Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.03.2024(Sex)6:02



Responder  [ 8 mensagens ] 
 Pinguicula primuliflora morrendo ??? 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 27.11.2006(Seg)16:41
Mensagens: 24
Localização: palmeira das missoes
Mensagem Pinguicula primuliflora morrendo ???
Olá amigos do fórum !!!
Tenho uma Pinguicula primuliflora que quando a comprei (Ono), estava bem, porém depois de algum tempo as extremidades das folhas começaram a apodrecer...
mudava para a luz, mudava para a sombra, colocava água, tirava água, e nada...
seguem as fotos:

Imagem

Imagem

Obrigado.

_________________
Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria, eu sou o Entendimento, minha é a fortaleza...


16.03.2008(Dom)12:28
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Pois é luan... vc não é o primeiro nem o único... :cry: Além da minha (que descanse em paz) já vi relato de vários colegas aqui do fórum que perderam essa espécie, sem causa aparente... Eu te aconselho a escrever direto para o Marcos Ono e pedir uma orientação... Boa sorte.


17.03.2008(Seg)15:46
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Olá, Luan e Alex!

Eu recebi de presente uma mudinha dessa planta, no final do ano passado. Ela chegou bem raquítica, e eu achei que ela não passaria da primeira semana...

Plantei-a num vasinho pequeno, com substrato de areia grossa lavada e Sphagnum, na proporção 1:1, e a mantive dentro da mini-estufa das neps pequenas, com muita luz, mas sem sol direto. Regas diárias, moderadas, mas sem pratinho debaixo do vaso.

Há cerca de 3 semanas tirei-a da mini-estufa,e coloquei-a ao ar livre, inclusive em local bem ventilado, bem iluminado, mas com sol direto apenas das 16:00 hs em diante. Ou seja, sol fraco.

E a planta está simplesmente deslumbrante, com uma ótima aparência, colocando mudas em todas as pontas de flolhas! Tanto que em breve devo transplantá-la para um vaso maior e mais largo, para que ela cresça à vontade! E devo usar o mesmo tipo de substrato e condições de cultivo!

Na verdade, eu dei sorte com ela, pois não sabia nada a respeito do cultivo dessa ping!

Breve coloco imagens dela! :wink:

[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


17.03.2008(Seg)16:04
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Legal Miguel, assim vc até me encoraja a tentar novamente essa espécie. Devo ter feito errado, usei muita água e forneci pouca ventilação.


17.03.2008(Seg)16:14
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.08.2006(Dom)15:14
Mensagens: 344
Localização: Curitiba, Paraná
Mensagem 
Esse site tem bastante coisa: http://www.pinguicula.org mas tá em inglês..

E de acordo com ele, isso é causado ou por choques de temperatura ou por fungos.

Até mais,

Clayton.


Editado pela última vez por Clayton em 01.06.2008(Dom)18:28, em um total de 1 vez.



17.03.2008(Seg)16:18
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -1798.html


17.03.2008(Seg)22:08
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 27.11.2006(Seg)16:41
Mensagens: 24
Localização: palmeira das missoes
Mensagem 
Olá Miguel ???
Então vc quer dizer que ela precisa de muita luz mas sem sol direto? e pouca água? certo???

_________________
Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria, eu sou o Entendimento, minha é a fortaleza...


19.03.2008(Qua)0:14
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
luan zandoná escreveu:
Olá Miguel ???
Então vc quer dizer que ela precisa de muita luz mas sem sol direto? e pouca água? certo???

Rapaz... Essas PC's às vezes me deixam de cabelo em pé... A gente vê imagens delas in habitat, tenta imitar e quebra a cara! :cry:
Nepenthes e Cephalotus em cultivo revelaram-se bem diferentes do que no habitat, em se tratando de condições de luz e água... E cheguei à conclusão de que com a minha ping aqui é a mesma coisa!
Tenho visto, aos montes, imagens de P. primuliflora crescendo a sol pleno, em locais úmidos sem encharcamento, e também em locais encharcados. Uma, inclusive, com essa espécie crescendo sobre musgos flutuantes num pequeno poço, também ao sol, como se fosse uma planta aquática! :shock:
Já li aqui no forum um tópico onde o Fernando Rivadávia fala sobre as pings crescendo ao sol, que ele viu pessoalmente...

A minha aqui chegou bem fraquinha e foi crescendo bem nas condições que eu descrevi... A pessoa que me doou a muda só me disse para eu não jogar água em cima das folhas dela (irrigar só o substrato), e mais nada... O resto eu acertei no "chute"! :roll:
Parece que essa planta vai ser mais uma que teremos que aprender a cultivar pelo clássico processo da "tentativa e erro", infelizmente...
Foi assim comigo aqui com as Neps e a Ceph, e agora está sendo com as sarras e a ping...
Fazer o quê, né?! Sem literatura fica mais difícil! :?

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


19.03.2008(Qua)10:11
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 8 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB