Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)5:24



Responder  [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Thomaz - Projeto Terrário para Dioneas 
Autor Mensagem

Registrado em: 27.07.2012(Sex)11:27
Mensagens: 14
Localização: Vila Velha - ES / São Mateus - ES
Mensagem Thomaz - Projeto Terrário para Dioneas
Bom pessoal... entrei no fórum a poucos dias e estou atualmente com 2 mudas minusculas de dionaea. Pretendo passar elas para um terrário... e fazer todo o controle de temperatura/umidade/luminosidade...

Adquiri o aquário (40x25x30)... lavei o mesmo com agua destilada...

Fiz o mesmo procedimento para a argila expandida... a quantidade de argila está suficiente?

Imagem

Imagem

1 - Em questão de umidade posso manter o nível de água cobrindo a região da argila expandida? pretendo colocar ali de baixo uma bomba submersa dessas de cascata, para quando precisar molhar o substrato.

2 - Acabo de adquirir o sphagnum... devo fervê-lo antes certo? Posso fazer o substrato apenas com sphagnum?

3 - O sistema de ventilação/refrigeração será feito com coolers de 12V. Coloquei apenas 1 como teste....
Imagem

Mas pretendo a partir de um sensor de temperatura e um microcontrolador desligar/ligar alguns coolers/lâmpadas para controlar a temperatura. Acham que irá funcionar?

Comprei um termômetro analogico hoje para fazer um estudo de temperatura com/sem coolers... com 2 lampadas e com 1 lampada.

4 - Iluminação... A iluminação é um problema... sei que dioneas precisam de grande quantidade de luz... a luminária de aquario tem uma lampada de 10w, 6400k. Mas sei que é pouco...

Instalei uma outra compacta de 25w, 6400k porém quando a mesma fica ligada aquece muito a luminária... Vou precisar acoplar coolers na luminária para que a mesma não aqueça tanto.

Aceito sugestões e me digam se estou fazendo algo errado.

Com o passar do tempo vou atualizando o post com mais fotos :)


05.08.2012(Dom)10:18
Perfil ICQ Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 13.07.2012(Sex)22:06
Mensagens: 250
Localização: Brasil
Mensagem Re: Thomaz - Projeto Terrário para Dioneas
Oi Thomaz, vai ficar legal seu terrario eu não sou experiente mas acho que a quantidade de argila ta boa, você deve ferver o sphagnum com certeza pra que não tenha risco de crescimento de algas ou fungos nas suas dionaeas , quanto ao substrato acho que sphagnum com alguma outra coisa que os outros foristas devem saber.
PS: galera eu não sei se falei besteira, acho que por enquanto falei certo, se não tiver me corrige /psica


05.08.2012(Dom)12:31
Perfil

Registrado em: 27.07.2012(Sex)11:27
Mensagens: 14
Localização: Vila Velha - ES / São Mateus - ES
Mensagem Re: Thomaz - Projeto Terrário para Dioneas
Ainda aguardo umas dicas que eu pedi no primeiro post....

Terminei o sistema de coolers (foto abaixo) .... vou ligar todos os 4 ao mesmo tempo por enquanto... para testes mas depois ficarão no microcontrolador...

Fiz o teste rodando 2 coolers provisórios que podem ser vistos nas fotos da postagem anterior... a temperatura interna ficou entre 22º e 23ºC o dia todo...

Sem os coolers a temperatura fica em torno de 25ºC.

Tentarei o novo sistema que montei amanhã e irei monitorar a temperatura...

Lembrando... o terrário é para dioneas... qual a altura ideal de substrato? Obrigado.

Imagem

Imagem


06.08.2012(Seg)20:47
Perfil ICQ Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Thomaz - Projeto Terrário para Dioneas
Olá guri,

sugiro que você plante as tuas plantas em vasos e os esconda com as bolinhas de argila e
sphagnum em uma pequena camada na superfície, assim você economiza substrato e poderá
mudar as plantas de lugar quando quiser.

Até mais.

_________________
Droseraholic!!!


06.08.2012(Seg)22:18
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 27.07.2012(Sex)11:27
Mensagens: 14
Localização: Vila Velha - ES / São Mateus - ES
Mensagem Re: Thomaz - Projeto Terrário para Dioneas
Valeu a dica Carlos... só que as duas mudinhas que eu tenho de Dioneas estão num substrato que não é muito adequado... pretendo replantá-las... ae ia aproveitar e planta-las no terrário... comprei 2 sacos grandes de sphagnum e posso adquirir mais argila se for necessário. Mesmo assim é aconselhável replantá-las no vaso e enterrar o vaso no terrário?


06.08.2012(Seg)23:04
Perfil ICQ Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem Re: Thomaz - Projeto Terrário para Dioneas
uma coisa que não sei se é uma boa... tentar intercalar colocando dois soprando para um lado e os outros dois para o outro??? tipo para renovar o ar do interior também... mas acredito como e espaço e pequeno posse tirar a umidade do ambiente... uma coisa a se testar... pois eu quero fazer isso aqui em casa, mas minhas dimensões são bem maiores é um quarto de 8x3m

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


07.08.2012(Ter)16:07
Perfil ICQ YIM
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Thomaz - Projeto Terrário para Dioneas
thomazrb escreveu:
Mesmo assim é aconselhável replantá-las no vaso e enterrar o vaso no terrário?


Ficaria esteticamente mais interessante. :mrgreen:

_________________
Droseraholic!!!


07.08.2012(Ter)19:41
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 27.07.2012(Sex)11:27
Mensagens: 14
Localização: Vila Velha - ES / São Mateus - ES
Mensagem Re: Thomaz - Projeto Terrário para Dioneas
Vou replantá-las no vaso então e enterrá-las... Valeu Carlos

Norton... eu coloquei todos soprando pra dentro. Inicialmente pensei em fazer como você falou... porém como ele sopra ar pra dentro do terrário... tem um fluxo legal de ar saindo pela frente facilmente perceptivel colocando a mão. então acho que circula legal ja....

Vamos la....

Sem os coolers a temperatura fica em torno de 25ºC.
Com 4 coolers a temperatura fica entre 21º e 23ºC.
Borrifando água através dos coolers (o sistema de irrigação ainda não está feito) mas a temperatura caiu pra 20ºC como podem ver na foto abaixo...

Será que já é suficiente para as dioneas?

Imagem

Quanto ao sistema de irrigação... arrumei uma bombinha de cascata... posso deixar as argilas submersas? Ou tem muita água lá (foto)? Ainda estou pensando como fazer...


08.08.2012(Qua)0:17
Perfil ICQ Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Thomaz - Projeto Terrário para Dioneas
Olás!

Esse site te um conjunto muito grande de boas informações:

http://www.flytrapcare.com/venus-fly-tr ... ation.html

Até mais.

_________________
Droseraholic!!!


08.08.2012(Qua)11:40
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 30.03.2011(Qua)20:07
Mensagens: 244
Localização: Concórdia do Pará - PA
Mensagem Re: Thomaz - Projeto Terrário para Dioneas
Da ate para arriscar com esse metodo com as Heliamphoras :D , como e que vc borrifa a água atraves dos coolers :?: , gostei da ideia esta de parabéns.


08.08.2012(Qua)20:42
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB