Mto legal o q escreveram!!

Adilson, aquela definição está baseada na definição apresentada por Juniper, Robins & Joels no livro "The Carnivorous Plants" de 1989, onde descrevem a "síndrome carnívora". Gosto desta definição pois são escalas de cinza -- e não preto ou branco. Vejam a imagem abaixo:

No centro estão as plantas com todos os pré-requisitos da carnivoria: mecanismos de atrair, capturar, matar, digerir e absorver as presas. Estas são as carnívoras completas, 100%: Dionaea, Drosera, Pinguicula, Nepenthes, Drosophyllum.
No anel logo acima deste central encontramos outras plantas onde falta um ou outro elemento. Por exemplo, S.purpurea e Darlingtonia aparentemente não possuem enzimas e ainda não foram descobertas substâncias atrativas em Utricularia (porém devem existir). E assim por diante, até os anéis externos, temos plantas cada vez menos carnívoras e algumas plantas não-carnívoras que possuem algumas características de PCs, como métodos de captura, de atração, e até enzimas. (Estranho ver q eles parecem ter esquecido de incluir Genlisea neste gráfico...)
Eu prefiro enxergar a carnivoria desta maneira, com cada planta possuindo um maior ou menor "grau" de carnivoria.
Citação:
Fernando, eu não considero a Ibicella como uma carnívora.
Maurício, o que eu gostaria c/ essa discussão é q todos parassem p/ pensar no significado de carnivoria e que formassem uma opinião basada em argumentos sólidos. Espero que todos aprendam algo com este tópico.

Abs, Fernando Rivadavia