Comprei algumas sementes de drosera spatulata e intermedia, e tinha pensado em fazer um mini bog como o do Pedro Batalha, quando achei uma floreira numa loja de 1,99!!
Tinha imaginado com potes de sorvete, um pra cada, mas a floreira é mais ou menos do tamanho de dois potes, então resolvi fazer "meio a meio"! Menos trabalho...
As fotos não estão grande coisa porque só tenho camera do celular, mas dá pra ver...
A floreira:

Pra começar tinha quatro furos embaixo, mas eles vem tapados, só tem uma "marca" onde se destaca os furos, então escolhi um que estivesse ainda inteiro!

Vedei os furos com silicone, pra garantir:

(depois de pronto, já com água ficou vazando muito de leve, notava que estava molhado embaixo, aí tapei com silver tape e não vazou mais)
Para a entrada da água usei uma dessas "torres" de aquário, que eu tinha sobrando aqui de um aquário jurássico desmontado!

Cortei fora a saliência do topo da torre, pra ficar encostado no fundo do bog

Ficou assim:

Usei argila expandida no fundo com uma rede dessas de frutas por cima, pra evitar que o substrato "afundasse" na argila e para não entupir a torre:

Ficou assim:

Pro substrato usei sphagnum seco esterilizado (com água fervente) com uns 30 ou 40% de areia de construção bem lavada (só porque não tinha o suficiente pra encher o bog só com sphagnum), e por cima uma camada só de sphagnum puro!

A entrada da água:

Fiz ainda uma tampa para a entrada de água, pra não evaporar água por ali:

Fiz o furo do "ladrão" a uns quatro centímetros da superfície

Depois achei que ficou muito embaixo e que podia ficar muito seco! Tapei o furo com silver tape e fiz a um dedo da superfície! O suficiente pra não "lavar" as sementes e pra ficar bem úmido!
Por fim, vou deixar numa parte da sacada aqui de casa que não pega sol direto, mas por via das dúvidas tapei com filme plástico com alguns furos, só pra garantir se chegar a chover em cima (acho que não chega a molhar onde vai ficar o bog, mas só pra garantir)!

Agora, até começar a brotar, deixo na sombra? A partir de quando posso deixar no sol?
Minha sacada pega sol da hora que nasce (umas 6:30 mais ou menos) até 13:30 aproximadamente! É o suficiente pras droseras?
Era isso!
Abraços!