Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)15:39



Responder  [ 7 mensagens ] 
 A respeito de estacas Neps 
Autor Mensagem

Registrado em: 17.03.2010(Qua)14:22
Mensagens: 260
Localização: Campinas - SP
Mensagem A respeito de estacas Neps
Bom pessoal procurei e não achei entao....

Tenho 3 estacas sendo 2 Anamensis e 1 Alata, uma de cada já brotou e estao se desenvolvendo muito bem, jah tem pelo menos duas folhinhas nelas e já saindo a terceira com cara de querer formar jarro, a pergunta é :

1) Quando tiro elas da pseudo-estufa e passo a dar tratamento normal a elas??? (pendurar o vaso, regas, etc...)
(a estufa é feita com o meio/fundo de uma garrafa pet em cima do vaso e pratinho de água embaixo)

2) A parte superior da estaca onde não tem planta ou não vai brotar mais nada, deixo lá ou tiro / corto.

3) Essa nova planta nascendo da estaca é um seeding tambem??? e até quando são considerados seedings (estaca ou semente) - essa é só por curiosidade

Obrigado a todos


02.12.2010(Qui)10:59
Perfil

Registrado em: 17.03.2010(Qua)14:22
Mensagens: 260
Localização: Campinas - SP
Mensagem 
up, ninguem???


03.12.2010(Sex)11:28
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 22.05.2010(Sáb)13:41
Mensagens: 181
Localização: Brasilia - DF
Mensagem 
Olha sua primeira pergunta eu não sei responder.
2) Não mexa nela , deixe-a crescer, pois pode acabar prejudicando-a.
3) Eu acho que seedling são aquelas plantas que não se tornaram adultas ainda, ou seja, não preduzem flores, frutos e sementes.


03.12.2010(Sex)12:27
Perfil
Destaque

Registrado em: 02.07.2009(Qui)14:17
Mensagens: 221
Localização: Goiânia - Goiás - Brasil
Mensagem 
Olá,

Na minha opinião:

1- Eu tiro elas da estufa, quando eu faço estufa pra estacas, quando já estao com muitas folhas e formando jarros com pelo menos um jarro aberto. Nesta epoca do ano favorece, pois temos calor e umidade alta ( na maioria do país) o que ajuda no desenvolvimento e adaptaçao da planta fora da estufa.

2- A parte de cima, dependendo do local que vc fez o corte, se tiver gema, pode ser que brote sim. Mesmo se não tiver, deixe queto, não corte, mesmo estando preto, é uam forma da estaca "cicatrizar" o corte, evitando entrada de patogenos e perda excessiva de agua. Eu não mexo, não corto, quando as plantas estao mais velhas e maiores, eu troco de vaso e essa parte da estaca eu enterro no substrato pra não ficar á mostra.

3- Creio que seedlings é o termo utilizado pra designar pequenas plântulas oriundas de desenvolvimento atravez de sementes (seeds em ingles).
Sua planta é oriunda de estaquia

_________________
__________________________________________________________

Minha Grow list!


03.12.2010(Sex)13:14
Perfil

Registrado em: 17.03.2010(Qua)14:22
Mensagens: 260
Localização: Campinas - SP
Mensagem 
Obrigado pela ajuda pessoal


06.12.2010(Seg)11:44
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem 
Rodrigo. Existem umas diferenças que percebo entre plantas jovens oriundas de estaca e seedlings.

- Nas estacas o desenvolvimento, tanto de raízes como da planta em si é bem mais rápido, o que torna a planta mais resistente por ser menos delicadinha que um seedling.

- Os jarros se formam grandes mais cedo (pelo menos nas minhas N. alatas percebo isso). Nas minhas estacas de N. alata os primeiros vasos tem normalmente cerca de 4 a 5 cm. Porém, rapidamente ela vai dando outros vasos (cerca de 1 a cada 10 dias) e cada um deles consideravelmente maior que o outro, ou seja, em pouco tempo você tem uma planta com porte e vasos de adulta. Já a partir de seedling a coisa demora bem mais.


Ps. Acho que foge um pouco ao que você perguntou mas serve também como curiosidade!

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


06.12.2010(Seg)15:22
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.04.2010(Sex)14:31
Mensagens: 86
Localização: Franco da Rocha - SP
Mensagem 
Aproveitando o tópico para pedir uma ajudinha o que é estaca e seedlings??

e em quais plantas da para fazer isso

_________________
O que o homem faz em vida ecoa pela eternidade...

____________
Augusto Silva


06.12.2010(Seg)15:27
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 7 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB