PLANTAS CARNÍVORAS BR
https://www.plantascarnivorasbr.com/forum/

Uma estranha protocarnívora
https://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=18&t=10136
Página 1 de 2

Autor:  rdrgobra [ 10.07.2012(Ter)12:41 ]
Título:  Uma estranha protocarnívora

Estava dando uma "zapeada" no fórum e achei alguns tópicos nesta sala que falavam sobre uma planta chamada Roridula gorgonias. Apesar de interessantes, ambos não se aprofundavam em detalhes como o local onde a planta é encontrada ou pormenores de como captura suas presas e se nutre das mesmas. Sendo assim resolvi expor aqui neste tópico tudo o que descobri desta protocarnívora.

Em primeiro lugar esta planta é endêmica da África do Sul e vive em solos arenosos/rochosos com deficiência de nutrientes. Veja na lustração abaixo a localização desta planta:

Imagem

Agora prestem atenção neste video:

http://www.youtube.com/v/FKABzndf1ts

Notem que existe um inseto que anda livremente sobre esta planta, no meio de um grande número de outros mortos. Este inseto é chamado de Pameridea roridulae e é ele o responsável por sintetizar os nutrientes de que a Roridula precisa. Mas como assim sintetizar os nutrientes? Eu explico, qualquer outro inseto (mosca, formiga, mariposa etc) que ficar preso nas folhas gosmentas da Roridula, será morto pelo Pameridea que, depois de digeri-lo irá defecar no solo acabando por fertilizá-lo nutrindo desta forma a planta.

O Pameridea possui asas curtas para seu tamanho e, por conta disso não consegue ir a longas distâncias para caçar. Resumindo, a planta fornece o alimento fácil para o inseto e em troca essa a nutre com suas fezes. A essa " relação" damos o nome de Simbiose. Abaixo seguem algumas fotos desta Protocarnívora e de seu inseto simbionte:

Foto 1 - Roridula gorgonias

Imagem

Foto 2 - Pameridea roridulae

Imagem

Obs.:

1) Além da Roridula gorgonias, existe a Roridula dentata que também possui seu próprio inseto simbionte. Seu nome: Pameridea marlottii.

2) Caso os administradores/moderadores achem que este tópico deva ser fundido com um dos outros que tratam desta planta, estejam a vontade para fazer esta mudança.

Espero que tenham gostado e até o próximo post.

Abs,

Rodrigo F. Costa

Fontes:

Youtube

Wikipedia

Autor:  Jadson [ 10.07.2012(Ter)14:20 ]
Título:  Re: Uma estranha protocarnívora

Opa, mais uma ótima complementação a ficha da roridula. Parabéns por mais esse post interessante. Esse inseto é um tipo de percevejo?
E uma dúvida para quem puder responder: Alguém já tentou importar pupas ou ovos desse Pameridea roridulae? E para quem entende de insetos, essa prática é viável?
Abraços.

Autor:  rdrgobra [ 10.07.2012(Ter)14:48 ]
Título:  Re: Uma estranha protocarnívora

Jadson, tudo Ok, abaixo segue uma resposta que dei a um amigo do fórum Carnivoroas.com.br, quando o mesmo me perguntou sobre a possibilidade trazer o P. roridulae para o Brasil:

()...o inseto simbionte da R. gorgonias só existe na África. Caso você consiga mudas ou sementes desta planta ela se comportará como uma planta ornamental qualquer, a única diferença é que ela matará os insetos que caminharem/pousarem nela, mas não irá absorvê-los.

Obs.: Não existe a possibilidade de importar tal inseto para nosso país, pois isto seria crime ambiental. Pense bem, este inseto é um predator que vive de forma harmoniosa em seu habitat. Retirá-lo de lá, para um local onde o mesmo inexiste, pode trazer graves consequências ecológicas. Reflita sobre isto que acabei de escrever e tire suas próprias conclusões.()


Creio que isto esclarece tudo.

Abs,

Rodrigo F. Costa

Autor:  Fernando Rivadavia [ 10.07.2012(Ter)15:00 ]
Título:  Re: Uma estranha protocarnívora

Na Europa vários cultivadores possuem esses insetos e Roridula é frequentemente até vendida com os insetos!

Aliás, Rodrigo, os insetos defecam diretamente sobre as folhas de Roridula, não no solo. Eles tomam o lugar q bactérias tomam em algumas PCs, ou o papel exercido pelas enzimas digestivas de outras espécies.

De certa forma é até mais inteligente essa estratégia de Roridula: pq gastar energias próprias sintetizando enzimas, se tem um inseto disposto a fazer a digestão por vc? :)


Abs,
Fernando Rivadavia

Autor:  rdrgobra [ 10.07.2012(Ter)15:09 ]
Título:  Re: Uma estranha protocarnívora

Não consigo entender como isso seja permitido na Europa Fernando, pois na minha opinião digo que tal atitude é arriscada. Há casos no mundo de introdução de espécies exóticas que dizimaram a fauna local. Na Europa mesmo há um caso desses no Rio Ebro (Espanha), pois um engraçadinho cansado de só pescar peixes que ele considerava pequenos, introduziu no local o Siluro, um bagre oriundo da Alemanha e Países Baixos (Bélgica e Holanda), e como resultado o peixe praticamante exterminou a fauna aquática local. Esse indíviduo, aliás foi identificado e proibido de colocar os pés na Espanha.

Abs,

Rodrigo F. Costa

Autor:  Jadson [ 10.07.2012(Ter)15:44 ]
Título:  Re: Uma estranha protocarnívora

Entendo a sua posição quanto a isso Rodrigo, mas acho que mais do que isso devemos considerar a relação de simbiose do inseto com a planta, digo, o quanto é íntima essa relação. Sabemos que a planta vive sem o inseto, mas o inseto vive sem a planta? Alguém tem essa informação?
E realmente é uma situação perigosa essa de introduzir outros seres vivos em outros ambientes que não o seu natural. O caracol africano é um bom exemplo disso, e eles me dão trabalho :evil: e são bem nojentos.

Uma forma de compensar esse défcit de nutrientes que ela deixa de absorver pelas folhas com um fertilizante foliar mais diluído? Algo com mais matéria orgânica. Se não fosse uma planta difícil (e cara) poderíamos fazer algo nesse sentido com diferentes diluições com base numa estimativa de insetos que possam morrer em suas folhas. Pode ser uma "viagem na maionese" mas acho que seria uma boa, tirando o fato de se algo der errado vai ser um prejú bem grande :roll: .

Abraços.

Autor:  Fernando Rivadavia [ 10.07.2012(Ter)21:27 ]
Título:  Re: Uma estranha protocarnívora

Rodrigo,

Sou da mesma opinião: este tipo de coisa não deveria ser permitido e é perigosíssimo. Mas veja q escrevi apenas q ela é vendida assim, e não q seja algo legal. ;)

Deve ser um daqueles casos que passou debaixo dos radares governamentais, pois pouca gente cultiva Roridula. E duvido q o inseto tenha entrado legalmente na Europa, alguém contrabandeou mesmo. Acho q até sei quem. ;)

Provavelmente este inseto não se adaptará a nenhuma planta local e não virará praga - mas não temos certeza absoluta disso. Na natureza, parece q Roridula é bastante dependente destes insetos, mas não creio q eles sejam tão dependentes de Roridula. Além de comer insetos presos nas folhas de Roridula, parece q eles tbm se alimentam da seiva de Roridula e de outras plantas.

Além disso, a cada poucos anos as populações de Roridula queimam e os insetos precisam migrar. Se tivessem q encontrar outras pops de Roridula pra sobreviver, acho q estariam ferrados. Roridula é tão rara e forma populações tão pequenas, q fica difícil imaginar esses insetos totalmente dependentes de Roridula.


Abs,
Fernando

Autor:  Cristiano Marques [ 10.07.2012(Ter)23:56 ]
Título:  Re: Uma estranha protocarnívora

Haviam alguns Hemipteros nas minhas Ibicella comendo insetos mortos, não duvido muito que em algum lugar do Brasil algum dia algum Hemiptero possa encontrar uma Roridula e burlar as suas defesas. Em algum momenta uma oferta tão grande de alimento chamaria a atenção de alguém da nossa rica fauna.

PS: Paguei caro por 5 sementes. Germinaram 3, duas morreram logo e uma durou um ano.

Autor:  rdrgobra [ 11.07.2012(Qua)0:12 ]
Título:  Re: Uma estranha protocarnívora

Vi o inseto num tópico antigo Cristiano e achei intressante. Parece que eles se comportam de maneira semelhante ao P. roridulae. Certa vez li um artigo que falava deles, se achá-lo te envio o link via MP.

Obs.: Suas Roridulas duraram apenas um ano? Pensei que esta planta fosse perene.

Abs,

Rodrigo F. Costa

Autor:  Fernando Rivadavia [ 11.07.2012(Qua)4:43 ]
Título:  Re: Uma estranha protocarnívora

rdrgobra escreveu:
Obs.: Suas Roridulas duraram apenas um ano? Pensei que esta planta fosse perene.


Sim, elas deveriam durar mtos anos, mas... quem disse que são de fácil cultivo?? :)

Eu consegui germinar apenas uma vez e a planta não deve ter durado mais do q uns 3-4 meses...


Abs,
Fernando

Página 1 de 2 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/