Olá a todos!
Bom, vendo o tópico
"Meu mini bog" do Alex Moura, me animei em fazer um, porém meu espaço não ajuda muito!
Assim passei noites pensando em alguma solução, ou adaptação no projeto que pudesse se adequar às minhas necessidades, e tive essa idéia. Não chega a ser um bog, mas funciona do mesmo jeito.
Desculpem pela qualidade das fotos, mas estava de noite, e queria montar logo para testar a umidade.
Materiais utilizados:
Caixa de sorvete de 2 L
Argila expandida
Embalagem para desodorante spray (daquele tipo que se aperta)
Substrato
1) Cortar a embalagem do desodorante de modo que se retire a parte afunilada de cima.
2) Fazer um corte na base da embalagem como mostrado na foto (esse corte serve apenas para possibilitar a passagem da água para a argila expandida, então contanto que isso aconteça, o corte pode ser de outra forma)
Assim ficou a embalagem do final. Ela serve como um cano (mas reciclável).
3) Acomodar a argila dentro da caixa de sorvete, de modo que a altura restante seja suficiente para as plantas que pretende cultivar (no meu caso coloquei uns 3 dedos de argila).
4) Depois fazer um furo (grande o suficiente para que água passe sem problemas), a um dedo de altura acima da camada de argila.
Esse furo serve para escoar o excesso de água do fundo. Coloquei ele acima da argila para que a umidade no substrato fosse ainda maior.
5) Colocar a embalagem ja cortada no canto oposto ao furo, que o corte da base voltado para a argila.
6) Acomodar o substrato até altura suficiente
7) A água entra pelo "cano" preenche o fundo e antes que chegue à superfície, é escoada para fora pelo furo (desde que não se encha muito rapidamente).
Vantagens:É um sistema portátil e portanto pode ser mudado de lugar dependendo da quantidade de luz que a espécie exija.
Pode suportar uma boa quantidade de plantas dependendo da espécie.
É feito de materiais recicláveis (pelo menos esse).
Pode ser feito com caixas mais largas ou mais altas de plástico, utilizando canos mais compridos, aumentando o volume de substrato (o que poderia ser bom iclusive no cultivo de sarracenias).
O substrato não precisa de rega diária, funciona como um pratinho de água, mas sem o pratinho (retém bastante a umidade).
Serve como sementeira, mas as plantas podem ser mantidas ali de modo permanente (o que é ótimo para espécies cujas raízes são muito sensíveis).
É uma ótima alternativa contra a dengue, uma vez que não expõe a água do fundo.
Teoricamente a cor branca da caixa combinada com argila expandida, manteriam uma temperatura não muito alta da água.
É bastante prático do ponto de vista espacial (pode-se utilizar vários, um ao lado do outro, em um espeço pequeno).
Desvantagens: É inviável para espécies que não suportam solo praticamente encharcado (como nepenthes),
Devido a alta umidade no substrato é propício o desenvolvimento de algas o que o tornam esverdeado
(se alguém pensar em mais alguma pode dizer)
Bom, agora só falta testar em sementes de verdade. estou para receber sementes de
Byblis liniflora (só falta pesquisar para saber se gostam de solo encharcado, lembro que utilizava bandeja de água, quando tive essa espécie, mas sem saber ao certo), e se conseguir montar outro, posso também testar com sementes de
Drosera capensis "típica".
Espero que tenham gostado e que se animem em fazer também e testar.
Queria agradecer ao Alex por compartilhar seu projeto!
Abraços!