Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)20:53



Responder  [ 9 mensagens ] 
 Como cuidar de meu cephalotus 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 30.03.2011(Qua)19:35
Mensagens: 242
Localização: Santo André SP
Mensagem Como cuidar de meu cephalotus
Oi MarcielS vi as suas Cephalotus e tiro o chapéu... estão lindas!!!! Se não for abusar gostaria que vc me desse dicas do substrato, umidade e iluminação pois a minha muda não tá c/ o aspecto muito saudável, já é o 2º jarro que está morrendo num curto espaço de tempo. Quando comprei replantei num vaso maior mantendo o substrato original e acrescentei esfágno c/ areia (60:40), está num mini aquário de vidro c/ água no fundo p/ manter a umidade e fica exposta ao sol da manhã cerca de 3h por dia. A rega é feita todos dias c/ água da chuva. Segue algumas fotos p/ sua avaliação. Abs.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


09.06.2011(Qui)19:02
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Re: Como cuidar de meu cephalotus
Oi FranPan, agradeço os elogios!

Cada cultivador tem uma receita própria de substrato, mas a base é sphagnum + areia.
A última troca fiz com sphagnum 70% + perlita 25% + areia 5%.

Sua muda é pequenina ainda. Requer mais atenção, fique de olho. Como você deve saber, as cephs ficam vermelhas (menores) quando cultivadas sob sol intenso e verdes (maiores) quando a incidência solar for menor.
Regue por capilaridade (prato sob o vaso). Elas gostam de ter os pés molhados, rsrs. Proteja sua planta de ventos, pois somado a baixa umidade atmosférica do outono/inverno fazem ressecar rápidamente as folhas/jarros. Use uma proteção 'Pet' sobre o vaso.

Dê preferência a vasos altos pois as cephs formam raízes/touceiras alongadas.

As minhas plantas estão detonadas por causa do frio, hehehh!
Repare que agora ela está com as folhas modificadas, dá uma olhada.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Veja mais: http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=31&t=910
Aqui também: http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=46&t=191
E mais aqui: viewtopic.php?f=29&t=3279

ps. eu deixo as minhas sempre com agua sob o vaso, diminuindo o nível somente agora na estação fria.

ps. uma boa referência de cephs 'vermelhas' você verá no cultivo do Carlos Rohrbacher

Abç. 8-)

_________________
Imagem


10.06.2011(Sex)11:46
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 30.03.2011(Qua)19:35
Mensagens: 242
Localização: Santo André SP
Mensagem Re: Como cuidar de meu cephalotus
Olá MarcielS. Cramba!!! Vc chama esse visual de "detonadas"??? P/ mim estão maravilhosas!!! Realmente a minha ainda é um "bebezinho" e to dando toda atenção possível p/ que ela fique bem. O que tá me preocupando como te disse é a morte prematura dos jarros, já as pequenas folhas que nasceram estão se mantendo bem verdes. Estou na dúvida se pode ser excesso de rega e exposição ao sol. Quanto ao prato c/ água sob o vaso já li várias matérias sobre o grande risco do apodrecimento das raizes e tenho receio devido ela ser muito jovem ainda, to fazendo a rega diária por cima do substrato. Aparentemente a umidade tá ok pois o esfágno tá crescendo bem verde ao redor da planta. To pensando a princípio em eliminar a exposição ao sol direto, o que vc acha? Abs.


12.06.2011(Dom)22:42
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 30.03.2011(Qua)19:35
Mensagens: 242
Localização: Santo André SP
Mensagem Re: Como cuidar de meu cephalotus
Oi MarcielS, gostaria muito da sua opinião p/ cuidar da minha Ceph. pois realmente estou preocupado. Vc acha válido eu suspender a exposição ao sol direto? Será que o excesso de rega pode contribuir na morte dos jarros? Aguardo seu retorno. Abs


14.06.2011(Ter)21:21
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Re: Como cuidar de meu cephalotus
FranPan escreveu:
... Vc acha válido eu suspender a exposição ao sol direto? Será que o excesso de rega pode contribuir na morte dos jarros? Aguardo seu retorno. Abs

Olá FranPan,

Faça um teste, deixe a sua planta apenas em local de muita luminosidade e observe a reação dela.

Penso que são diversos fatores que levam as 'urnas' da sua planta secarem.

* muda jovem
* falta de adaptação ao sol intenso
* ressecação rápida do substrato

Eu usaria durante os mêses (pelo menos até a planta ficar mais forte) de inverno, uma proteção feita de garrafa pet como essa http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=7097

A idéia é proteger a planta de ventos fortes e fornecer mais umidade. Como já mencionei, não rego cephs por cima do vaso, é sempre por capilaridade.

8-)

_________________
Imagem


16.06.2011(Qui)14:00
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 30.03.2011(Qua)19:35
Mensagens: 242
Localização: Santo André SP
Mensagem Re: Como cuidar de meu cephalotus
Oi MarcielS, muito legal sua "engenhoca" da mini estufa c/ garrafa pet, realmente mantém uma alta umidade. Valeu pelas dicas, já vou providenciar as mudanças e daqui algum tempo te retorno c/ os resultados. Só mais uma pergunta e não te incomodo mais: qual lâmpada vc usa p/ iluminação das suas Ceph? Abração.


16.06.2011(Qui)20:24
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Re: Como cuidar de meu cephalotus
Não é incômodo algum. Duas lampadas PLL 45w branca a 15/20 cm da planta. Espero ter ajudado, precisar dá um toque. Bom cultivo! 8-)

_________________
Imagem


16.06.2011(Qui)21:33
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 22.08.2011(Seg)20:35
Mensagens: 686
Localização: chapecó-sc brasil
Mensagem Re: Como cuidar de meu cephalotus
pergunta de iniciante:
O cephalotus follicularis é uma especie de micro nepenthes ou sarracenia?

_________________
vinicius passou por aqui 8-)


23.09.2011(Sex)15:11
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.05.2009(Ter)16:04
Mensagens: 534
Localização: Mogi Mirim - SP
Mensagem Re: Como cuidar de meu cephalotus
vinicius romancini escreveu:
pergunta de iniciante:
O cephalotus follicularis é uma especie de micro nepenthes ou sarracenia?


Olá Vinicius.
O Cephalotus follicularis não é nem uma micro nepenthes e tampouco uma sarracenia.

Cephalotaceae é uma família de plantas angiospérmicas (plantas com flor - divisão Magnoliophyta), pertencente à ordem Oxalidales. Tem apenas um género e uma única espécie, Cephalotus follicularis.

São plantas herbáceas, carnívoras (de mecanismo passivo), originárias da Austrália.

Espero ter lhe ajudado.
Abraço e bom cultivo!

_________________
Léo Leonello


23.09.2011(Sex)19:16
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 9 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB