Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 16.06.2024(Dom)8:49



Responder  [ 3 mensagens ] 
 Cultivo de sphagnum (postem opinioes ou duvidas ou dicas) 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 19.10.2008(Dom)14:50
Mensagens: 510
Mensagem Cultivo de sphagnum (postem opinioes ou duvidas ou dicas)
Bom,ja havia pensando ha um bom tempo como fazer a cultura umpossivel desse danado.

Bem vamos ao assunto.Pesquisei na internet que o sphagnum deve ser muito bem humidificado (encharcado praticamente), com a agua da chuva.
Entao resolvi postar meu projeto inventado por mim e ainda não testado.

Cultivo de sphagnum:
O que vai prescisar.

:arrow: Mini estufa ( acho que poderia ser feita com aquele meu projeto de estufa http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -2604.html)
:arrow: sphagnum vivo
:arrow: argila espandida ou areia bem limpa e lavada.
:arrow: Pote de plastico ou qualquer recipiente raso
:arrow: Agua da chuva ou destilada.

COMO FAZER.

:arrow: Coloque a argila no fundo da mini estufa ( de preferencia de uma porifadas com agua destilada na argila espandida antes disso )
:arrow: Coloque agua da chuva ou destilada dentro do pote ( não muito )
:arrow: Logo apos colocar a agua no pote ponha ele dentro da estufa ja com a argila dentro.
:arrow: Logo humidifique um pouco o sphagnum com agua da chuva ou destilada e ensope ele dentro do pote ( deixe ele um pouco para fora da agua ).

PRONTO! agora espere uma semana e que logo ele vai dar novos brotos (lembrese de deixar ele no sol indireto)

Depois desse tempo passar tire com cuidado o sphagnum do pote e coloque um pouco de areia por baixo da estufa. lembrece de tirar as pedrinhas de argila antes disso. ( AREIA POR QUE ELE PRESCISA DE UM SOLO ACIDO)

Ou seja a estufa so vai ficar com a areia.

Logo apos tirar o sphagnum do pote pegue um daqueles vasos de alguma PC morta e pique aquele substrato do vaso e coloque embaixo do sphagnum.

Ficou meio confufa essa ultima parte vou falar a ordem...

Embaixo de tudo vai ficar a areia em cima um pouco daquele substrato do vaso. E em cima aquele sphagnum que estava encharcado.

Espero respostas ( ou não )

..............................................................................................................................................................................................................................


24.10.2008(Sex)20:28
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32
Mensagens: 534
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
Não tenho certeza, mas acho que a areia alcaliniza o substrato, e não acidifica-o (mas como disse, não tenho certeza)...

Talvez um bom acréscimo à sua cultura seja adicionar um pouco de terra preta ao substrato de suporte... vi isso num post do Carlos Rohrbacher, fiz aqui em casa e deu certo... ao coletar o sphagnum para secar e utilizar como substrato para pcs, é só tomar cuidado para lavar bem (para retirar vestígios dessa terra)...

Uma opinião: Quando abri o tópico, achei que tinham fotos nele, pois está muito espaçado (se tem não abriu aqui)... Aconselho a diminuir um pouco esse espaço, para melhor leitura...

Abração e poste os resultados!

_________________
Imagem


24.10.2008(Sex)21:32
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Pedro Batalha escreveu:
Talvez um bom acréscimo à sua cultura seja adicionar um pouco de terra preta ao substrato de suporte... vi isso num post do Carlos Rohrbacher, fiz aqui em casa e deu certo... ao coletar o sphagnum para secar e utilizar como substrato para pcs, é só tomar cuidado para lavar bem (para retirar vestígios dessa terra)...


Não precisa se preocupar com a terra (bem pouca misturada à areia e ao sphagnum morto no substrato), ao retira o sphagnum faça-o cortando, essa parte cortada gerlmente não tem contato com o substrato :wink:

Quanto à areia, lembre de testar para ver se não alcaliniza o substrato, o ideal é a areia de pH neutro (sete).

_________________
Droseraholic!!!


25.10.2008(Sáb)21:13
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 3 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB