa sua teoria está certa, mas não é nada novo. Pelo contrário, é amplamente conhecida no mundo da Biologia. Querendo ler em termos técnicos aqui está:

Citação:
As gemas axilares podem ser encontradas na junção dos ramos com o pecíolo de uma planta. À medida que o meristema apical cresce e vai formando folhas, uma região de células meristemáticas é deixada para trás entre o ramo e a folha. Estão normalmente dormentes, inibidas pela hormona auxina, produzida pelo meristema apical. Se o meristema fôr removido ou tiver crescido de maneira a que a distância para a gema axilar seja grande, esta poderá tornar-se activa (não sofre mais de inibição pela auxina). Tal como o meristema apical, as gemas axilares poderão dar ramos ou flores.


O AIA (Ácido Indolilacético ) produzido nas gemas apicais desloca-se polarizado para a base. As gemas laterais (axilares), recebendo esse hormônio , ficam inibidas no seu desenvolvimento. Dizemos que o AIA produzido na gema apical provoca a dormência das gemas laterais , fenômeno conhecido por DOMINÂNCIA APICAL. Quando PODAMOS uma planta, retiramos as gemas apicais. Dessa maneira, cessa-se a inibição e, rapidamente as gemas laterais se desenvolvem.


Fonte: Wikipédia.

Autor:  André Fabri [ 27.02.2010(Sáb)16:59 ]
Título: 

Ah entendi Marciel, você quer dizer que se a planta está meio caidinha, esse forçamento pode exigir demais dela e ela morrer neh.

Obrigado pelo complemento Mauricio, e é claro que eu não imaginava ser algo novo, longe de mim rsrs. Eu apenas percebi isso empiricamente e precisava de uma confirmação teórica, saber se o que eu intuí de fato acontece.

Assim que eu preparar um cantinho pra mais dois vasinhos de estacas farei o corte da ponta apical das duas plantas velhinhas kkkk. Agora que o hormonio enraizador que eu encomendei chegou ja posso fazer mais estacas. E daí é torcer pras plantinhas formarem os brotos desejados :P

Autor:  Adriel Faust Martins [ 07.03.2010(Dom)23:34 ]
Título: 

Este tópico foi muito útil para mim agora ganhei confiança hehehehe ainda a tempo de se fazer estacas de neps?
Ainda mais na minha região que já esta esfriando dai a chances caem a cada dia que se aproxima o outono. O que vocês escrevem para mim?

Página 1 de 1 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/