Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 19.04.2024(Sex)13:28



Responder  [ 28 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
 Carnívora ou não? Opinem 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28
Mensagens: 1190
Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
Mensagem 
Interessante a posição das Heliamphoras no grafico...

_________________
Paulo Henrique Dias
Nem todo vento traz frieza e tempestade...
Canibal vegetariano devora planta carnívora
Minha Grow List


11.11.2009(Qua)13:49
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Realmente Fernando, depois desse gráfico que você apresentou, várias pessoas devem ter parado pra pensar no significado carnivoria, inclusive eu. Nunca li nada sobre diferentes graus de carnivoria nas PC's. É simplismente fantástico, quando você pensa que sabe alguma coisa sobre elas, vê que ainda há muuuuuuuito o que aprender, por isso que gosto tanto dessas plantas. Poderia ser criado um tópico fixo abordando só esse assunto e esclarecendo as principais dúvidas, ou até mesmo esse tópico poderia se tornar fixo.

Abraços

_________________
Imagem


11.11.2009(Qua)13:50
Perfil

Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32
Mensagens: 792
Localização: Curitiba-PR
Mensagem 
Eu acho que essa planta ainda está à fazer a transição para ser uma carnívora como as plantas do gênero Ibicella que apenas capturam por acidente, mas quando ela ver que pode aproveitar esse sistema e nasce diferente na próxima geração quem sabe quem a cultiva pode ter uma surpresa nas sementes que virão com um DNA e RNA(não sei se se encaixa mas é melhor colocar) modificado para digerir e absorver e muito tempo depois tenham métodos mais complexos a cada geração.

_________________
__________________________________________________________________________________
Não me condene pela minha verdade. Pois isto será egoísmo.


11.11.2009(Qua)13:54
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 15.12.2008(Seg)14:07
Mensagens: 133
Mensagem 
Fernando:

O gráfico é muito interessante mesmo...
Mas a questão que eu levanto é: A expressão "carnívora" significa que ela caça e come carne (insetos no caso)... isto é, presa, mecanismos e absorção.... é o que me vem na cabeça em primeiro momento....
Existe realmente alguma definição? Fico pensando sobre isto.... acho que a absorção é o principal ingrediente para definir pois pensa assim.... se vc tem uma PLANTA X com uma folha que coleta orvalho e alguns insetos morrem nesta água, e, isto é comum neste tipo de planta, não quer dizer que a planta é carnívora, assim como as bromélias, pois as mesmas não absorvem realmente nutrientes destes insetos.... acredito que para isto existe a definição de "protocarnívora"
Ao mesmo tempo, fico pensando se o fato do mecanismo de caça + atração realmente define a PC.
Sinceramente? PC para mim é aquela que absorve os nutrientes dos insetos para a sobrevivência, simples e direto. :D

abs
RTGR

_________________
GrowList/WishList


11.11.2009(Qua)13:59
Perfil

Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32
Mensagens: 792
Localização: Curitiba-PR
Mensagem 
RTGR escreveu:
Fernando:

O gráfico é muito interessante mesmo...
Mas a questão que eu levanto é: A expressão "carnívora" significa que ela caça e come carne (insetos no caso)... isto é, presa, mecanismos e absorção.... é o que me vem na cabeça em primeiro momento....
Existe realmente alguma definição? Fico pensando sobre isto.... acho que a absorção é o principal ingrediente para definir pois pensa assim.... se vc tem uma PLANTA X com uma folha que coleta orvalho e alguns insetos morrem nesta água, e, isto é comum neste tipo de planta, não quer dizer que a planta é carnívora, assim como as bromélias, pois as mesmas não absorvem realmente nutrientes destes insetos.... acredito que para isto existe a definição de "protocarnívora"
Ao mesmo tempo, fico pensando se o fato do mecanismo de caça + atração realmente define a PC.
Sinceramente? PC para mim é aquela que absorve os nutrientes dos insetos para a sobrevivência, simples e direto. :D

abs
RTGR



Se for assim todas as espécies de plantas do mundo são carnívoras já que os nutrientes chegaram as raízes, quando o animal estiver decomposto mas, acho que você quis dizer que as plantas que absorvem nutrientes por folhas com sistemas próprios serão carnívoras.

_________________
__________________________________________________________________________________
Não me condene pela minha verdade. Pois isto será egoísmo.


11.11.2009(Qua)16:18
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá pessoal,

Mauricio, fico realmente mto feliz de saber q este tópico te fez pensar e rever teus conceitos! :) Espero q faça o mesmo p/ muitos aqui no forum. Lembro tbm o qto eu fiquei maravilhado quando eu vi este gráfico pela 1a vez (nossa, incrível pensar q já faz 20 anos q foi publicado!).

RTGR, o q eu mais gosto deste gráfico é q ele nos mostra o quão difícil é ter uma definição única p/ carnivoria. Se vc quer ser chato e considerar todas as características listadas no anel exterior como pré-requisitos, vc terá poucas espécies/ gêneros se encaixando na definição de PC. Mas a medida q vc vai afrouxando a definição, mais e mais plantas vão entrar pra tua lista como uma PC. Adoro pensar em escalas de cinza, e não em preto e branco! :)


Abs, Fernando


11.11.2009(Qua)17:10
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Talvez seria legal criar uma unidade de medida para o quanto a planta é carnívora e usarmos o gráfico do Fernando para classificalas.


12.11.2009(Qui)21:00
Perfil Visitar website do usuário
Mensagem Retomando o debate....!
Olá pessoal!

Além de sair do meu período de hibernação do Fórum, ainda vou retomar esse tópico antigo...

Concordo com a definição de Juniper et al (1989), que listam os três pré-requisitos para a carnivoria, ou seja: 1) atrair as presas, 2) capturá-las e 3) digeri-las (aproveitando seus nutrientes).

Em relação ao pré-requisito 1), quase todas as angiospermas possuem cores e formas para atraírem animais polinizadores (plantas zoófilas), excluindo-se as anemófilas (polinização pelo vento) e as higrófilas (polinização pela água).

Dentre as plantas zoófilas, existem as quiropterófilas (morcegos), as ornitófilas (aves) e as entomófilas (insetos), esta última a categoria mais numerosa. Exemplos comuns de plantas que o fazem são as da Família Asclepiadacea Gênero Stapelia, que atraem varejeiras devido ao seu odor de carne podre, cor (carne crua) e textura (fibras musculares e pêlos) de suas flores, mimetizando um mamífero morto em decomposição.

Quanto ao pré-requisito 2), várias plantas podem aprisionar insetos acidentalmente, como é o caso do gênero Aristolochia, que normalmente retêm moscas no interior de suas flores até que sejam polinizadas, e depois "desobstruem a passagem" para as mesmas escaparem. Em alguns casos, ocorre a morte da mosca no interior da flor, o que não significa que a planta irá utilizar os nutrientes do inseto.

O pré-requisito 3) é específico das plantas carnívoras, termo este bastante genérico mas adequado, já que muitas delas capturas outros organismos que não insetos, como moluscos, protozoários, microcrustáceos, alevinos de peixes, aranhas e até pequenas aves, répteis e mamíferos que acidentalmente (?) caiam em suas armadilhas (gênero Nepenthes).

Acho bastante discutível o termo "proto-carnívora", pois temos o caso de algumas bromélias não consideradas carnívoras, que atraem insetos, seja pela camada cerosa de suas folhas, seja pelas cores de suas inflorescências e que os capturam acidentalmente e morrem afogados nos copos de suas folhas coletoras. Depois de decompostos por bactérias, seus nutrientes são absorvidos pelas bromélias. Por outro lado, temos o caso da Sarracenia purpurea, que "funciona" da mesma forma. A diferença está na microbiota específica que habita suas armadilhas. Será que esta diferença é tão significativa assim?
No caso de Brocchinia e Catopsis existem glândulas digestivas, o que as configura como "carnívoras verdadeiras".

Pronto, tá ai mais lenha prá fogueira! E viva o debate!!!


22.06.2010(Ter)10:57
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 28 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB