Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)15:46



Responder  [ 28 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Dicas sobre pinguiculas 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 15.12.2008(Seg)14:07
Mensagens: 133
Mensagem Dicas sobre pinguiculas
Galera....

Tenho cultivado pinguiculas a algum tempo (+- 10 meses) e observo a dificuldade que muita gente tem em mantê-las vivas, assim como tive inicialmente.... Este tópico tem como objetivo ajudar a quem precisar de dicas. Aos mais experientes, peço a possível correção de alguma coisa.

Dicas em geral:

1) Quanto a umidade

As pinguiculas criam muscilagem e muita, portanto, não se deve molhar diretamente as folhas, pois isto destrói completamente a mesma.
O ideal é utilizar o mesmo processo que se utiliza para a Cephalotus follicularis, isto é, manter uma altura boa de substrato para haver drenagem suficiente e, molhar esporadicamente o prato e observar. É um trabalho de paciência e dedicação, como em qualquer PC.
Esta primeira parte é a que mata a pinguicula no geral, por apodrecimento da raiz ou falta de umidade suficiente para se desenvolver.
Verifica-se a saúde de uma ping pelo seu desenvolvimento e pela quantidade de insetos que ela está capturando.

Dependendo do tipo de ping, e, dependendo da estação (inverno/verão) elas requisitarão mais ou menos água.
Exs.: P. esseriana, P. gigantea, P. wesser, P. cyclosecta, P. agnata. Este grupo por exemplo, requisitam menos água no inverno e mais água no verão. É importante pesquisar qual tipo e qual a preferência, sempre levando em consideração o parágrafo anterior.

Exceções:

P. primuliflora,
P. ionantha e
P. planifolia
São pings diferentes. Elas basicamente precisam de "extremos" de água, isto é, o solo tem que estar extremamente encharcado.... vi fotos delas no "habitat" natural, dentro dágua. P. primuliflora, P. planifolia

P. lusitanica
É uma planta que foi um desafio particular. Ela tem sérios problemas com umidade. A raiz, apodrece com facilidade e se ela não tiver exatamente a água necessária, (nem mais, nem menos) ela morre. O tipo de umidade que ela requisita está muito próximo da Cephalotus, por isto citei ela anteriormente.

2) Quanto a iluminação

A iluminação é essencial para qualquer planta, mas as pings sobrevivem com pouca iluminação ou iluminação indireta. Não é o ideal, apenas retardará seu desenvolvimento e dependendo, poderá levar a "morte" da planta. A maioria delas, tem uma coloração muito bonita que só poderá ser observada se tiverem uma iluminação boa, caso contrário, ficarão verdes, mas saudáveis.
A colocação das mesmas no sol é um perigo por causa do primeiro item, ainda mais se vc não puder acompanhar diariamente. Algo do tipo, deixar a ping no sol e secar completamente o substrato, ou "encher" o prato de água e levar ao sol. Recomendo no máximo 4 hrs de sol direto e não no pico (10:00~14:00).
Eu optei pela iluminação artificial e não me arrependi, até porque fico fora o dia inteiro e não tenho tempo de observar a incidência do sol nas mesmas. Duas lâmpadas Grolux de 40W ou 1 Grolux de 40W e uma "luz do dia" de 40W também. Deixo 12h.
P. x wesser sem iluminação, P. x wesser com iluminação

3) Quanto a reprodução

Pings no geral são fáceis de reproduzir, por leaf-cutting e sementes.

- leaf-cutting: Apenas destacar a folha, com cuidado para não desenterrar a planta original e colocando sobre o solo (de preferência o definitivo), pulverizando até que apareça as primeiras folhas (2 ou 3) da nova planta. A partir disto, não pulverizar mais para a baby ping já criar a muscilagem;
- Sementes: As sementes de pinguiculas são muito parecidas com as de nepenthes. Quanto mais novas, melhores. Tirando as espécies que entram em dormência, tais com a P. grandiflora e P. lilacina, a maioria depois de alguns meses não brotam mais, nem rezando e olha que rezei!

4) Quanto a temperatura/dormência

Quase todas as pings tendem a sofrer alterações entre inverno e verão. Algumas (P. agnata, P. wesser) trocam a coloração e aumentam o número de folhas entre uma estação e outra. Em outros casos, entram em dormência (conforme foi citado anteriormente).

5) Quanto ao substrato

O substrato é o comum das PCs. É importante lembrar que só o sphagnum não basta. O ideal é misturar o sphagnum com areia/turfa/pó de xaxim ou o que for para controle de umidade / acidez.
Eu, particularmente, tenho facilidade de achar pó de xaxim e utilizo, na maioria dos casos 40% sphagnum, 40% pó de xaxim e 20% vermiculita. A exceção é apenas para a P. primuliflora e P. ionantha que estou utilizando 60% de sphagnum, 20% de vermiculita e 20% de pó de xaxim, além de forrar o fundo do vaso com argila expandida.

RTGR escreveu:
(novo - 16/09/2009)
Galera:

Uma observação importante sobre as dicas.... vou acrescentar este post depois lá na página inicial.
O substrato de pings DEVE conter obrigatoriamente areia de aquário... no substrato citado anteriormente, acrescentei 30% de areia e fechou o substrato ideal.... claro, com exceções. (sempre existem!)

P. moctezumae e P. gypsicola: Elas precisam obrigatoriamente de solo alcalino (by Carlos Tatsuta). Para conseguir isto, acrescentar além da areia, uns 20% mais ou menos de dolomita (é uma pedra branca que se utiliza em geral para alcalinizar água de aquário.)

abs
RTGR


6) Quanto a raiz (novo)

Resolvi colocar mais este detalhe pois tive problemas separando a minha P. esseriana. As raízes das pings são SUPER sensíveis a qualquer troca, então, evite fazer trocas de vasos em plantas adultas. É importante já deixar os seedlings em seu lugar definitivo.


Acho que é só. Este texto eu escrevi baseado nas minhas experiências pessoais e muita pesquisa na internet. Aos biólogos de plantão, se houver algum erro, é só mandar uma MP que eu altero o texto.

abs
RTGR

---------------------------------------------------

Carlos Rohrbacher escreveu:
Quanto à hidratação: Não mantenho cuidados diferenciados em relação às demais PCs,
todas ficam em recipientes com água a um terço da altura dos vasos. Não borrifo as plantas assim
como não borrifo droseras, não me parece bom remover a mucilagem e os nutrientes dos insetos
capturados.

Quanto à reprodução: Nunca fiz leaf cuting, o que fiz foi semear e considero que seja
um gênero com germinação similar às utricularias. Muitas semeaduras foram sem sucesso, as que
'deram certo' não produziram muitos exemplares. O ideal me parece plantar o mais rápido que
conseguir as sementes. Com as P. lusitanica o número de seedlings foi inversamente proporcional
ao tempo de plantio (mais mudas -> menos tempo).

Quanto ao substrato: Utilizo 30% sphagnum, 30% areia de quartzo (filtro de piscina) e 40% perlita.
A 'receita' foi adaptada dos tópicos que lí no CPUK, o sphagnum substitui a turfa e areia utilizei por observar
em tópicos in habitat que muitas plantas européias crescem em locais praticamente sem substrato,
sobre rochas úmidas.

Quanto à luminosidade: Mantenho plantas sob sol direto em S. Bento e na sacada do apto em
Jaraguá, as variações morfológicas são similares as das droseras, menores sob sol direto e mais 'coradas'
para plantas avermelhadas.

Doenças: Plantas na sombra apresentaram mais fungos, o Dithane foi ótimo para eliminar
as infestações e não interferiram significativamente no seu desenvolvimento. Não observei afídios
nas plantas de S. Bento ou de Jaraguá.


PHD Pereira escreveu:
Só uma contestação:
Molhar as folhas das pigs não é nenhum problema, pelo contrario, é altamente recomendado, elas se desenvolvem mais rapidamente de vc dar um banho nela ao menos uma vez por semana, pode ser estranho, mas temos muitos relatos de sucesso com esse método.


nivaldo falcao escreveu:
sempre molho as pings por cima no dia da limpeza geral (todo sabado) ate agora nada de anormal.

_________________
GrowList/WishList


Editado pela última vez por RTGR em 16.09.2009(Qua)20:29, em um total de 12 vezes.



17.07.2009(Sex)13:46
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Valiosas informações que reterei.
Obrigado.


17.07.2009(Sex)13:58
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Boa Roberto, dicas muito úteis e que vão ajudar a todos. Agora que revelou o segredo das suas pings ae, vou aplicar nas minhas huahuahua. Se puder, complemente o seu post com algumas fotos, as vezes uma foto vale mais do que palavras. Parabéns pelo tópico


Abraços

_________________
Imagem


17.07.2009(Sex)14:53
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Excelente Roberto; dicas muito valiosas.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


17.07.2009(Sex)15:16
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28
Mensagens: 1190
Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
Mensagem 
Só uma contestação:

Molhar as folhas das pigs não é nenhum problema, pelo contrario, é altamente recomendado, elas se desenvolvem mais rapidamente de vc dar um banho nela ao menos uma vez por semana, pode ser estranho, mas temos muitos relatos de sucesso com esse método.

_________________
Paulo Henrique Dias
Nem todo vento traz frieza e tempestade...
Canibal vegetariano devora planta carnívora
Minha Grow List


17.07.2009(Sex)15:36
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 15.12.2008(Seg)14:07
Mensagens: 133
Mensagem 
PHD Pereira escreveu:
Só uma contestação:
Molhar as folhas das pigs não é nenhum problema, pelo contrario, é altamente recomendado, elas se desenvolvem mais rapidamente de vc dar um banho nela ao menos uma vez por semana, pode ser estranho, mas temos muitos relatos de sucesso com esse método.


PHD Pereira:

Eu fazia isto na minha P. gigantea, por causa dos relatos também.... vaporizava todo sábado as folhas, até que elas perderam toda muscilagem..... realmente, ela cresce um pouco mais rápido, até que de uma hora para outra, ela morreu. Eu acho que foi por causa desta pulverização, pois já estava fazendo extremo controle de umidade para evitar apodrecimento. Acredito que depois que a ping perde a muscilagem ela tente se desenvolver mais para "tentar" de alguma forma, adquirir insetos de novo e como não consegue, leva a morte....
É só uma teoria, mas obrigado pela resposta e pela contestação.

abs
RTGR

_________________
GrowList/WishList


Editado pela última vez por RTGR em 17.07.2009(Sex)15:51, em um total de 2 vezes.



17.07.2009(Sex)15:48
Perfil
Destaque

Registrado em: 28.02.2007(Qua)21:41
Mensagens: 346
Localização: cotia-SP
Mensagem 
Ótimas dicas Roberto!
Só falta a foto do local do cultivo com a lampada.
Obrigado.


17.07.2009(Sex)17:31
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 15.12.2008(Seg)14:07
Mensagens: 133
Mensagem 
marcosono escreveu:
Ótimas dicas Roberto!
Só falta a foto do local do cultivo com a lampada.
Obrigado.


Marcos:

Deixei lá no tópico das fotos! http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-5354.html

Matheus Dalazen escreveu:
Boa ficha, cheia de informações muito úteis!!!

Alguém sabe me dizer como é o cultivo de P. vallisneriifolia, e como germino a cuja dita???


Matheus:

A P. vallisneriifolia eu não tive, mas pelo que já li, ela é uma planta que entra em dormência no inverno e requer bastante umidade no verão. Acho que para sementes, o processo é parecido com a de nepenthes.... busca algum tópico já existente sobre sementes de neps!

abs
RTGR

_________________
GrowList/WishList


17.07.2009(Sex)17:44
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 01.04.2008(Ter)12:19
Mensagens: 571
Localização: Campina Grande-PB
Mensagem 
sempre molho as pings por cima no dia da limpeza geral (todo sabado) ate agora nada de anormal.

_________________
Abraço.
Nivaldo Falcão


17.07.2009(Sex)19:21
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 15.12.2008(Seg)14:07
Mensagens: 133
Mensagem 
nivaldo falcao escreveu:
sempre molho as pings por cima no dia da limpeza geral (todo sabado) ate agora nada de anormal.


Nivaldo:

Eu não me arrisco mais não... mas é importante comentar pois todo sucesso / insucesso é importante....
Por sinal, as P. agnatas estão ótimas mesmo....

abs
RTGR

_________________
GrowList/WishList


17.07.2009(Sex)22:42
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 28 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB