Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)13:36



Responder  [ 21 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Estacas de Nepenthes nos correios! 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Re: Estacas de Nepenthes nos correios!
Gabriel, aqui em casa já vingaram estacas bem piores. Só faço uma ressalva: Embora PCs realmente amem bastante umidade nunca abafei ou protegi minhas estacas. Claro que aqui no litoral é mais úmido que aí no Seridó mas ainda assim nunca senti necessidade de estufas pra estacas. Tenho medo de fungarem e apodrecerem.

Bom, sei que cada caso é um caso mas aqui em casa tenho tido sucesso com estacas da seguinte forma:

- Substrato de Sphagnum + areia (2:1 aproximadamente) ou Sphagnum puro;
- Lugar bastante claro mas sem sol direto (varanda da minha casa);
- Essa parte vão querer me crucificar mas lá vai: Pouca água!! Molho as estacas ainda não brotadas ou recém brotadas com um pouquinho de água, uma vez a cada dois ou 3 dias, só o suficiente para manter o substrato úmido, sem secar mas também sem encharcar. Mais do que isso encharca e elas não são fãs de vaso encharcado.

Podem até não concordar com a pouca água mas o fato é que já plantei mais de 20 estacas de alata e anamensis nessas condições e até hoje não perdi NENHUMA!

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


11.02.2011(Sex)23:21
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 16.01.2009(Sex)22:12
Mensagens: 221
Localização: Curitiba (PR)
Mensagem Re: Estacas de Nepenthes nos correios!
Graco, vai ter que me ensinar, porque eu fiz 5 estacas da minha Alata, ficaram lá, verdes, por meses, sem fazer uma raiz que uma!... Acabaram morrendo aos poucos... :?

_________________
A red Dionaea is a state of mind.


12.02.2011(Sáb)8:33
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36
Mensagens: 145
Localização: Currais Novos, RN, Brasil
Mensagem Re: Estacas de Nepenthes nos correios!
Graco escreveu:
Gabriel, aqui em casa já vingaram estacas bem piores. Só faço uma ressalva: Embora PCs realmente amem bastante umidade nunca abafei ou protegi minhas estacas. Claro que aqui no litoral é mais úmido que aí no Seridó mas ainda assim nunca senti necessidade de estufas pra estacas. Tenho medo de fungarem e apodrecerem.

Bom, sei que cada caso é um caso mas aqui em casa tenho tido sucesso com estacas da seguinte forma:

- Substrato de Sphagnum + areia (2:1 aproximadamente) ou Sphagnum puro;
- Lugar bastante claro mas sem sol direto (varanda da minha casa);
- Essa parte vão querer me crucificar mas lá vai: Pouca água!! Molho as estacas ainda não brotadas ou recém brotadas com um pouquinho de água, uma vez a cada dois ou 3 dias, só o suficiente para manter o substrato úmido, sem secar mas também sem encharcar. Mais do que isso encharca e elas não são fãs de vaso encharcado.

Podem até não concordar com a pouca água mas o fato é que já plantei mais de 20 estacas de alata e anamensis nessas condições e até hoje não perdi NENHUMA!



a estufa aqui é caso de vida ou morte para varias plantas, não só pcs, semana passada, terça se não me engano, a umidade chegou na casa dos 14%, acho que nem pé de feijão sobreviveria, tenho varias pets aqui guardadas para os casos de "emergência", o substrato eu jogo agua e deixo escorrer toda, eu faço como você, nem seco, nem deixo encharcado, também deixo-as na varanda, pega sol até as nove e depois só claridade, no final da tarde boto no quintal pra pegar o restinho de luz do dia, estou fazendo certo?

E obrigado por dividir suas experiências, tomará que minhas estacas tenham a mesma sorte que a sua. Té mais


12.02.2011(Sáb)9:17
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Re: Estacas de Nepenthes nos correios!
Gabriel Porto escreveu:
Graco escreveu:
Gabriel, aqui em casa já vingaram estacas bem piores. Só faço uma ressalva: Embora PCs realmente amem bastante umidade nunca abafei ou protegi minhas estacas. Claro que aqui no litoral é mais úmido que aí no Seridó mas ainda assim nunca senti necessidade de estufas pra estacas. Tenho medo de fungarem e apodrecerem.

Bom, sei que cada caso é um caso mas aqui em casa tenho tido sucesso com estacas da seguinte forma:

- Substrato de Sphagnum + areia (2:1 aproximadamente) ou Sphagnum puro;
- Lugar bastante claro mas sem sol direto (varanda da minha casa);
- Essa parte vão querer me crucificar mas lá vai: Pouca água!! Molho as estacas ainda não brotadas ou recém brotadas com um pouquinho de água, uma vez a cada dois ou 3 dias, só o suficiente para manter o substrato úmido, sem secar mas também sem encharcar. Mais do que isso encharca e elas não são fãs de vaso encharcado.

Podem até não concordar com a pouca água mas o fato é que já plantei mais de 20 estacas de alata e anamensis nessas condições e até hoje não perdi NENHUMA!



a estufa aqui é caso de vida ou morte para varias plantas, não só pcs, semana passada, terça se não me engano, a umidade chegou na casa dos 14%, acho que nem pé de feijão sobreviveria, tenho varias pets aqui guardadas para os casos de "emergência", o substrato eu jogo agua e deixo escorrer toda, eu faço como você, nem seco, nem deixo encharcado, também deixo-as na varanda, pega sol até as nove e depois só claridade, no final da tarde boto no quintal pra pegar o restinho de luz do dia, estou fazendo certo?

E obrigado por dividir suas experiências, tomará que minhas estacas tenham a mesma sorte que a sua. Té mais


Realmente a umidade aí em Currais fica bem baixa, portanto eu também tomaria esses cuidados. Aqui no litoral, mesmo no período seco a umidade não baixa tanto.
Só uma coisa, esse sol que você deixa elas pegarem você tá falando das estacas de Neps ou outras plantas? Pq se for Nepenthes, na minha opinião nem colocaria no sol.

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


12.02.2011(Sáb)19:34
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36
Mensagens: 145
Localização: Currais Novos, RN, Brasil
Mensagem Re: Estacas de Nepenthes nos correios!
Graco escreveu:
Realmente a umidade aí em Currais fica bem baixa, portanto eu também tomaria esses cuidados. Aqui no litoral, mesmo no período seco a umidade não baixa tanto.
Só uma coisa, esse sol que você deixa elas pegarem você tá falando das estacas de Neps ou outras plantas? Pq se for Nepenthes, na minha opinião nem colocaria no sol.


das estacas mesmo, as plantas pegam sol o dia todo, menos os seedlings e a cultura de musgo (não o sphagnum, é outro tipo)

quer dizer que eu tiro do sol?


13.02.2011(Dom)9:28
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Re: Estacas de Nepenthes nos correios!
Tira sim cara! Nepenthes adultas já não são muito fans de sol (toleram um pouco) mesmo que moderado, imagine uma estaca no sol de seridó! Local de Neps é na sombra hehehe

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


13.02.2011(Dom)23:02
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36
Mensagens: 145
Localização: Currais Novos, RN, Brasil
Mensagem Re: Estacas de Nepenthes nos correios!
Graco escreveu:
Tira sim cara! Nepenthes adultas já não são muito fans de sol (toleram um pouco) mesmo que moderado, imagine uma estaca no sol de seridó! Local de Neps é na sombra hehehe


já tirei :lol: , se você diz, tá dito. E, outra dúvida que tenho é quanto tempo elas demoram a dar sinal de vida?

RobertoR escreveu:
Graco, vai ter que me ensinar, porque eu fiz 5 estacas da minha Alata, ficaram lá, verdes, por meses, sem fazer uma raiz que uma!... Acabaram morrendo aos poucos... :?


é disso que tenho medo, elas brotarem, ficarem lindonas por um tempo e secarem :?


14.02.2011(Seg)12:06
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Re: Estacas de Nepenthes nos correios!
Gabriel Porto escreveu:
já tirei :lol: , se você diz, tá dito. E, outra dúvida que tenho é quanto tempo elas demoram a dar sinal de vida?

é disso que tenho medo, elas brotarem, ficarem lindonas por um tempo e secarem :?


Que isso hehe. Até aconselho você pegar também opinião com gente mais experiente no fórum, pq, apesar de eu estar tendo sucesso com estacas, sou inexperiente e estou nessa há pouco mais de um ano.

Normalmente minha estacas de alata, com uma semana ou duas já mostram um pequeno "inchaço" no ponto onde se origina o broto. Mas é pequeno mesmo! Um coisinha de nada, um pontinho, quase como uma micro-verruga de cerca de um milímetro, começando a se desenvolver daquele pontinho (gema ou nó) que fica no caule, logo acima da origem de qualquer folha, no lado interno. Alguns dias depois esse mini-brotinho já é um pequeno broto esverdeado, e depois já surgem as folhas já verdes, mostrando que vão começar a crescer.

Não se preocupe. Na minha opinião o mais difícil é brotar antes de apodrecer ou secar. Brotando elas vão embora só com cuidados básicos.

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


14.02.2011(Seg)12:53
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36
Mensagens: 145
Localização: Currais Novos, RN, Brasil
Mensagem Re: Estacas de Nepenthes nos correios!
err... só pra avisar, as estacas faleceram, fazer o que né... é um jogo de tentativa e erro, deixa para uma próxima...


28.02.2011(Seg)14:58
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem Re: Estacas de Nepenthes nos correios!
Geralmente as estacas são bem sucedidas mas vc teve azar amigo. Tenho fornecido muitas pra várias partes do Brasil e chegam bem tanto as estacas recém tiradas quanto as germinadas. Na primavera terei um montão para ofertar novamente. Abraços e boa sorte com as outras que vc adquirir.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


29.03.2011(Ter)19:28
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 21 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB