Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)15:07



Responder  [ 21 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Dúvida - Planta carnívora rara? 
Autor Mensagem

Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32
Mensagens: 792
Localização: Curitiba-PR
Mensagem 
Com essa informação aqui. Ela tem uma distribuição altitudinal de cerca de 600 a 800 m. Credo e uma lowlander de dificil cultivo.

_________________
__________________________________________________________________________________
Não me condene pela minha verdade. Pois isto será egoísmo.


31.08.2009(Seg)16:20
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20
Mensagens: 723
Localização: Tietê-SP
Mensagem 
Mais ainda não entendi oqeu ele quis dizer com abre a cada dez anos


31.08.2009(Seg)16:32
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.09.2007(Dom)13:07
Mensagens: 385
Localização: Ipatinga/São João del Rei -MG
Mensagem 
Matheus escreveu:
Mais ainda não entendi oqeu ele quis dizer com abre a cada dez anos


Mas na mensagem do autor do tópico não fala que era a cada 10 anos...

_________________
Rafael D. Moraes


31.08.2009(Seg)17:38
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)22:29
Mensagens: 244
Localização: Fortaleza-CE
Mensagem Nepenthes em risco
Miguel,
Acho que houve um engano. O site do Dr. Wistuba, um dos propagadores da N. clipeata, afirma que ela é easy grower, de fácil crescimento.Vejam: http://www.heliamphora.de/shop/500153948712643a7/5001539487145e904/5001539487125da23/5001539487125f0c1.php
Suas características marcantes são as folhas peltatas (ou peltadas??) (com a gavinha inserida na parte inferior da folha antes do ápice) e em forma de escudo rendondo. Essa espécie, em habitat, não escala árvores e alcança, no máximo, 2 mestros de comprimento. Ela só apresenta um tipo de ascídios.
Em 1995, só existiam 15 exemplares na natureza e cerca de 5 linhagens coletadas legalmente, em cultivo. É considerada a mais ameaçada do gênero e o International Carnivorous Plant Society (ICPS) promove um programa de conservação, The Nepenthes clipeata Survival Project (NcSP), que conta com um cadastro mundial de cultivadores para facilitar o cultivo dessa espécie.
Quem desejar cultivar essa espécie deve ter cuidado com os híbridos muito semelhantes a ela. Ex: N. clipeataXventricosa e híbridos complexos com N. eymae. Uma das poucas fontes confiáveis de mudas é o site que citei, que ultiliza cultura de tecidos como método de propagação.
Outra nepenthes ameaçada e de fácil cultivo é a N. campanulata (também é vendida pela Wistuba Nursery). Seu nome deriva da característica peculiar dos seus jarros em formato de sino. A N. campanulata também só produz um tipo de ascídeo e assemelha-se a N. inermis, apesar de ocuparem habitats distintos. Um único exemplar, depositado no Herbário do Jardim Botânico de Singapura, foi utilizado para descrevê-la.
Um incêndio florestal destruiu a única população conhecida e ela foi considera extinta, porém foi redescoberta muito tempo depois, em 1997, a centenas de quilômetros da antiga localidade.
Adriel,
As duas espécies citadas são endêmicas de Borneo. Pessoalmente, creio que você estava se referindo a N. campanulata.
Esperto ter ajudado.
Abraço,
Pedro Emidio.

_________________
"Seríamos bem melhores se não quiséssemos ser tão bons." Sigmund Freud


31.08.2009(Seg)20:26
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20
Mensagens: 723
Localização: Tietê-SP
Mensagem 
Me desculpem, confundi tudo :X


31.08.2009(Seg)23:49
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Oi, Pedro!
Infelizmente tudo isso que você citou sobre a N. campanulata eu já tinha lido na net, mas citavam como sendo a N. clipeata... O erro foi da fonte da informação.
De qualquer forma, são duas as espécies em sério risco de extinção, nestas condições.
Quanto ao fato de considerarem "de fácil cultivo", eu tenho lá minhas dúvidas... Se fosse assim, muita gente teria essas duas neps em cultivo mundo afora... Isso sem falar que o Dr. Wistuba entende muito, mas é mais um comerciante de plantas...
[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


01.09.2009(Ter)8:34
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)22:29
Mensagens: 244
Localização: Fortaleza-CE
Mensagem Nepenthes ameaçadas
Miguel Pandini escreveu:
Oi, Pedro!
Infelizmente tudo isso que você citou sobre a N. campanulata eu já tinha lido na net, mas citavam como sendo a N. clipeata... O erro foi da fonte da informação.
De qualquer forma, são duas as espécies em sério risco de extinção, nestas condições.
Quanto ao fato de considerarem "de fácil cultivo", eu tenho lá minhas dúvidas... Se fosse assim, muita gente teria essas duas neps em cultivo mundo afora... Isso sem falar que o Dr. Wistuba entende muito, mas é mais um comerciante de plantas...
[ ]'s


Olá Miguel,
Realmente há muitos erros nos textos que encontramos por aí. Apenas tentei repassar a informação que encontrei para tentarmos decidir qual das versões é a mais coerente.
A meu ver, podem existir plantas raras de fácil cultivo, basta que sua difusão seja recente ou ainda que alguém tenha monopolizado a sua posse, por exemplo.
Apesar disso, creio que ambas sejam raríssimas apenas na natureza. Não tenho conhecimento da quantidade atual de N. clipeata em cultivo no exterior. Talvez já seja algo significativo devido ao projeto do ICPS e à propagação in vitro. Inclusive, já tive notícias de mudas em território nacional, faço votos que prosperem.
Realmente ele é um comerciante, mas parece ser honesto, pois apresenta algumas espécies como difíceis, como a N. madagascariensis, que dificilmente produz ascídeos em cultivo.
Abraço.
Pedro.

_________________
"Seríamos bem melhores se não quiséssemos ser tão bons." Sigmund Freud


01.09.2009(Ter)23:43
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Olá, Pedro!
Fico surpreso em saber da existência da N. clipeata em cultivo no Brasil!
Você conhece o feliz proprietário? Eu gostaria de, num futuro não muito distante, obter uma muda para cultivo aqui no meu clima "lowland"!!
Abraço!

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


02.09.2009(Qua)7:58
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32
Mensagens: 792
Localização: Curitiba-PR
Mensagem 
Que pena aqui so vai para frente as lowland tambem mas a N. ventricosa não e muito lerda no crescimento de folhas não como ja li aqui no forum. Vocês é que não tem paciencia com a plantinha e é bom dar um pouco de NPK para as Neps. Elas ficam com folhas mais bonitas ( brilhantes e grossas). E se desenvolvem mais rapido apenas a N. ventricosa aconteceu isso, agora a N. alata reduziu o crescimento em 50% com a adubação.

_________________
__________________________________________________________________________________
Não me condene pela minha verdade. Pois isto será egoísmo.


02.09.2009(Qua)11:36
Perfil

Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32
Mensagens: 792
Localização: Curitiba-PR
Mensagem 
Achei esta especie Nepenthes deaniana ficou desaparecida por 100 anos e acharam nas Filipinas na mesma espedição da Nepenthes attenboroughii.

_________________
__________________________________________________________________________________
Não me condene pela minha verdade. Pois isto será egoísmo.


11.09.2009(Sex)17:58
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 21 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB