Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.04.2024(Seg)12:57



Responder  [ 9 mensagens ] 
 Enxertia 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem Enxertia
Alguém já tentou esse método? Ouvi dizer que é possível, pra mim fica difícil pois não tenho muitas neps e tenho medo de judiar muito da planta e matala. Estou fazendo uma muda de N. alata e tentarei enxertar N. X Wrigleyana.


04.02.2011(Sex)19:23
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Registrado em: 02.07.2009(Qui)14:17
Mensagens: 221
Localização: Goiânia - Goiás - Brasil
Mensagem Re: Enxertia
Cristiano,

cara eu tive este pensamento há um tempo a traz. Eu me perguntei qual seria a utilidade de se fazer enxertia em nepenthes. E me saiu uma grande possibilidade! Em citros, uma das justificativas é de por uma planta mais produtiva, mas não muito resistente, em um cavalo de uma planta menos produtiva e mais resistente. Então pensei, poderia ser uma possibilidade de "aclimatizar" plantas mais chatas de cultivo. Por exemplo colocar uma planta highlander no cavalo de uma alata, planta resistente e adaptada ao nosso clima. Bem, isso são apenas suposições, mas tem um fundamento.

Estou com pequenas mudas de alatas e vou ver se consigo fazer enxertia com outras espécies comuns e ver no que dá.

_________________
__________________________________________________________

Minha Grow list!


04.02.2011(Sex)22:40
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 22.05.2010(Sáb)13:41
Mensagens: 181
Localização: Brasilia - DF
Mensagem Re: Enxertia
Olha eu achei uns textos legais de três tipo diferentes de exertos
Técnica de borbulha
PARA QUE TIPO DE PLANTA É INDICADO - Cítricos (laranja, tangerina e limão-cravo)
QUANTO TEMPO DEMORA PARA VINGAR - Um mês

1. Com um canivete, corta-se um pedaço da casca do enxerto, a borbulha. Faz-se outro corte de iguais dimensões no porta-enxerto para acolher a borbulha. Encaixa-se a borbulha no galho receptor de maneira bem delicada, com a gema virada para cima
Imagem

2. Em seguida, se faz a amarração com um plástico para evitar a entrada de ar e água. A amarração deve ser feita a mais ou menos 20 cm do solo. É preciso tirar todos os brotos do cavalinho para ele não se sobrepor à enxertia
Imagem

Técnica de garfo
PARA QUE TIPO DE PLANTA É INDICADO - Vinhedos e hortaliças como tomate

1. O enxerto e o porta-enxerto precisam ser do mesmo diâmetro, porque o primeiro se encaixa no segundo. Corta-se o garfo (que é o enxerto) de maneira bem precisa, na forma de V, e ele é encaixado no porta-enxerto. Uma das desvantagens dessa técnica é que o porta-enxerto não pode ser muito velho
Imagem

2. Com o garfo dentro do porta-enxerto, se amarra com uma espécie de corda. Deve-se cortar todos os galhos do porta-enxerto, deixando só dois ou três, para deixar o enxerto "respirar", caso a técnica seja feita no campo
Imagem

Técnica de encostia
PARA QUE TIPO DE PLANTA É INDICADO - Laranjeira e mamoeiro
QUANTO TEMPO DEMORA PARA VINGAR - Dez dias

1. Geralmente, essa técnica é usada quando as outras duas técnicas não vingam. Faz-se uma incisão nas duas plantas e se encosta uma na outra para que haja a troca de seiva e, finalmente, a união dos tecidos. É preciso prender com fita para que a união entre as partes fique mais forte
Imagem

2. Quando houver a devida união dos tecidos e a encostia vingar, começa-se a cortar, aos poucos, o cavalo. Essa técnica se usa muito para substituir o cavalo de uma planta que já passou por enxerto
Imagem


05.02.2011(Sáb)10:06
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem Re: Enxertia
Citação:
Então pensei, poderia ser uma possibilidade de "aclimatizar" plantas mais chatas de cultivo.


Tive esse mesmo pensamento. Usar plantas que se desenvolvem bem aqui como a N. alata para porta-enxerto para outras mais difíceis.

Essas técnicas eu já conhecia, e existem variações delas. Para as neps vou usar a borbulha. O segredo é não molhar o enxerto. Isole-o bem com cera de abelha ou outra coisa.


05.02.2011(Sáb)13:52
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 15.07.2007(Dom)18:07
Mensagens: 688
Localização: Sinop - MT
Mensagem Re: Enxertia
Poh... Venho pensando nisso a alguns meses...

O que eu conhecia é esse método borbulha mesmo...
Deve funcionar, mas pode esperar algumas surpresas...
Pois já vi um enxerto de limão com laranja, saia um fruto com tamanho de laranja e sabor de limão um pouquinho mais doce...

hehehehhe... Teria que fazer pra ver no que dá...

Falows...

_________________
Imagem

J4ck_666: Jack Edson | Growlists & Wishlists


05.02.2011(Sáb)18:00
Perfil
Destaque

Registrado em: 09.12.2006(Sáb)16:39
Mensagens: 867
Localização: Niterói-RJ
Mensagem Re: Enxertia
parece que não foram os primeiros a pensar isso pois apos uma rápida pesquisa na net achei o caso de um cara que enxertou uma N.lowii nem cavalo de N. x Ventrata usando o simples metodo em V, vejam o resultado:
http://carnivore.ic.cz/fotky/pokusy/nep ... fault.html
http://pitcherplants.proboards.com/inde ... hread=7521

_________________
Imagem


02.06.2011(Qui)17:38
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: Enxertia
Ressuscitando o tópico:

Alguém sabe dizer se o enxerto de highland produz ascídios quando enxertada num cavalo (porta enxerto) lowland? Tenho dúvidas quanto a isso pois até onde eu sei os enxertos são feitos para que o enxerto que produz mais, porém tem suscetibilidade de ataques doenças ou pragas nas raízes seja tlansplantado num porta enxerto que possui raízes mais robustas e resistentes.
Então a dúvida surge: as nepenthes highland se desenvolveriam bem somente com raízes de lowlands?

Aguardo por favor ajuda pois sou fascinado por neps highland mas moro quase no nível do mar :cry: .

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


01.02.2012(Qua)10:31
Perfil
Destaque

Registrado em: 02.07.2009(Qui)14:17
Mensagens: 221
Localização: Goiânia - Goiás - Brasil
Mensagem Re: Enxertia
Jadson,

Creio eu que, essa resposta vai ser um pouco dificil de se obter. No Brasil o cultivo de pcs está em desenvolvimento, creio que agora que com importações de plantas e a facilidade de entrar em sites e foruns de outros paises está ajudando nisso. Mas acho que aqui dificilmente tem alguem que fez esta experiencia, e se o fez, ainda não divulgou, e se não divulgou , dificilmente o vai.

Mas pelo que já li e penso sobre o assunto é, sim o enxerto higland produzirá sim jarros e iguais a planta enxertada. Uma laranjeira enxertada em cavalo de limão, dará laranja e não limão.

Porém, eu não sei se a planta será adaptada ao local. Pela sua colocação, a enxertia seria somente pra plantas que tem raizes mais fracas a pragas ou um certo meio de cultivo. Se for somente isso, creio que deva melhorar um pouco o cultivo, mas não resolverá os problemas. Penso eu que o grande problema das highland é a temperatura e umidade, que pelo que já li interfere na fisiologia da planta como um todo, tanto raizes quando folhas e ascideos. Se não me engano ( corrijam caso for errado) algumas proteinas e enzimas especificas das plantas e dos ascideos tem uma temperatura otima, ou seja, uma planta de clima frio não se adapta em condições quentes e mais secas por causa destas proteinas e enzimas.

Então, se meu raciocinio estiver correto, a enxertia pode amenisar, mas não resolver o problema de highland em locais lowlands.

O que já vi é alguns cultivadores fazerem estufas frias para algumas plantas. O que mais se vê é terrarios com lampadas especiais e coolers e placas para resfriar o ambiente. Mas tambem já vi um grande e conhecido cultivador e vendedor Thailandes que tem uma estufa de uns 20 a 30 metros quadrados, todo fechado em plastico, com sombrite 50% e um ar condicionado spliter dentro! /susto

Abraço

_________________
__________________________________________________________

Minha Grow list!


01.02.2012(Qua)11:48
Perfil
Destaque

Registrado em: 09.12.2006(Sáb)16:39
Mensagens: 867
Localização: Niterói-RJ
Mensagem Re: Enxertia
sobre a produção de jarros de uma highlang num cavalo de lowland ainda me restam duvidas pois a formação de jarros esta relacionada a umidade atmosférica e não a do solo, assim penso, uma planta enxertada cresceria sem duvidas mais rapidamente se enxertada num cavalo de uma planta vigorosa como uma alata, porem ao meu ver ainda necessitaria de uma alta umidade atmosférica assim como possivelmente baixas temperaturas.
eu tenho uma muda de N. rajah q não vejo muito futuro uma vez q moro praticamente no nivel do mar, porem não arriscaria por uma planta rara como tal a um experimento inicial.
Poderíamos tentar enxertar uma planta como uma N. ventricosa numa N. alata, ambas são plantas comuns e com crescimento/porte parecido porem uma highlang e outra lowland.
Alguém se habilita?

edit:
aqui uma experiência envolvendo enxerto de neps publicada numa antiga revista de PCs:
http://carnivore.ic.cz/fotky/pokusy/nep ... N/CPN1.jpg
http://carnivore.ic.cz/fotky/pokusy/nep ... N/CPN2.jpg
http://carnivore.ic.cz/fotky/pokusy/nep ... N/CPN3.jpg
http://carnivore.ic.cz/fotky/pokusy/nep ... N/CPN4.jpg

_________________
Imagem


21.02.2012(Ter)16:30
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 9 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB