Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)2:40



Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Morcegos - Mais uma relação de mutualismo descoberta em Nps 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem Morcegos - Mais uma relação de mutualismo descoberta em Nps
Noticia da BB Earth News diz que foram observados morcegos "dormindo" dentro de Nepenthes rafflesiana ssp. elongata, em uma possivel nova relação de mutualismo entre o Genero nepenthes e espécies animais.

Aqui a noticia (em inglês)

http://news.bbc.co.uk/earth/hi/earth_ne ... 372874.stm


28.01.2011(Sex)13:24
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Editado

_________________
Imagem


Editado pela última vez por MarcielS em 29.01.2011(Sáb)1:25, em um total de 1 vez.



28.01.2011(Sex)14:37
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem 
Marciel, acho que você não entendeu bem a notícia. vamos dar uma lidinha na notícia antes de baixar o cacete, né?

"Parece ser apenas uma relação momentânea de obtenção de agua."

Eles não usam a planta para obter água e sim como abrigo e proteção. No texto estão claras as vantagens que cada um pode obter nessa relação.

"Morcegos vivem em colônias numerosas dentro de cavernas, tocas e árvores"

Existem centenas de espécies de morcegos, cada uma com seus hábitos, inclusive algumas diurnas. Muitos deles não vivem em colônias e é muito comum encontrá-los dormindo debaixo de folhas, geralmente palmeiras e bananeiras.

"Todo o ciclo de vida do morcego acontece em grupo, desde o nascimento, passando pelo acasalamento, e morte"

Não necessariamente.

"E o menor morcego existente, tem uma envergadura de asas de mais de trinta centimetros! Qual n.raff que tem pelo menos esse diametro no peristômio"

Existem morcegos menores que isso e mesmo que não existissem, você acha que eles entram na armadilha com as asas abertas?

"É até impossível de se imaginar um morcego saindo voando de dentro de um jarro de nepenthes"


Pra mim foi até fácil. Na minha casa eles se abrigam até em furos de tijolos!

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


Editado pela última vez por Graco em 28.01.2011(Sex)15:25, em um total de 2 vezes.



28.01.2011(Sex)15:20
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.04.2010(Sex)14:31
Mensagens: 86
Localização: Franco da Rocha - SP
Mensagem 
Descordo plenamente de vc, existem morcegos bem pequenos de poucos centimetros esses poderiam viver bem confortavel dentro de uma neps

OBS: O menor morcego do mundo é o morcego focinho-de-porco, encontrado na Tailândia; pesa cerca de 2 gramas e tem uma envergadura de 15 cm

Obviamente ele não vai entrar em uma neps com asas abertas :roll:

_________________
O que o homem faz em vida ecoa pela eternidade...

____________
Augusto Silva


28.01.2011(Sex)15:21
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Que incrível, justo em uma N. rafflesiana, velha conhecida nossa.
alguém aqui teria essa subespécie?


28.01.2011(Sex)17:29
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 22.05.2010(Sáb)13:41
Mensagens: 181
Localização: Brasilia - DF
Mensagem 
Na propria reportagem há o nome cientifico dos morcegos encontrados na Nepenthes e eu dei uma pesquisada nele, é um morcego que se alimenta de nectar, então possivelmente foi isso que atraiu ele até a nepenthes, e tbm ele é bem pequeno.


28.01.2011(Sex)18:19
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
A mim surpreende que a ecologia ligada aos ascídeos de Nepenthes seja muito mais complexa do que podíamos supor, muito além do esquema "armadilha para pegar insetos".

Fora estes morcegos que vão tirar cochilos nos ascídeos, me lembro que varias espécies de mosquitos se reproduzem unicamente no liquido digestivo dos jarros de nepenthes tais como N. rajah. Existem aranhas que vivem dentro ascídeos e que "mergulham" no liquido para roubar as presas que as nepenthes capturam, o mesmo uma espécie de pequeno caranguejo azul também faz. Os ascídeos de N. rajah, ephippiata e lowii (talvez N. villosa tb) servem de "privada" para uma espécie de pequeno primata do Bornéu (Treeshew em inglês) e para passarinhos. E mais recentemente se não me engano, descobriram que uma das menores espécies de râ do mundo se reproduzem unicamente dentro dos ascídeos de N. ampullaria.

Enfim mais coisas para nos maravilharmos com essas plantas fantásticas que são as Nepenthes!


28.01.2011(Sex)22:33
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Também existe um tipo de formiga que vive no tronco da N. bicalcarata protegendo-a de predadores.

Imagem


28.01.2011(Sex)23:28
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Graco escreveu:
Marciel, acho que você não entendeu bem a notícia. vamos dar uma lidinha na notícia antes de baixar o cacete, né?
Você esta correto. Apesar de achar que não dá pra afirmar que aquela especie de morcego vive dentro do jarro da nep, eu exagerei no comentario. Valeu o toque. Desculpa ai pessoal. :?

_________________
Imagem


29.01.2011(Sáb)1:14
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem 
Que isso Marciel, eu é que peço desculpas pelo tom meio sarcástico

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


29.01.2011(Sáb)13:34
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 22 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB