Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.04.2024(Seg)1:12



Responder  [ 28 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Carnívora ou não? Opinem 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Citação:
Mas é pra isso mesmo q a Liza abriu o tópico: p/ discutirmos o assunto e aprendermos!


Fernando, eu não considero a Ibicella como uma carnívora. Sei que ela mata as presas através do mesmo mecanismo das Droseras, mas não as digeri. Por isso ela recebe o nome protocarnívora ou semi-carnívora, não sei qual o mais adequado, em vários sites e também entre os cultivadores de PC's. Eu não sei nada sobre a Paepalanthus, então não posso afirmar algo sobre ela. Coloquei a foto da Ibicella por ela ser assunto aqui do forúm e apesar de nativa, não ser muito difundida. Resumindo, se o concurso for apenas para as plantas carnívoras eu concordo em retirar a Ibicella da jogada, agora se englobar esses gêneros que ainda causam controvérsia, a minha foto continua participando. :lol:

Pronto Fernando, agora postei no tópico correto :wink:

Agora que li esse post do Paulo esclareci algumas dúvidas, mas e no caso da Ibicella? Como qualificá-la?. Não tinha conhecimento que o termo "Protocarnívora" indica que futuramente essa planta vai ser carnívora, bom saber, não usarei mais.

Abraços

_________________
Imagem


10.11.2009(Ter)13:12
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Mto legal o q escreveram!! :)

Adilson, aquela definição está baseada na definição apresentada por Juniper, Robins & Joels no livro "The Carnivorous Plants" de 1989, onde descrevem a "síndrome carnívora". Gosto desta definição pois são escalas de cinza -- e não preto ou branco. Vejam a imagem abaixo:

Imagem

No centro estão as plantas com todos os pré-requisitos da carnivoria: mecanismos de atrair, capturar, matar, digerir e absorver as presas. Estas são as carnívoras completas, 100%: Dionaea, Drosera, Pinguicula, Nepenthes, Drosophyllum.

No anel logo acima deste central encontramos outras plantas onde falta um ou outro elemento. Por exemplo, S.purpurea e Darlingtonia aparentemente não possuem enzimas e ainda não foram descobertas substâncias atrativas em Utricularia (porém devem existir). E assim por diante, até os anéis externos, temos plantas cada vez menos carnívoras e algumas plantas não-carnívoras que possuem algumas características de PCs, como métodos de captura, de atração, e até enzimas. (Estranho ver q eles parecem ter esquecido de incluir Genlisea neste gráfico...)

Eu prefiro enxergar a carnivoria desta maneira, com cada planta possuindo um maior ou menor "grau" de carnivoria.

Citação:
Fernando, eu não considero a Ibicella como uma carnívora.


Maurício, o que eu gostaria c/ essa discussão é q todos parassem p/ pensar no significado de carnivoria e que formassem uma opinião basada em argumentos sólidos. Espero que todos aprendam algo com este tópico. :)


Abs, Fernando Rivadavia


10.11.2009(Ter)21:48
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá Fernando,

gostei muio dessa representação, é similar ao modelo de níveis de abrangência
do fenômeno (científico, claro) que utilizamos em Psicologia ... ... mas não
visualizei onde estariam as características, elas estão na figura?

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


10.11.2009(Ter)22:51
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Quais características? Será q vc não viu o q tá escrito na parte mais externa dos anéis??

Abs, Fernando


10.11.2009(Ter)22:55
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
humm, parece que uma planta com maior 'carnivoria' é aquela que 'fecha um círculo', isso?

_________________
Droseraholic!!!


10.11.2009(Ter)23:04
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Carlos,

Quanto mais ao centro, mais carnívora. E veja q as únicas que fecham o círculo de todas as características sao justamente as que estao no centro. As demais tem brechas no circulo -- as brechas representando as características q elas não possuem (q estão escritas na parte mais externa).


Abs, Fernando


10.11.2009(Ter)23:11
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 09.01.2008(Qua)12:40
Mensagens: 182
Localização: sp/sp
Mensagem 
Que gráfico fantástico! obrigado por compartilhar, Fernando!

PS. quando eu tiver uma banda de trash metal ela se chamará Carnivoria (adorei o termo)!!!!


11.11.2009(Qua)9:03
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Beleza de gráfico, Fernando!
Há tempos eu procurava algo assim para entender melhor o grau de "carnivoria" dessas plantas! Muito bom!

Diana, vou querer um CD da sua banda! :D

[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


11.11.2009(Qua)9:17
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 07.09.2009(Seg)17:26
Mensagens: 246
Localização: Fortaleza/Ce
Mensagem 
e que gráfico ein!?? até já salvei aqui pra ficar "analizando".

Você toca Diana?? to dentro ai da banda( so pode entrar na banda se cultivar carnívoras) hehehe eu tenho banda de trash metal e outra de prog metal e outra de hardcore hehehe \,,/_ . Também vou querer um cd da Carnivoria!! \,,/_ isso é nome de banda de gothic metal ou death metal hehehehe

_________________
http://www.flickr.com/marcel_lucena

Growlist&Wishlist

Fotos Minhas PC´s


11.11.2009(Qua)10:35
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Que bom que gostaram - tanto do gráfico quanto da idéia pra nome de banda, hahaha! :)


Abs, Fernando


11.11.2009(Qua)13:04
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 28 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 9 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB