Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)18:41



Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Transplante de sarracenias: época, substrato e vasos 
Autor Mensagem
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Transplante de sarracenias: época, substrato e vasos
Olá pessoas,

o outono está por vir e as sarracenias já cresceram o que podiam por aqui.
Algumas já estão a lançar suas filódias e os jarros de algumas já estão feiosos.
Gostaria de saber o que vocês tem feito quanto ao transplante das sarras.
Ainda é nebulosa para mim a época certa e se as divisões podem ser feitas
imediatamente no transplante.

Imagem
Sarracenia leucophylla que vai precisar de vaso novo.

Outra questão é o tipo de substrato. O que vocês tem utilizado?
Tenho lido a respeito e no exterior é muito utilizada a turfa, só que eu ainda
não tenho uma opinião formada sobre a 'turfa' nacional, ao menos a que
comprei parece mais com 'terra preta' do que com turfa (peat), 1/2 dela é
composta de pequenos ganho e talos de folhas de samambaia. Além da turfa é
comum utilizar areia e perlita. A areia tudo bem, existe a de quartzo que é
relativamente acessível, já a perlita não é bem assim ... ... isso se essa
perlita que eu adquirí em uma compra conjunta puder ser utilizada em plantas.
Pois, descobri que há ao menos dois tipos, a de construção e a de horticultura.

Há ainda a questão dos vasos.
Qual o tamanho, profundidade e formato mais adequados? Acompanhei uma
discussão no CPUK e não ficou claro o que seria melhor. Há argumentos
interessantes contra e a favor de vaso profundos, o tamanho por volta de
20 cm é quase um consenso e o formato quadrado é o preferido no
aproveitamento de espaço, além de evitar a proliferação de algas na água.

É só isso. :mrgreen:

_________________
Droseraholic!!!


10.03.2011(Qui)10:07
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 15.01.2010(Sex)9:12
Mensagens: 342
Localização: Laranjal Paulista
Mensagem Re: Transplante de sarracenias: época, substrato e vasos
Eu só transplantei a minha do vaso para um bog depois da dormência. Ela tem dois brotos e estou em dúvida se separo agora ou só depois da dormência ou talvez separe os brotos e coloque só a planta mãe em dormência. Um broto tem uma folha retorcida será que essa é a filódia?


10.03.2011(Qui)18:59
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Transplante de sarracenias: época, substrato e vasos
Olá Alessandro.

Que eu saiba as plantas que produzem filódias são a S. leucophylla
e a S. oreophila. Caso seja uma destas ou um híbrido a partir delas
deve ser uma muda.

Eu fiz mudas por cutting durante o verão e sobreviveram, mas
as plantas sofreram bastante. As mudas feitas pouco antes da primavera
cresceram muito mais facilmente.

O que você tem usado como substrato? Tem trocado? E o tipo de vaso?

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


10.03.2011(Qui)20:49
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem Re: Transplante de sarracenias: época, substrato e vasos
Carlos, bonita foto da sua S. leucophylla :mrgreen:

Aqui o grande problema com as Sarracenias é a falta de sol direto, algumas deixo no meu amigo/vizinho, onde pega sol o dia todo.
Tenho um vaso grande que é praticamente um bog, nele continham S. leucophylla, S. leucophylla X ? e S. x areolata.
Tive problemas com pragas, lagartas rosca, comeram inteira a S. x areolata que era a mais bela que eu tinha, ficava escura quase preta as suas veias.

Por fim, fiz a troca de subtrato delas a uma semana atráz, eu não pesquisei exatamente sobre a época boa para replanta-las, mas também não mechi muito nelas, não separei mudas, apenas retirei a S. x areolata morta :( e as outras duas separei e plantei uma em cada vaso diferente.

Usei o mesmo vaso grande para a S. leucophylla que é grande e para a S. leucophylla X ? um vaso um pouco menor, mas com mais de 20 cm de profundidade, e preto, pois eu não tinha outro grande o suficiente de outra cor.

Usei como subtrato 1 Sphagnum 1 areia normal de contrução bem lavada e 1 pó de coco, só ultilizei o pó de coco para render mais a mistura, se usar apenas 1/1 Sphagnum e areia (ou qualquer outro que substitua areia) creio que funcione bem...

As plantas estão se desenvolvendo normalmente ainda por aqui, não esfriou o suficiente para pararem de crescer ainda.

você pode separar mudas quando for replanta-las, aqui como fiz a troca em um dia de temporal, deixei as plantas com na chuva e a chuva lavou todas as raizes delas, do substrato ruim que elas estavam, depois replantei no subtrato novo, você pode ultilizar um esguicho para lava-las se não forem tão frageis.

Pode separar as mudas por corte de rizoma, é sempre bom separa-los com um pouco de raizes, pois tem alguns que ainda não formara raizes e por vez pode não enraizar e morrer.

Podei todas as folhas feias e com ácaros que estavam afetando as plantas, você pode podar todas as folhas feias da sua apenas deixando as folhas de inverno que a planta produz, isto induzirá ela a dormencia...

Pelo que eu já lí você pode deixar elas passarem a dormencia, e quando tiver começando a primavera troca-las de vaso/substrato. Ou pode trocar agora também.

O unico cuidado que deve ter realmente é com o dano as raizes se for separar as mudas, com pragas que podem afetar as plantas, do tipo, lesmas, lagartas e fungos.
O resto é muito fácil, as plantas são bem fortes.

Creio que você com sua experiência com outras plantas não terá muita dificuldades.

Sou ainda iniciante com as Sarracenia, mas espero que as dicas seja úteis a você.

abraço e boa sorte!

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


10.03.2011(Qui)21:51
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 22.05.2010(Sáb)13:41
Mensagens: 181
Localização: Brasilia - DF
Mensagem Re: Transplante de sarracenias: época, substrato e vasos
Bem, aqui em casa eu tenho algumas S. psittacina x S. purpurea, S. rosea, S. purpurea.
Elas ainda estão pequenas, mas tive que transplantar uma alguns dias atrás, mais por questão de higiene, já que o vaso em que ela estava ainda era o dá compra e havia vermiculita ou perlita nele ( não sei distinguir o que era) e com o tempo ele foi se transformando num barro. E também na minha cidade nas ultimas duas semanas so tem chuvido, nada de sol, isso prejudicol muito o crescimento das minhas Pcs.
Geralmente como substrato eu uso turfa de shagnum (achei em Brasilia) + shagnum + areia do rio lavada. Até agora não tive nenhum problema, minha Sarracenia transplantada está gerando mais 4 jarros novos.

Uma duvida, os jarros das Sarracenias também podem ser chamados de folhas?


11.03.2011(Sex)6:33
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 06.11.2010(Sáb)9:17
Mensagens: 41
Localização: Campo Largo - PR
Mensagem Re: Transplante de sarracenias: época, substrato e vasos
Por aqui minhas sarras também não iniciaram dormência ainda, mas já está ficando bem frio e isso deve ocorrer logo.
O transplante das minhas eu acabei fazendo de forma emergencial, pois quando as comprei elas estavam com terra preta no substrato, então não me importei com a época, mas é correto dizer que, na dúvida, transplante no início da primavera. Isso vale pra grande maioria das plantas. Me impressionou a resistência das sarras à manipulação de suas raízes. Mesmo tendo enfrentado uma longa viagem via correio e receber um transplante fora de época com troca total de substrato, ainda sim elas demonstraram pouco sofrer com tudo isso.
Os vasos que estou usando são os Nº1,5 pretos, mas já tenho aqui comigo vasos cinza nº 3 para elas, e vou esperar o fim da dormência para transplantar.

Abraço.


11.03.2011(Sex)8:14
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 15.01.2010(Sex)9:12
Mensagens: 342
Localização: Laranjal Paulista
Mensagem Re: Transplante de sarracenias: época, substrato e vasos
Carlos Rohrbacher escreveu:
Olá Alessandro.

Que eu saiba as plantas que produzem filódias são a S. leucophylla
e a S. oreophila. Caso seja uma destas ou um híbrido a partir delas
deve ser uma muda.

Eu fiz mudas por cutting durante o verão e sobreviveram, mas
as plantas sofreram bastante. As mudas feitas pouco antes da primavera
cresceram muito mais facilmente.

O que você tem usado como substrato? Tem trocado? E o tipo de vaso?

Um abraço.

A minha é hibrida mas ainda não sei as espécies, acho que a "filódia" é só uma folha retorcida.
Eu só transplantei ela do vasinho para um bog depois da dormência e usei musgo e um pouco de fibra-de-coco no substrato, só tive problema com uma infestação de algas, deu trabalho mas está controlada. Ela cresceu muito mais do que eu imaginava, por isso, depois da dormência vou plantá-la em um vaso quadrado que é fechado no fundo e só então separar os brotos e deixar o bog só pras dionéias.
Ela era bem vermelha mas depois da dormência não recuperou a cor, não sei porque.
Imagem
Aqui ela antes da dormência em um vasinho de violeta, era bem vermelha.

ImagemImagem
Depois da dormência ficou totalmente verde, pelo menos tem dois brotos!!


11.03.2011(Sex)10:57
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem Re: Transplante de sarracenias: época, substrato e vasos
Oi Carlos,

Recomendo replantar no início da primavera, quando os novos brotos começarem a aparecer. Isso porque, junto dos brotos vem as novas raízes e assim elas já iniciam o crescimento no novo substrato.

Sobre o vaso, 20 cm é muito alto! As raízes delas nem são tão fundas assim.
Eu tenho utilizado vasos tamanho 2 e 2,5 para as maiores mudas (algo como 12 a 15 cm de altura/profundidade) - evite deixar que elas virem touceiras e exijam vasos maiores, isso só dá dor de cabeça na hora de replantas, achar lugar pra por, eliminar pragas e salvar mudas no caso de ataque de fungos.
Água na metade do vaso (pra maioria) ou atingindo 2/3 da altura (purpurea, psittacina e híbridos dessas).

Sobre o substrato, eu acabei replantando todas na última primavera em areia:sphagnum:vermiculita (algo como 1:2:0,5). Mas elas não parecem ter gostado muito da ausência de turfa, que estava presente no substrato anterior e que não achei na ocasião do replantio (aliás, continuo sem achar).
No caso eu usava na proporção 0,5, assim como a vermiculita - praticamente uma temperada na mistura... hahaha

MAS, as Sarras mais bonitas que já vi foram as do Marcos. Elas estavam plantadas em vasos de vários tamanhos, incluindo os quadradinhos, em sphagnum, vermiculita em coco (? - não lembro agora), mas acredito que o clima dele (com um inverno mais rigoroso) favorecia o crescimento delas também (se comparado com as minhas condições).


Abraço,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


11.03.2011(Sex)17:16
Perfil
Destaque

Registrado em: 28.02.2007(Qua)21:41
Mensagens: 346
Localização: cotia-SP
Mensagem Re: Transplante de sarracenias: época, substrato e vasos
Olá Carlos,
Eu também tenho algumas dúvidas sobre o transplantio das Sarracenias.
Algumas especies como a S. flava, S. purpurea e S. minor morrem durante o verão sem dar sinal de doença.
Tenho reparado que os replantios no inicio da primavera são as que melhor rebrotam.
Quando faço no verão, algumas demoram a crecer ou até mesmo morrem.
O substrato que uso é uma mistura de :
Spahgnum: areia : vermiculita : coco
A proporção é de 5:1:1:2( pó de casca de coco) para mudas menores
5: 1:1:2( fibra ou chips de casca de coco) para mudas maiores.
Este último parece que aera o substrato e não deixa fermentar o substrato durante o verão.
Não tenho certeza disso mas tem dado bons resultados neste ano. Até agora não conseguia manter as sarracenias em vasos grandes.
Abraços,


13.03.2011(Dom)10:00
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 31.03.2009(Ter)11:18
Mensagens: 188
Localização: São Paulo, SP, Brasil
Mensagem Re: Transplante de sarracenias: época, substrato e vasos
Olá...
Eu troquei de vaso duas vezes minha Sarra mais velha e uma as mais novas, todas na primavera, mas ainda não tirei mudas, farei isso depois desse próximo inverno...
Seguem duas fotos pra ilustrar... A mais velha está num vaso "grande" (a régua tem 30 cm) com furos apenas na parte de cima pra evitar um alagamento, formando um Bog. Ele está cheio com Sphagnum seco puro, mas há duas metades de uma garrafa PET de 2 litros pra formar um reservatório de água sob o musgo.

Imagem /// Imagem

Do lado do vaso grande dá pra ver as outras Sarras, em vaso feito com garraga de água mineral de 2,5 litos, que pretendo trocar pra um vaso grande também, depois do inverno.

_________________
Henrique P. Ferreira


13.03.2011(Dom)15:27
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 24 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB