Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)17:33



Responder  [ 9 mensagens ] 
 U.cornigera: nova espécie brasileira?? 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem U.cornigera: nova espécie brasileira??
Olá pessoal,

Acaba de ser publicada uma nova espécie de Utric p/ o Brasil:

http://www.upjs.sk/public/media/4479/13 ... ka-upr.pdf

Infelizmente meu amigo Studnicka baseou este estudo em apenas em 3 populações de U.reniformis às quais eu o levei em 2005: Serra dos Órgãos, Itatiaia e Campos do Jordão. Esta espécie tem uma distribuição geográfica muito ampla e é um pouco variável demais p/ isso, na minha opinião.

Mas ele descobriu sim algo mto importante com as sementes da U.reniformis da S.Órgãos! Só q ele ignorou a possbilidade desta planta ser um simples híbrido de U.reniformis com U.nelumbifolia, que está presente na S.Órgãos (mas não em Itatiaia nem em Campos do Jordão).

O mais triste porém, é o fato dele não ter depositado o holótipo de U.cornigera no Brasil e nenhum isótipo....

Mas caso ajude pesquisadores no futuro, eu fiz uma coleta de herbário do mesmo local onde ele estudou U.cornigera (um dia antes acredito, pois até fotografamos as mesmas flroes) q eu depositei no herbário da USP (SPF) e pode ser usado como referência:

------------------------------------------------------------------------------------------------

BRASIL, Rio de Janeiro, Município de Teresópolis, campos de altitude beirando a trilha para a Pedra do Sino, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, c.2120m alt., 13/Nov./2005, F.Rivadavia et al. 2124 (SPF)

------------------------------------------------------------------------------------------------

Abs,
Fernando Rivadavia


Editado pela última vez por Fernando Rivadavia em 09.02.2010(Ter)15:27, em um total de 1 vez.



09.02.2010(Ter)14:13
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Ih rapaz, estou indo pra lá nas próximas semanas! Vou até olhar com mais afinco!

E aquelas nephrophylas lá do alto? As que vi aqui no rio tinham flores brancas e lá em cima eram de um roxo muito vivo....será que já é algum indício ou apenas variação pela altitude? hehehe

Abração

_________________
Imagem


09.02.2010(Ter)15:22
Perfil

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
o link está quebrado aqui pra mim....:(

_________________
Imagem


09.02.2010(Ter)15:23
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Corrigido o link! :)

Qto a U.nephrophylla, vai saber se essa variação na cor da flor tbm não se deve a hibridizacao... Afinal todas estas espécies das seções Iperua e Orchidioides parece formar hibridos férteis! O Nilber já achou o q pode ser híbrido de U.neph. com U.geminiloba (e este já foi feito em cultivo, como tbm renif. X nelumb.)


Abs, Fernando


09.02.2010(Ter)15:30
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem 
Legal mesmo Fernando, vc ja descobriu varias espécies né... só que eu vi num site tinha 4 especies de Droseras...

Eu ainda quero trabalhar assim, por isso estou estudando muito, principalmante Botânica e Biologia molecular, as principais para descobrir os taxons das plantas e animais...

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


09.02.2010(Ter)16:14
Perfil ICQ YIM
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá Northon!

Acredite ou não, descobrir espécies novas e fácil no Brasil, pois tem TANTAS! :) Difícil é escrever um artigo provando isso depois, hehehe! Muitas espécies novas são descobertas como essa U.cornigera: sao plantas q todos conheciam, mas q não haviam percebido ser algo tão diferente. Mas vamos ver se essa espécie é boa mesmo, ou se é apenas um híbrido natural, pois acho q faltou pro autor fazer essa verificação...

Abs, Fernando


09.02.2010(Ter)16:19
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá pessoas,

Fernando e Cléo: O link não abriu aqui, encontrei pelo Google e tentei novamente,
aparentemente era o mesmo endereço só que como o arquivo é enorme demora para abrir,
mesmo com ADSL.

Fernando: A diferença dos seedlings é bem grande mesmo, o primeiro é muito similar
à U. nelumbifolia e o segundo não sei, nunca parei para ver germinação
de outras utricularias e as miinhas U. reniformis não produziram sementes ainda.
Algo que vale comentário é que produzi um híbrido entre a U. nephrophylla e a U. nelumbifolia
(mãe e pai, respectivamente) lá do RJ nesse ano, ainda é pequeno, mas pelo tamanho não é
somente U. nephrophylla. Consegui uma germinação de uma semente em umas doze flores
polinizadas com pincel. Esse híbrido é raro ou inédito? :roll:

Cléo: U. nephrophylla roxa, precisamos cultivar essa variedade!
Acho que tenho um clima bom para isso em S. Bento. :wink:

Falow!

_________________
Droseraholic!!!


10.02.2010(Qua)12:34
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Carlos, acho q é hibrido novo sim, parabens!!! Pelo menos fotos ainda não existem no CP Photo Finder (isto é, ninguém colocou fotos na net ainda).

Boa sorte e mande fotos quando florescer!

Abs Fernando


10.02.2010(Qua)14:05
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Carlos Rohrbacher escreveu:

Cléo: U. nephrophylla roxa, precisamos cultivar essa variedade!
Acho que tenho um clima bom para isso em S. Bento. :wink:

Falow!


Quando conseguir eu te mando umas mudas entao!
Pior que até pouco tempo eu ainda tinha nephryphyla branca coletada quase ao nível do mar...hehehe


Abração

_________________
Imagem


10.02.2010(Qua)14:43
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 9 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB